segunda-feira, 5 de junho de 2017

INFORMATIVO ASCAR/EMATER – PRODUÇÃO DE MORANGO

Segunda-feira-de junho de 2017

Segundo a Engenheira .-Agrônoma. Simone Galarça e o Eng.-Agrônomo. Benhur Martins, desde 2016, os piratinienses apostam no moranguinho produzido em substrato, como uma nova fonte de renda.
Atualmente, os produtores locais somam 2 estufas para o cultivo do morangueiro, com um total de 4 mil plantas. Além destes, outros ainda fazem a produção com canteiros no chão, de forma tradicional, somando em torno de 15 mil plantas.

            A produção de moranguinho no sistema fora do solo em estufas com variedades de dias neutros, ou seja, aquelas que produzem frutos durante todo o ano vem aumentando, principalmente pela diversificação nas propriedades rurais. Os recipientes de cultivo (slabs) ficam dispostos sobre prateleiras, permitindo que o agricultor trabalhe de pé, com maior conforto e eficácia. Em comparação com o cultivo tradicional no solo, a mesma área pode ser cultivada com um número de plantas até três vezes maior.

            O casal Schirlei Cruz e Luiz Enir Tavares, da localidade Orlando Franco, fizeram a encomenda de 2 mil plantas, onde será cultivado  em estufa, com a assistência técnica da Ascar/Emater desde a implantação até o manejo da cultura. É um novo investimento na propriedade para diversificação de renda da família. A meta é comercializar o produto in natura e nos mercados locais.

            Já o casal Tatiane Greque e Pablo Barcelos, da localidade Ponte do Império, está no segundo ano com produção de morango em estufa, com aproximadamente 2000 plantas cultivadas em substrato e comercialização do produto in natura nos mercados locais.

            Estes produtores são acompanhados pela equipe municipal da Ascar/Emater do escritório municipal de Piratini. Desta forma, se demais produtores tiverem interesse na atividade, podem entrar em contato no Escritório Municipal, na Rua 20 de Setembro nº 150, ou através dos telefones (53) 3257-1428 e/ou (53) 99998-7344, ou ainda pelo email: empirati@emater.tche.br.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!