sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Programação segue intensa na XII Expofeira


Sexta-feira-31 de outubro
Durante esta quinta-feira os visitantes puderam conferir a Oficina de lã Crua com Luciana Viana do SENAR que ensinou todo o processo de beneficiamento da lã, desde a abertura, cardagem, fiação, tecelagem e algumas técnicas como grampada e diferentes teares.

 O Engenheiro Agrônomo Elodir Schernoski de Santa Catarina representando Dow AgroSciences, empresa  que se dedica exclusivamente à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção e a comercialização de produtor agroquímicos e de sementes, esteve na XII Expofeira palestrando sobre o controle de invasores em campos nativos. Foram abortados temas como os danos causados por plantas daninhas, os principais fatores que contribuem, métodos de controle nas pastagens, métodos de aplicação e outros temas.

 Os visitantes também puderam conferir os estandes de mostra de indústria e comercio, praça de alimentação e equipamentos agrícolas. Além disto, o restaurante do Parque serviu almoço e janta. 
 Durante a noite o remate reuniu um grande público e os show’s animaram a população de Piratini e região que esteve presente. A dupla de Pelotas Jefferson e Maicon foi a primeira a se apresentar e voltará ao Pavilhão para outro show na sexta e sábado. Após o artista gaúcho Marcelo Caminha fez uma belíssima apresentação e no final da noite no comando seguiu o DJ Nickolás Mathias.

 A XII Expofeira de Piratini vai até o domingo e diversas atrações compõe a programação:  Na sexta-feira (31), das 8h as 19h Rodeio, 08h cavalo crioulo (morfologia e concentração de machos), 10h apresentações artísticas e culturais, 11h30 Palestra ACIAS/CDL sobre Liderança Eficaz com o palestrante Roger Morales ( Presidente do Centro Sul Brasileiro de Coaching), 15h apresentações artísticas e culturais, 18h Palestra sobre inseminação artificial de bovinos e diagnostico de gestação por ultrassom, 19h apresentação grupo Sul Encantado de Caçapava do Sul, 21h Show Jefferson e Maicon, 22h show baile com Alma Gaudéria e DJ Nickolas Mathias.

 No dia 1º de novembro, sábado, a programação começa com rodeio das 08h às 19h, 17h será a abertura oficial da XII Expofeira,  21h show com Jefferson e Maicon, 22h show baile com Alma Gaudéria e na seqüência DJ Nickolas Mathias.

 No domingo (2), continua o rodeio das 8h as 19h, 09h apresentações artísticas e culturais, 15h apresentação do CTG Tiarayu, campeão do ENART, 16h apresentação do grupo Camerata Pampeana.
 A realização da feira é do Sindicato Rural de Piratini, ACIAS/CDL, Prefeitura de Piratini e produção BLB Negócios.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Moura quer cinco dias de folga para servidores

Quinta-feira- 30 de outubro
Para Daniel Morales de Moura servidor está sendo lesado
O vereador Daniel Morales de Moura, PMDB, abordou na última sessão do legislativo o regime de trabalho dos servidores públicos municipais que, segundo ele, como se encontra está ferindo o que reza o artigo 54 da Lei 424 criada em agosto de 2002 para este fim.

Conforme  apontou o parlamentar,  a carga horária não pode ser superior a oito horas diárias o que totaliza 44 horas semanais.
Para chegar ao que está irregular segundo seu ponto de vista, Moura recorreu à matemática e chegou à conclusão de que os servidores estão trabalhando além daquilo que deveriam sem serem remunerados por isso.

- A conta deve ser feita em cima de 30 dias por mês, 12 meses por ano. Janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro têm 31 dias, portanto, são sete dias no ano que, descontados dois de fevereiro que tem 28 dias, restam então, ao final, cinco dias trabalhados a mais sem a devida compensação – expõe o vereador.

Para corrigir o que considera estar errado, Moura apresentou um requerimento endereçado ao executivo para que a prefeitura crie e envia à casa um projeto de Lei permitindo que o servidor possa durante o ano trabalhado, se ausentar por cinco dias sem prejuízo em sua carreira funcional e remuneração mensal, não sendo estes dias consecutivos.

