sexta-feira, 23 de junho de 2017

AGRICULTORES ACESSAM PROJETO PARA MICRO-QUEIJARIA


O Programa da Agroindústria Familiar do Estado do Rio Grande do Sul, “Sabor Gaúcho”, criado em meados de 2001, bem como o FEAPER – (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), são exemplos de políticas públicas que priorizam e valorizam a Agricultura Familiar, reconhecendo sua importância e a dinâmica de desenvolvimento local.

O casal de agricultores Zirelma e Vanderlei, assentados no PA Santo Antônio, 2º distrito de Piratini-RS, trabalham com a atividade leiteira há pelo menos 15 anos, produzindo queijos artesanalmente e comercializando localmente. Na divisão de tarefas, Vanderlei cuida do rebanho leiteiro e das vendas do queijo, enquanto Zirelma desenvolve as receitas que tem plena aceitação dos consumidores. Segundo Vanderlei, “o queijo que nós produzimos é muito bem aceito porque temos todo o cuidado com a higiene desde a preparação, embalagem e transporte”.

Com o apoio da Ascar/Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o casal de agricultores acessou através do FEAPER, na modalidade Agroindústria, custeio subsidiado para a aquisição de equipamentos visando à ampliação da produção de queijos. Através deste projeto, o casal adquiriu prensa, tanque de pasteurização e fabricação do queijo, refrigerador e balança eletrônica, que foram entregues nesta sexta-feira (23/06).

A assistência técnica contribuiu também para o gerenciamento da atividade leiteira e planejamento alimentar do rebanho. Segundo Luciana Pranke, técnica em agropecuária da Ascar/Emater, “o maior desafio é ter oferta de alimentos aos bovinos em quantidade e qualidade durante o ano todo. E, nesse sentido, a implantação de variedades perenes, é uma alternativa para amenizar o vazio forrageiro, que compreende os períodos de abril-maio e outubro-novembro” que é um dos principais problemas relacionados à nutrição animal do rebanho. Nesta propriedade, foi implantado o BRS Kurumi, que se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais.
De acordo com Zirelma, “os cursos oferecidos nos Centros de Formações da Ascar/Emater, foram fundamentais para a tomada de decisão de organizar a agroindústria e, o crédito FEAPER vem de encontro à realização de um sonho”.

Ainda existem limitações, tais como: revitalização do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) que já está em tratativas com a Prefeitura Municipal de Piratini.


Já Anderson Fontoura, Extensionista da Ascar/Emater, destaca que “as ações da Extensão Rural no sentido de capacitação e o acesso às Políticas Públicas voltadas à Agricultura Familiar, possibilitam aos agricultores familiares organizarem suas atividades e consequentemente, agregar valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, permitindo um processo de desenvolvimento socioeconômico”.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!