terça-feira, 19 de abril de 2016

Aprovado o projeto que institui segurança 24hs

Terça-feira- 19 de abril de 2016
Sindicato dos Vigilantes pressiona para a aprovação do projeto
Foi discutido e votado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira o projeto de autoria do vereador Sérgio Castro (PDT) que institui segurança armada durante 24 horas nas agências bancárias e cooperativas de crédito.

O tema que tramitou na casa há três semanas e só não foi votado na sessão da semana passada porque o presidente do legislativo Lourenço de Souza (PT) pediu a retirada do projeto por segundo parecer do IGAM o mesmo é inconstitucional.

Para pressionar os vereadores a votar favorável o Sindicato dos Vigilantes, sediado em Pelotas, lotou um ônibus e desembarcou em Piratini ocupando as dependências da casa, o que tornou em vários momentos o clima tenso durante a discussão, um efeito direto da ação do sindicato que, pela manhã colocou um carro som nas ruas chamando a comunidade pra reunião, mas também externando que Souza é contra o projeto, segundo eles, por manter laços com CREHNOR SUL, cooperativa de crédito da cidade.

- Não estou legislando em causa própria. A CREHNOR Não tem condições de custear segurança armada em tempo integral e há uma lei federal que determina que quem não possui caixa eletrônico não há a necessidade de segurança 24 horas-argumentou o presidente.

Já Marcelo Puccinelli, presidente do Sindicato dos Vigilantes, argumentou que o serviço é uma tendência na metade sul, já tendo sido aprovado em município como Cerrito, Pedro Osório e Canguçu.
- A população merece que, diante do lucro de milhões anualmente, as instituições financeiras gerem segurança para os clientes. No Estado já são 94 municípios tratando a matéria – vernalizou o presidente.

O projeto original sofreu uma emenda aditiva de autoria de Marcial Guastucci, vereador do PMDB. Ela foi ao encontro ao que pediu o presidente da casa e reza que ficam excluídas as entidades que não possuem caixas eletrônicos, caso da CREHNOR.


Após uma hora e meia de discussão em torno do aditivo os vereadores aprovaram a emenda por seis votos a dois e, por unanimidade o projeto que dá 120 dias para as instituições financeiras de adequarem à nova lei. A instituição que não cumprir será multada em 50 mil reais por dia.

1 comentários:

  1. Com tantos problemas a serem resolvidos na nossa Comunidade (estradas, ruas, violência, transporte, etc...), as pessoas que têm a incumbência de achar as soluções para isto, ficam discutindo e criando Leis sem fundamento. Ou alguém, com um pouquinho de inteligência, acredita que um vigilante armado com um simples "treizoitão", dentro de uma agência bancária ou cooperativa de crédito, poderá evitar ou amedrontar a bandidagem que planeja um assalto?
    Falaram ontem que a medida seria para segurança da comunidade. A comunidade usa os serviços bancários, na grande maioria, durante o dia e nesta hora já há segurança armada (segurança esta que é instruída a "não usar a arma").
    Se fala que este projeto é para aumentar o número de postos de trabalho no município mas, com certeza, não pesquisaram se haveria gente interessada neste trabalho. Já perguntaram aos atuais vigilantes quais deles estariam dispostos a fazer o turno da noite?
    Talvez as vagas fossem abertas para os vigilantes "de fora", os mesmos que estavam tumultuando o ambiente ontem, durante a audiência.
    Acredito que nossos ilustres Edis deveriam direcionar suas energias e inteligência para projetos de mais sérios e viáveis.
    Zé Aires.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!