Expofeira:Concurso de borregas marca primeiro dia

Quinta-feira- 30 de outubro

A XII Expofeira de Piratini começou nesta quarta-feira, o concurso de borregas foi uma das atrações, julgado por Ariovaldo da Rocha Goulart, a primeira colocada da raça ideal foi de Nilton Garcia que trabalha a vida toda como produtor e cria ovinos da raça ideal há 20 anos, a lã foi a principal característica avaliada dessa raça.
 Já na raça Texel aonde a carne é a principal característica, o produtor que ficou com a borrega  premiada foi Rodrigo Taddei.  E na raça crioula a borrega vencedora foi de Mauricio Tarouco.  
 O médico veterinário Murilo Eli Strelow também palestrou sobre o controle de carrapato. 
 A partir dessa quinta-feira começam os show’s as 21h com Jefferson e Maicon, 22h30 Marcelo Caminha e após Dj Nickolás Mathias. A oficina do SENAR sobre lã crua dura o dia todo, às 18h também tem palestra sobre controle de invasores em Campo Nativo e remates às 20h.
 A realização da 76ª Expofeira é do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, ACIAS/CDL e produção BLB Negócios. Mais informações no facebook Expofeira Piratini ou expofeirapiratini@hotmail.com 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Suspensa a licitação para a nova Ponte do Costa

Quarta-feira- 29 de outubro
Vereador antecipou a má notícia e nova ponte tem processo paralisado
Com a eleição de José Ivo Sartori para governar o Rio Grande do Sul, é inevitável na comunidade de Piratini o questionamento de como fica agora o processo que envolve a construção da nova Ponte do Costa, começado por o atual governador Tarso Genro, principal entrave apontando pelas autoridades para a atração de novos investimentos 

Com o edital lançado pela Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos em 26 de setembro, as cartas que apontariam empresas interessadas em fazer a obra seriam abertas nesta quarta-feira, mas, antes disso, na tarde de ontem, o vereador Lourenço de Souza-PT, que mantém um contato permanente com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística cobrando novas notícias com relação à situação, adiantou que, infelizmente os procedimentos voltam à estaca zero.

- A licitação foi suspensa devido às duas empresas que se candidataram terem entrado com a impugnação do edital- informou o parlamentar.

O problema conforme Souza é o valor do orçamento disponibilizado pelo governo para a obra: cinco milhões oitocentos e dez mil reais, cifras que não obtiveram a concordância das empreiteiras inscritas que entendem ser defasado e precisa ser corrigido.



Vereador passa pelo drama do falso sequestro

Quarta-feira-29 de outubro
Parlamentar conta que a família entrou em pânico diante da possibilidade do sequestro
O vereador Gilson Gomes revelou ontem, terça-feira, que sua família passou pelo drama do falso sequestro aplicado por telefone geralmente do interior de presídios do Brasil.
Bandidos ligaram para a esposa de Gilson, Vera Lúcia Gomes, anunciado o cárcere da filha Giuliana Gomes, residente em Caçapava do Sul.

Diante da promessa de ter a familiar morta caso não realizassem um depósito em dinheiro, todos entraram em pânico-
- Minha mulher ficou em choque ao ouvir até então o que achávamos ser nossa filha, pedir ajuda chorando. Ela dizia que eles prometiam mata-la – Contou o parlamentar.

O ato criminoso só não foi adiante devido à outra filha do casal conseguir fazer contato com a irmã e confirmar que ela estava bem.

- Foi desesperador. Diante da situação e do nervosismo que ficamos você não raciocina e acaba ouvindo a voz da sua filha, eles te levam a isso e te deixam sem raciocinar – completa Gomes.

Mulher é suspeita de esfaquear foragido da justiça

Quarta-feira- 29 de outubro
A polícia tenta esclarecer às circunstâncias que envolvem o episódio onde um homem de 31 anos levou uma facada no tórax na madrugada da segunda-feira em Piratini.

Menos de 24 horas depois, ao lançar o nome da vítima no sistema, os policiais descobriram que ele é foragido da justiça e possui uma extensa ficha criminal.

Quando e recuperar do ferimento do qual é tratado no Pronto Socorro de Pelotas, ele será novamente recolhido ao presídio.
Falta agora para as autoridades chegar à identidade de uma mulher que é suspeita de desferir o golpe de arma branca.

