terça-feira, 3 de outubro de 2017

Mais de treze mil buscam Cartório para biometria

Terça-feira- 03 de outubro de 2017
Mais de três mil poderão não votar em outubro do ano que vem
Deixar para a última hora tarefas ou compromissos que temos como obrigação, é quase uma cultura dos brasileiros. Por exemplo: desde outubro do ano de 2015 a Justiça Eleitoral aproveita quando os já votantes e os que mesmo ainda não sendo obrigados a eleger os governantes de municípios, Estados e da união, ao buscarem o Cartório Eleitoral de sua cidade, tem seus dados biométricos retirados e armazenados para que a eleição de 2018 possa avançar tecnologicamente.

Ao menos em Piratini, a regra se manteve. Mesmo com quase dois anos para permitir a coleta dos dados, uma parte significativa do eleitorado deixou para as últimas horas o processo. 

Era imenso o movimento em frente ao Cartório no dia 27 de setembro, data limite, o que sugeriu providências do órgão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que por sua vez acessou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que senhas fossem distribuídas aos retardatários e estes pudessem ser atendidos posteriormente sem prejuízo e desta forma se conseguiu atingir um índice maior de cadastrados.

-Segundo o TRE-RS, atingimos o índice de 82,91%, o que traduz 13.499 eleitores com biometria, frente aos 16.499 votantes existentes no município- informou Roberta Gever-Chefe do Cartório Eleitoral.

Para os cerca de 3.000 votantes que não atenderam ao chamado, haverá um segundo momento classificado como “regularização”, quando devem buscar o Cartório num prazo de 150 dias antes da eleição, o que lhes permitirá assim votar.
- A revisão biométrica não é mais possível, mas a regularização sim, mas, se mesmo diante dessa oportunidade não comparecerem, aí não haverá nem uma chance de participarem, enquanto voto do pleito- ampliou Roberta, que alertou para outro problema para esses faltantes: se nesse meio tempo necessitarem de documentações como, por exemplo, o CPF, terão problemas já que o mesmo é cancelado.

Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!