domingo, 3 de dezembro de 2017

Contêineres para a seletiva serão instalados dia 15

Domingo- 03 de dezembro de 2017
Coletores serão instalados em duplas nas principais avenidas

A Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos é de 2010 e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Ela, a lei, prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Pela determinação, e obrigação dos municípios implantarem a estrutura para que todo esse processo seja possível e viável, mas por exatos seis anos Piratini, assim como a maioria das cidades do Brasil ignorou essa exigência e, agora a administração municipal vai dar os primeiros passos planejados no inicio do ano.
Partindo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente com o aval do prefeito Vitor Ivan Rodrigues, a pasta e o conselho da área estão realizando ações que fomentem a coleta seletiva no município.
- De acordo com a política nacional para o tema, a implantação da coleta seletiva é do município e metas referentes à ela fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos- explicou André Lopes Pereira, o Déca, secretário municipal de meio ambiente.
Uma das principais ações para a implantação das exigências é a instalação de containers de coleta seletiva de lixo que já foram adquiridos pela prefeitura e serão instalados e pontos que estão sendo estudados e estratégicos até o dia 15 de dezembro. A grande maioria deve ser fixada em duplas ao longo das duas principais avenidas que cortam o centro histórico: Maurício Cardoso e Gomes Jardim.
Para uma melhor orientação da população, o container verde terá um adesivo  escrito: Resíduos Recicláveis, onde poderão ser depositados materiais como, papéis, plásticos, metais ( exemplo: latas de bebida, condimentos e vidros.
O outro container, de cor marrom, terá um adesivo escrito: Resíduo Orgânico, onde poderão ser depositados materiais que não podem ser reciclados, tais como, lixos de banheiro, cascas de frutas e verduras, restos de comida, erva-mate, borra de café...

- Com a realização da coleta seletiva, os habitantes estarão realizando a sua parte para colaborar com a melhoria da saúde e da qualidade do meio ambiente da nossa cidade e, tão importante quanto, estarão contribuindo com os cooperados da CooPiratini, os quais geram renda para as suas famílias através da venda de materiais recicláveis – chama a atenção o secretário.

Ele disse que a próxima ação é articular a campanha de fomentação da CooPiratini, para que todos os habitantes a conheçam e realizem a separação do seus resíduos recicláveis sabendo que o mesmo terá um destino correto.

Déca aproveitou para agradecer a enorme colaboração da população piratiniense nas duas coletas de lixo eletrônicos organizadas pela SEMMA este ano e completou dizendo que aguarda a mesma adesão para os eventos que serão organizados pela secretaria  do ano que vem. 


Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380
email:naelrosa@nativafmpiratini.com..


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!