Relembre o caso:
Ele só foi encontrado quase oito horas depois pela própria mãe em sua residência na Avenida Maurício Cardoso em frente à escola Inácia Machado da Silveira no Bairro Vila Nova.

A Brigada Militar  e o Serviço de Atendimento de Emergência- SAMU foram acionados para quer a vítima fosse atendida no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Após ser analisado pelo médico de plantão,decidiu-se diante da gravidade encaminhar o homem de inicias E.P.L. para Pelotas onde é mantido internado.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Gilson quer audiência para debater efetivo da BM

Terça-feira- 28 de outubro
Efetivo deve ficar ainda mais reduzido com o inicio da Operação Golfinho
A redução cada vez maior do efetivo da Brigada Militar em Piratini foi pauta alvo do vereador Gilson Gomes- PP, na sessão desta semana.

O parlamentar apontou os números preocupantes da corporação no município e pediu com urgência ao presidente da casa, Renan Cunha-PDT, que solicite uma Audiência Pública com o Tenente Coronel do 4º BPM, André Luiz Ottonelli Pithan para tentar reverter a situação.

Segundo Gilson, Piratini conta com 22 policiais, mas, três se encontram em licença médica e, esses somados aos que prestam apenas serviços internos reduzem drasticamente a guarnição à disposição do tenente Oscar Barbosa, comandante local.

- E vai ficar pior. Tenho a informação de que com o começo da Operação Golfinho vamos perder mais três – disse Gomes.
Ele entende que, além de um debate em nível local, a Secretaria de Segurança deveria ser pressionada.

- Aqui temos que reunir às forças vivas e, em Porto Alegre também fazermos pressão pois, a mídia tem mostrado que às pequenas cidades são cada vez mais alvo dos bandidos – completou o vereador que também se mostrou preocupado com a situação das viaturas ao informar aos demais que das três existentes apenas uma está em operação.

Informações colhidas por nossa reportagem apontam que a situação deve piorar bem mais em 2015. Ao final do primeiro semestre do ano que vem outros quatro sargentos devem se aposentar, mesmo número que deixou a corporação este ano.

Prefeitura busca empréstimo para pavimentação

Terça-feira-28 de outubro
Reunião tratou da documentação para a contração do empréstimo
A assessoria de planejamento da prefeitura de Piratini esteve reunida com o setor técnico da Caixa Econômica Federal na terça-feira, 28, para ampliar as discussões em torno do projeto que pretende pavimentar ou completar o pavimento de ruas do município.

Se tudo correr dentro do prazo, até 28 de novembro, o projeto será financiado com recursos federais do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC 2, perfazendo um valor total de um milhão e quinhentos mil reais.

Segundo Adilson de Oliveira que acumula a Secretaria Municipal de Habitação e o setor de planejamento, o processo está bem adiantado junto à Caixa, já contando com uma Carta Consulta e toda a questão técnica elaborada e encaminhada.

- A próxima etapa é encaminhar o projeto de Lei para a apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores que seguirá junto com documentos que comprovam ter a prefeitura todas às condições de contrair este empréstimo a ser pago em 20 anos – explicou Adilson que acrescentou ser possível já no próximo ano dar inicio às obras.

Às áreas beneficiadas já foram escolhidas. O entorno ainda não calçado do prédio que abriga a agência do INSS que dever ser entregue à comunidade este ano, e dois acessos à cidade.
- O projeto inicial era de 17 milhões, pois, temos a compreensão de que há muitas outras ruas necessitando da melhoria, mas, este valor não foi aprovado, assim, vamos também pavimentar o restante da Avenida 06 de Julho e que dá passagem para o Balneário Municipal, e a Rua 20 de Setembro, ambas por sua importância foram determinantes no momento da escolha- conclui.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

XII Expofeira de Piratini começa na quarta-feira


 Nesta quarta-feira 29 inicia a XII Expofeira de Piratini e vai até domingo dia 2 de novembro. A organização da feira é do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, ACIAS/CDL e produção BLB Negócios.
 A programação começa as 08h com a Oficina de lã crua do SENAR, que vai até as 20h.  Às 9h teremos apresentações artísticas e culturais, 14h concurso de Borregas, 15h outras apresentações artísticas e culturais, 18h palestra sobre controle do carrapato e 20h remate de reprodutores Ovinos e bovinos.

