quinta-feira, 1 de junho de 2017

Informativo ASCAR/EMATER: Pausterização do leite

Quinta-feira- 01 de junho de 2017

Em tempos de hoje, em que muito se fala em alimentação saudável, contam-se calorias, mede-se percentual proteico e de carboidratos de quase tudo que se ingere; dias em que se dá valor para todo rótulo que exibe a nova expressão “DETOX”, acabamos esquecendo-se de diretrizes básicas do que realmente significa alimentação segura.

Não é novidade que temos a necessidade de tratar termicamente ou curar corretamente todos os produtos de origem animal que ingerimos: carne, leite, ovos e seus derivados. Entretanto princípios tão básicos, às vezes caem no esquecimento, deixado de lado pela correria do dia a dia.

As bactérias que provocam doenças são chamadas de microrganismos patogênicos e esses NÃO ALTERAM as características sensoriais do alimento, ou seja, não é possível identificar olhando, cheirando ou provando, que o alimento está contaminado e irá provocar doenças em quem o ingerir.

Um dos grandes veículos de patógenos é o leite cru. A médica Veterinária da Emater de Piratini Msc. Marina Sinott exemplifica que doenças bacterianas como tuberculose, leptospirose e brucelose, podem ser transmitidas pelo leite sem o devido tratamento térmico (fervura ou pasteurização) e também explica que o queijo colonial para ser seguro deve sim ser feito com leite pasteurizado.

Esse processo pode ser feito em casa com o auxílio de um termômetro, cujo processo consiste em elevar a temperatura do leite a 65°C durante 30 minutos e em seguida resfriar rapidamente, colocando o recipiente do leite em água com gelo para que ocorra o choque térmico e a temperatura chegue aos 35°C no menor intervalo de tempo possível. Esse processo elimina as bactérias patogênicas e torna o leite seguro para ser consumido ou processado, explica Marina Sinott.

Para aqueles que criam vacas leiteiras ou compram leite cru e procuram derivado lácteos seguros, não dispondo de um termômetro, pode fazer o requeijão caseiro, uma receita muito simples que rende 4 copos de requeijão a cada 2 litros de leite processado, gerando uma economia de cerca de 20,00 em relação ao preço de mercado, podendo ser armazenado sob refrigeração e consumido em até 10 dias. Um alimento saudável e realmente seguro.

Receita do Requeijão caseiro.
*Ingredientes:
2 litros de leite fresco
½ xícara de vinagre branco ou suco de limão
2 a 3 colheres de sopa de nata fresca e pasteurizada ou fervida

*Modo de fazer:
1- Ferve o leite.
2- Separar uma xícara deste leite.
3- Voltar o leite ao fogo e quando voltar a subir, adicionar o vinagre ou suco de limão, mexendo rapidamente e retirando de imediato do fogo.
4- Aguardar que ocorra a coagulação.
5- Escorrer todo o soro, utilizando uma peneira fina.
6- Colocar a coalhada no liquidificador, acrescentando a nata e o sal.
7- Liquidificar os ingredientes e adicionar, aos poucos, o leite fervido que foi separado até que se obtenha a cremosidade desejada.
8- Colocar o requeijão em um pote de vidro com tampa.
9- Conservar sob refrigeração em geladeira.

*Variações:
1. Pode ser acrescentado em pequenas porções, temperos frescos ou secos: adobo, orégano, pimenta vermelha, azeitonas, pepino, etc.

2. Na forma natural pode ser utilizado em receitas, tais como: Galinha escabelada, lasanha, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!