terça-feira, 7 de julho de 2015

Um selo para celebrar um passado de guerra e paz

Terça-feira- 07 de julho
Em selos, Adriano teve a ideia de homenagear o município
Um selo junto a uma correspondência pelo pouco que possa significar para quem a recebe pode não despertar nenhuma curiosidade, mas, também há a possibilidade de ocorrer o contrário, ou seja: você não precisa ser um colecionador para admirar as imagens que ilustram essa antiga forma de custeio das correspondências e assim, em pagos longínquos acaba por reconhecer ao receber uma carta algo que faz parte da história da sua cidade.

 A Revolução Farroupilha deu à Piratini um acervo histórico que faz a cidade ser destaque dentro do Estado, mas, a história nem sempre é justa. Por exemplo: na Itália há uma praça em homenagem aos Lanceiros Negros já no Brasil a eles restaram capítulos sangrentos e sem final justo ou até sem final literário justo.

No Projeto “Piratini e Suas Histórias” os Lanceiros foram imediatamente lembrados e agora serão exportados para outros municípios, estados ou países enquanto o número de selos durarem.

Essa foi à maneira que o atendente comercial Adriano Santos Martins encontrou para contribuir com o rico acervo da primeira capital dos gaúchos na guerra contra o império.
- O patriotismo é algo que está cada vez mais escasso, mas que carrego comigo. Duas décadas atrás morei aqui por dois anos e aprendi a amar e ter orgulho dessa terra. Ao retornar a dois anos, pensei que selos com a figura também dos prédios históricos seria uma forma de prestar uma homenagem-  disse Adriano.

Assim surgiu não só a imagem dos Lanceiros, mas, também do Museu Histórico Farroupilha, Igreja Matriz, Palácio do Governo e outros, todos agora disponíveis para cartas simples ou registradas.
 - A ideia é divulgar nossa cultura. Eu queria que o projeto tivesse sido lançando em 2013, mas por motivos alheios a minha vontade não foi possível. Essa leva em específico é alusiva ao aniversário da cidade no ano passado quando ela completou 225 anos, mas, a intenção é dar continuidade e no ano que vem ter o projeto em vigência novamente – explica.

Durante a Semana da Cultura a novidade ganhou um espaço especial no Museu Histórico Farroupilha, mas, para 2016, Adriano espera que este espaço seja permanente ficando a ideia na história da cidade


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!