quinta-feira, 27 de abril de 2017

Caps aumenta serviços e contrata psiquiatra

Quinta-feira- 27 de abril de 2017
Doutora Natalia Zandonadi atenderá aos sábados
O Centro de Atenção Psicossocial, ou Caps Farroupilha, instituição sustentada pela Prefeitura de Piratini que acolhe, orienta e trata pacientes com transtornos mentais leves, médios e graves, fecha uma das principais, senão a principal ponta para que a rede de tratamento passe a ter uma eficácia ainda maior.

A partir dessa semana o Caps conta além da disponibilidade de dois psicólogos, clínicos gerais e de todo o restante da esquipe envolvida no acolhimento, também um atendimento psiquiátrico fornecido pela doutora Natália Zandonadi Teles, formada em medicina pela Universidade do Itajaí, Santa Catarina.

Essa decisão que veio através de uma ordem judicial da comarca local certamente vai elevar a qualidade do tratamento e também o diagnóstico de cerca de 300 pessoas em média que circulam pelo local em busca de soluções para seus males.

- A prefeitura ambicionava contratar este tipo de profissional há muito tempo, mas os valores oferecidos não são atrativos. Com a ordem judicial foi possível atrair um profissional por um valor mais elevado – explica Gerusa Porto, psicóloga e coordenadora do centro.

Quanto ao alto fluxo, ela informa que já há um planejamento para reduzir a demanda sem privar os frequentadores, por exemplo, das oficinas terapêuticas e, é claro de todo o resto.
- Vamos diluir a demanda os enviando para a atenção básica, ou seja, para os Postos de Estratégia de Saúde da Família como o do Cancelão e para isso já estamos começando a implantar algumas situações neste sentido.

Ainda sobre a importância de, a partir de este momento poder contar também com um profissional da área de psiquiatria, Gerusa frisa que já existe toda uma equipe formada, mas se faz muito necessário a contribuição técnica de um psiquiatra no manejo das medicações, na socialização e reabilitação, pois mesmo que haja um esforço dos clínicos gerais é necessário um diagnóstico para nortear as ações.

Para o secretario municipal de saúde de Piratini, Diego Espíndola, a conquista é grandiosa, pois, mesmo sendo responsabilidade do Estado o Caps Farroupilha agora contará com mais este profissional.


- Já temos uma equipe muito boa, eficiente, e com essa aquisição vamos qualificar e fechar a rede de atenção psicossocial do município. Os usuários do SUS não mais precisarão recorrer a outras cidades para obter este tipo de atendimento – celebra Espíndola.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!