sábado, 11 de julho de 2015

Homem mora no carro em terreno da Prefeitura

Sábado- 11 de julho
Nas noites de inverno veículo ajuda a amenizar o frio
Há dois meses os moradores do trecho não asfaltado e urbano da ERS 702, ganharam um novo vizinho que ao contrário deles não reside de maneira convencional.

Passado a surpresa e também a desconfiança por parte de alguns, aos poucos todos foram descobrindo um homem simples e que buscou no largo ou terreno que margeia as casas, um local para estacionar seus dois veículos: uma caminhoneta onde guarda o que sobrou da mobília e uma Belina II, ambos os carros ano 1977 e com avarias na parte mecânica, o que o impede de ganhar a estrada mesmo sem um rumo certo.

Algemiro Cirino Souza, 64 anos, é um agricultor hoje sem trabalho que conquista pela fala mansa.
Sem ter onde morar e sem poder contar com o apoio dos oito filhos que criou na cidade de São Leopoldo onde trabalhava na roça, ele agora enfrenta o rigor do inverno na Belina que transformou em quarto e nada mais.

Sem as mínimas condições de estrutura para cozinhar e ter higiene, ele conta com a vizinhança quando precisa de água quente para o café ou chimarrão.
- Compro pão e salame e vou me virando. Quando preciso de banheiro o mato em volta é a solução – assim ele resume sua atual situação de vida.

Até chegar a este ponto, Souza conta que morava no Assentamento Rubira I,interior de Piratini, mas, com a morte da esposa a vida degringolou. –Ela sofria de câncer e quando vim para Piratini em 2011 havia pouca o que fazer com relação à sua saúde.

Sem companheira, estímulo e sem a ajuda dos filhos a quem conta que recorreu, mas encontrou negativa, ele vendeu as terras, os móveis e a casa que possuía mesmo sabendo que tal transação é proibida pelo Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (INCRA), ou seja, nenhum documento válido foi repassado à compradora.


- Ela me paga R$ 500,00 por mês e está ciente do risco. Se eles tirarem ela de lá eu retorno porque não tenho para onde ir. Gostaria mesmo é que meus filhos viessem me resgatar para viver junto deles – deseja o agricultor que por ter uma lesão no braço direito encontra muitas dificuldades para fazer serviços braçais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!