terça-feira, 4 de abril de 2017

É baixa a busca pela vacina contra o HPV em Piratini

Terça-feira- 04 de abril de 2017
 Secretaria de Saúde deve envolver escolas para atrais meninos e meninas
A Secretaria Municipal de Saúde de Piratini deve promover em breve nas escolas municipais e estaduais situadas na área urbana, uma campanha de conscientização que deve envolver pais e filhos para que a busca pela vacina contra o HPV aumente junto aos postos de saúde do município.

A baixa procura pela imunização mantém os estoques pra este fim elevados, assim como também ocorre com a vacina contra a meningite.

- Há um período para fazer essa vacina e a procura está bem abaixo do ideal. A ideia para ampliar a cobertura será através das escolas tentando conscientizar pais as e alunos para trazerem os filhos para que recebam a aplicação – explica Elisane da Silva Valente, uma das enfermeiras que atendem no setor no Posto de Saúde Central.

Ela acrescentou que a campanha vai com certeza atingir a zona rural, mas nesse caso, se pretende discutir com os diretores a melhor forma de motivar para a vacina.

Além das meninas com idade entre 09 e 14 anos, a partir de janeiro deste ano também os meninos de 12 a 13 anos, potenciais transmissores do vírus, devem se vacinar.

- Para as meninas tem ainda uma segunda dose que deve ser aplicada seis meses após a primeira – adiciona Elisane.
 O secretário municipal de saúde, Diego Espíndola lembra da importância de se imunizar:
- Ela, a vacina, faz a proteção de nossos jovens e está disponível nos postos de saúde - Reforça Espíndola.
O Human Papiloma Vírus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo do útero e pênis. Quando afeta os órgãos genitais é uma infecção transmitida sexualmente (DST). O sexo desprotegido é a principal causa da transmissão.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer do colo do útero. 99% das mulheres que desenvolvem este câncer foram infectadas por esse vírus.

Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!