 Na quinta-feira (30), continua a oficina em lã crua do SENAR das 08h as 20h, as 9h e as 15h apresentações artísticas e culturais, 18h palestra sobre controle de invasores em campos nativos, 20h remate de gado geral, 21h show Jefferson e Maicon, 22h30 Show Marcelo Caminha e após DJ Nickollas Mathias.

 Na sexta-feira (31), das 8h as 19h Rodeio, 08h cavalo crioulo (morfologia e concentração de machos), 10h apresentações artísticas e culturais, 11h30 Palestra ACIAS/CDL sobre Liderança Eficaz com o palestrante Roger Morales ( Presidente do Centro Sul Brasileiro de Coaching), 15h apresentações artísticas e culturais, 18h Palestra sobre inseminação artificial de bovinos e diagnostico de gestação por ultrassom, 19h apresentação grupo Sul Encantado de Caçapava do Sul, 21h Show Jefferson e Maicon, 22h show baile com Alma Gaudéria e DJ Nickolas Mathias.

 No dia 1º de novembro, sábado, a programação começa com rodeio das 08h às 19h, 17h será a abertura oficial da XII Expofeira,  21h show com Jefferson e Maicon, 22h show baile com Alma Gaudéria e na seqüência DJ Nickolas Mathias.


 No domingo (2), continua o rodeio das 8h as 19h, 09h apresentações artísticas e culturais, 15h apresentação do CTG Tiarayu, campeão do ENART, 16h apresentação do grupo Camerata Pampeana. 

Plantão Policial-Homem é esfaqueado em Piratini

Segunda-feira- 27 de outubro 
Para a polícia ainda é um mistério a circunstâncias que envolveram o episódio onde um homem de 31 anos levou uma facada no tórax na madrugada da segunda-feira em Piratini.

Segundo informações, ele só foi encontrado quase oito horas depois pela própria mãe em sua residência na Avenida Maurício Cardoso em frente à escola Inácia Machado da Silveira no Bairro Vila Nova.

A Brigada Militar  e o Serviço de Atendimento de Emergência- SAMU foram acionados para quer a vítima fosse atendida no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Após ser analisado pelo médico de plantão decidiu-se diante da gravidade encaminhar o homem de inicias E.P.L. para Pelotas onde é mantido internado.
Polícia Civil vai apurar o ocorrido devendo abrir inquérito para investigar o caso.


domingo, 26 de outubro de 2014

Sartori vence Tarso e se torna governador do Estado

Domingo-26 de outubro
Felipe e Luís Fernando comemoraram a vitória de Sartori para o governo do Estado
Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno das eleições para o governo do estado em Piratini quando Tarso Genro fez  4.646 votos, José Ivo Sartóri, a surpresa peemidebista que nas pesquisas de intenções  aparecia apenas em terceiro lugar, no segundo turno finalizou a eleição à frente de seu oponente petista no município.

Sartori alcançou a marca de 5.926 votos, o que corresponde a 52,38% dos válidos. No primeiro turno ele ficou em segundo lugar com 3.509.
Dessa vez Tarso fez 5.387 votos ou 47,62% dos válidos.

Durante a campanha Ivo Sartori ganhou a adesão de uma fatia significativa da juventude que aderiu às suas propostas e, enquanto os votos eram divulgados no Cartório Eleitoral, Felipe Dávila Farias, 18 anos e Luís Fernando Torrescassana , 19, carregando bandeiras do PMDB, acompanhavam os boletins que davam a vitória de seu candidato também na esfera local.

Ao saber que o “Gringo” como se auto intitulou o ex-prefeito de Caxias por voltas das 18:30 já estava com 900 mil votos à frente de Tarso, eles justificaram sua escolha.
- Eu acredito que os jovens o preferiram pelo desgaste de Tarso e Ana Amélia Lemos. Ele arrecadou os eleitores que rejeitaram a polarização dos dois candidatos que apareciam nas primeiras colocações segundo as pesquisas – opina Felipe Farias que completa:

- Ele apresentou uma história de boa administração, o que a Ana Amélia não tem e o Tarso mostrou rejeição, então ele (Sartori), conseguiu o voto da gurizada -

Já Luís Fernando acredita que a campanha virtual foi uma estratégia inteligente na atração da juventude.
- Entendo que a grande questão foi o marketing feito por Sartori através das redes sociais. Isso atingiu muito a população  jovem que percebeu a simplicidade dele que, ao contrário dos demais, tentou desmistificar essa questão de fazer promessas –avalia Luís.
Mais números
Para a presidência da república Dilma tornou  vencer. Ela fez 6.904 votos. Aécio alcançou a marca de 4.699.
Votos anulados para governador foram 560 e brancos 615. Para a presidente,  foram 444 nulos e 441 em branco.

Dos 16.329 eleitores aptos a votar, compareceram 12.488, o que ocasionou uma abstenção de 3.841, 23,52%.

sábado, 25 de outubro de 2014

Programação da 12 ª Expofeira de Piratini

Sábado-25 de outubro
DE 29 de Outubro a 02 de Novembro de 2014, no Parque do Sindicato Rural.
29 de Outubro de 2014 (Quarta Feira)
08:00 as 20:00 : SENAR- Oficinas em Lã Crua
09:00 Apresentações Artísticas e Culturais
14:00  Concurso de Borregas
15:00 Apresentações Artísticas e Culturais.
18:00 Palestra : Controle do Carrapato
20:00 Remates (Reprodutores Ovinos e Bovinos)
30 de Outubro de 2014 (Quinta Feira)
08:00 às 20:00 SENAR –Oficinas em Lã Crua
09:00 Apresentações Artísticas e Culturais
15:00 Apresentações Artísticas e Culturais
18:00 Palestra Controle de Invasores em Campo Nativo
20:00 Remates (Gado Geral)
21:00 Show de Jefferson e Maicon
22:30 Show Marcelo Caminha
00:00 DJ Nickolás Mathias
31 de Outubro de 2015 ( Sexta Feira)
08:00 as 19:00 Rodeio
08:00 Crioulos: Morfologia /Concentração de Machos
10:00 Apresentações Artísticas e Culturais
11:30 Palestra da ACIAS/ CDL -Liderança Eficaz com o Palestrante Roger Morales (PRESIDENTE DO CENTRO SUL BRASILEIRO DE COACHING.)
15:00 Apresentações Artísticas e Culturais
18:00  Palestra - Inseminação artificial de Bovinos e Diagnóstico de Gestação por Ultrasson
21:00 Show de Jefferson  e Maicon
22:00 Show Alma Gaudéria
00:00 DJ Nickolás Mathias
01 de Outubro de 2014( Sábado)
08:00 às 19:00 Rodeio
09:00 Apresentação Terra e Canto de Caçapava do Sul

17:00 Abertura Oficial da 12ª EXPOFEIRA

21:00 Show de Jefferson  e Maicon
22:00 Show Baile Alma Gaudéria
02:00 DJ Nickolás Mathias

02 de Outubro de 2014 (Domingo)
08:00 às 19:00 Rodeio
09:00 Apresentações Artísticas e Culturais
15:00 Apresentação do CTG Tiarayu - Campeão do ENART
16:00 Apresentação da Camerata Pampeana

REALIZAÇÃO: SINDICATO RURAL DE PIRATINI - ACIAS/CDL  - PREFEITURA MUNICIPAL  PRODUÇÃO: BLB NEGÓCIOS

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Após denúncia de Macega, Vilso demite quatro

Sexta-feira-24 de outubro
O vereador Marcial Guastuci-, o Macega do PMDB, usando de uma das obrigações parlamentares que é a de fiscalizar as ações do executivo, obrigou o prefeito Vilso Agnelo a tomar a decisão de demitir quatro Cargos em Comissão que ocupavam a posição de diretores de escolas do município.
 A denúncia de que a Lei 1123/2009, que estabelece às regras para o plano de carreira do magistério público em Piratini não estava sendo cumprida, foi levantada pelo parlamentar no inicio de outubro quando em sessão da câmara Guastuci apontou as irregularidades comprovando que os nomeados não preenchiam os requisitos necessários para exercer a função.

- A lei é clara e obriga ainda que para ocupar o cargo a pessoa além de ser professor ou profissional de apoio pedagógico a docência de cargo de provimento efetivo, deve também estar há pelo menos três anos atuando em sala de aula- o que não é o caso de nenhum dos irregulares – argumentou Macega.

Ao agir diante da denúncia do opositor, Vilso Agnelo demitiu os diretores das escolas de educação infantil Meu Lar e Gente Miúda, do colégio Mário Quintana localizado no segundo distrito e da Escola Vieira da Cunha, no quinto distrito

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Recursos:Hospital amplia convênio com o SUS

Quinta-feira-23 de outubro
Novo convênio vai injetar mais de dois milhões nos cofres do hospital
Lideranças locais e do governo do Estado estiveram reunidos na  quinta-feira,23, no saguão da Prefeitura de Piratini para a assinatura do novo contrato entre o Sistema Único de Saúde- SUS, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O incremento que passará a valer em 30 dias, eleva de seis milhões e quinhentos mil reais, valor atual repassado à instituição pelos serviços prestados ao SUS, para algo em torno de nove milhões duzentos e noventa mil reais por ano.

Segundo o diretor administrativo do hospital Laerto Farias, haverá um aumento de 100% nos atendimentos de otorrinolaringologia, urologia e ginecologia e obstetrícia, referências já em operação na instituição e que permitem consultas, exames e também  alguns procedimentos cirúrgicos em pacientes de vinte e duas cidades que integram a metade sul.
- Nossa responsabilidade aumenta já que vamos receber mais pacientes e com isso teremos e vamos contratar no mínimo mais dois obstetras e um anestesista para compor nosso quadro- disse Farias que ainda citou investimentos na ampliação da estrutura física devido aos valores agora aumentados.

Milton Martins, gestor da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, frisou que o município ganha cada vez mais espaço na esfera regional, o que tem permitido a descentralização do atendimento.
- Até então estava tudo muito concentrado em Pelotas e Rio Grande. Piratini percebeu isso através da direção do hospital e do então secretario de saúde local Diego Espindola, se organizou, foi em busca e hoje pessoas de várias cidades vem para cá receber os bons serviços prestados -

Márcio Belloc, chefe de gabinete da secretária estadual de saúde, Sandra Fagundes que não pode se fazer presente, salientou que o incremento é fruto do próprio trabalho prestado pelo hospital.

- Nesse investimento oriundo dos 12% que o governo estadual aplica em saúde, o mérito é da instituição. Para às pessoas é bom porque quanto mais perto de casa forem tratadas melhor, pois o custo efetivo é menor. Para a cidade tem também o fator do desenvolvimento econômico já que ao vir se tratar acabam conhecendo o município e isso impacta ainda na questão turística – acredita.

265:13 dias sem linha entre Piratini e Canguçu

Quinta-feira-23 de outubro
Somente em outubro, 13 dias sem que os carros partam da Estação Rodoviária
Uma situação nunca antes enfrentada por quem precisa trafegar entre às cidades de Piratini e Canguçu, não ao menos por tanto tempo. Nesta quinta-feira, 23, completou-se  somente no mês de outubro, 13 dias sem que passageiros possam embarcar nas rodoviárias dos dois municípios devido ao precário estado da ERS 265 de responsabilidade do Estado.

Às viagens foram suspensas em 10 de outubro, retomadas dia 14 e novamente paralisadas dia 16,  decisão tomada pela  empresa que detém o direito de explorar a linha após ficar com seus carros por diversas vezes pelo meio do caminho devido ao barro formado pela chuva constante no mês, mas, principalmente devido a ausência de manutenção por um longo período por parte do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens- DAER, que até chegou a distribuir uma nota à imprensa garantindo que às máquinas fariam o trabalho assim que às condições climáticas permitissem.

Segundo Eduardo Andrade, fiscal da empresa de transporte coletivo, a máquina destinada pela 7ª Superintendência Regional do DAER apresentou um problema na palanca de marchas, houve o conserto, mas, logo a seguir a caixa de câmbio quebrou e a patrola se encontra a beira da estrada aguardando ser consertada novamente.


Palestra em homenagem ao dia professor

Quinta-feira-23 de outubro

Na noite da terça-feira, 21, a Secretaria Municipal de Educação de Piratini promoveu uma Palestra em Homenagem ao Dia do Professor e ao Dia do Funcionário Público, comemorados neste mês.
A fala “O tamanho de seu desafio”, proferida por Roberto Fehrenbach, encantou o público de, aproximadamente, 200 pessoas que permaneceu atento e participativo até o final.
Em nome da Administração Municipal de Piratini, a professora Rosana Manetti agradeceu à dedicação e comprometimento dos colegas no desempenho de suas funções e externou sua satisfação em contar com tantos profissionais que aceitaram o convite para participação no evento.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Polícia encontra três armas no Cerro Agudo

Terça-feira-22 de outubro
Três armas e farta munição foram encontrados pela polícia
Agentes da Polícia Civil de Piratini coordenados pelo delegado Maurício Sampaio, realizaram uma diligência na tarde da Terça-feira, 21, na localidade do Cerro Agudo, 4º distrito, zona rural do município.
A ação foi deflagrada após informações obtidas pela DP local de que uma residência abrigava armas de forma irregular.
Com o mandato de busca e apreensão em mãos, os policiais foram até a moradia em questão e lá encontraram duas espingardas calibre 12, um rifle e uma grande quantidade de munição.
Quando os agentes chegaram a casa o proprietário não se encontrava, o que impossibilitou o enquadramento previsto em lei.
Um inquérito foi instaurado e ao final da investigação o responsável deverá ser indiciado por posse ilegal de arma.
Foto: Polícia Civil

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Castro pede teste de coração em recém nascidos

Terça-feira-21 de outubro
Projeto de Castro tornaria o exame obrigatório no hospital de  Piratini
O vereador Sérgio Moacir Castro, PDT, apresentou na sessão da terça-feira um projeto de Lei que se aprovado permitirá que os recém- nascidos no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini passem pelo que ele batizou de “Teste do Coraçãozinho”, ou seja, um exame de oximetria que se somaria aos já existentes para detectar anomalias em bebês nascidos no Centro Obstétrico da instituição.

O teste é capaz de detectar a Hipóxia (falta de oxigênio), o que se constatada com antecedência permite um tratamento eficaz.
Para tal e, em caso de aprovação, o hospital precisará se adequar adquirindo o aparelho que segundo o vereador tem um custo irrisório diante de sua importância: cerca de quatro mil e oitocentos reais.
- Este projeto de Lei se justifica pelo simples fato de que várias doenças podem passar despercebidas no exame de maternidade e só serão detectadas se ocorrer uma busca maior, pois, muitas vezes a criança nasce aparentemente normal, mas no final da primeira semana ou do primeiro mês de vida desenvolve um quadro de choque e não há tempo hábil para o atendimento – explica o parlamentar.

Segundo Castro, uma pesquisa feita por ele apontou que entre 30 e 40% das crianças que tem problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico.
- Temos que descobrir no berçário e o primeiro passo sem dúvida é a oximetria – completa.


Taxista reclama falta de manutenção no Invernada

Terça-feira-21 de outubro
Desde agosto ponte aguarda reparo e impede transporte escolar
Encher sacos com cascalho e transporta-los no porta-malas do carro com a finalidade de amenizar a situação da buraqueira que castiga a suspensão do veículo no trajeto diário de dois quilômetros que precisa fazer logo após encerrar o expediente como taxista na cidade, foi à medida adotada por Baltazar Manetti, morador do Passo da Invernada, primeiro distrito de Piratini, diante da inércia da Secretaria de Infraestrutura e Logística que não atende aos inúmeros pedidos iniciados em agosto para que a estrada passe por uma manutenção.

Intransitável e sem acostamento, a vegetação agrava a situação permitindo com isso que apenas um carro trafegue por vez nos dois sentidos.
Para piorar o que já está bastante ruim, a cabeceira da única ponte desmoronou com as enchentes, o que agora também impede que alunos moradores da localidade possam frequentar as aulas já que o transporte escolar por falta de segurança não faz mais o trajeto.

- A cabeceira da ponte está assim desde agosto. Quando pedi ajuda à prefeitura, ouvi  que o conserto seria feito após a semana farroupilha e até agora nada. Pelo telefone tento falar com o secretário da pasta, mas ele não em atende – reclama Baltazar.

O outro acesso à cidade é pelo Cerro do Ubaldo, mas o descaso com trecho de três quilômetros é ainda pior, o que foi comprovado por nossa reportagem ao realiza-lo.
Bueiros arrebentados alagam parte do trecho e valas profundas e de significativa extensão deixam pouco espaço e alternativa para a condução de carros de passeio e impedem totalmente a passagem de veículos pesados onde há produtores de acácia, soja e carvão.




sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dois morrem em acidente na BR 293 em Piratini

Sexta-feira- 17 de outubro

Duas mortes foram registras em um acidente ocorrido por volta das 08:30 desta sexta-feira no quilômetro 59 da BR 293, quando um Celta da Secretaria de Saúde de Jaguarão e que trazia um paciente para uma consulta no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini, chocou-se de frente com um caminhão com placas de Dom Pedrito.
Morreram Ariel Martins, paciente de 87 anos, e o condutor do Celta Renato Soares da Silva, 54 anos.

A filha de Ariel, Rosana Martins, 48 anos que acompanhava o pai, ficou gravemente ferida e foi levada por uma unidade do Samu para Pelotas.
O choque fatal para as duas vítimas deixou o carro destruído e o caminhão com a parte frontal esquerda bastante danificada.

Em seu relato à reportagem o motorista do caminhão, Éder Gilberto Langbecker, 49 anos, disse que não entendeu a manobra do outro condutor que trafegava no sentido Pelotas Bagé.
- É uma reta e a visibilidade estava boa, mas de repente ele deu uma guinada no carro e veio na minha direção. Tentei desviar tudo que foi possível, mas não foi o suficiente – contou Gilberto que seguia em direção ao Cassino para buscar uma mudança.

Pelo depoimento de pessoas que ajudaram na tentativa de resgate, às duas vítimas tiveram morte instantânea.

Os corpos ainda permanecem no local aguardando a perícia.
Polícia Civil, Ecosul e Polícia Rodoviária Federal auxiliam na ocorrência.
Foto: Joseane Duarte


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mulher diz que apanhou do marido por 30 anos

Quinta-feira- 16 de outubro
Ela é um caso que exemplifica o aumento no número de registros nos casos de violência contra a mulher em Piratini e vive um drama que segundo seu relato ao blog Eu Falei na tarde desta quinta-feira, já dura 34 anos, 30 destes, vividos sob o mesmo teto que o ex- marido de quem há quatro anos se separou.

Regina, (assim vamos chama-la para lhe garantir a não exposição), apanhou novamente no último sábado, 11, quando o então companheiro com quem criou três filhos voltou às agressões após saber que ela havia recorrido à justiça para garantir a pensão no valor de 60% do salário mínimo.
- Ele bateu na porta e, quando eu abri, perguntou se eu havia procurado a justiça para cobrar ele. Assim que eu respondi que sim, pois, já estava entrando para o quaro mês sem que ele fizesse os depósitos, ele me jogou por cima dos móveis e em seguida passou a apertar meu pescoço – conta à vítima que está sob medida protetiva deferida pelo judiciário.

- Ao relembrar uma das surras, a que levou logo a seguir a separação, ela conta que fugir foi à saída para cessar a agressão.
- Depois de ele me bater de todos os jeitos, quebrou o espelho do armário do banheiro e com um pedaço do vidro queria me cortar. Acredito que naquele dia se eu não tivesse fugido eu corria o risco de ele acabar comigo como já ameaçou fazer uma vez caso eu acionasse a polícia – relata Regina, que durante o período de separação morou dois anos em Pelotas e, afirma ela, nem assim as surras cessaram.

- Em Pelotas ele me bateu duas vezes o que me fez registrar queixa na Delegacia da Mulher e, numa outra vez fiquei por um bom tempo com a costela dolorida depois de uma surra. Por já ter apanhado e prestado tantas queixas, não quis dizer ao médico a causa e muito menos procurar a polícia – amplia.

Na última terça-feira, após a agressão, ela e o ex-marido de 53 anos se encontraram na sala de audiências para tentar um acordo quanto ao pagamento dos valores atrasados, mas, segundo conta, mesmo tendo ficado registrada a promessa da quitação do débito em três parcelas, sendo uma no dia seguinte, a conta bancária continua zerada

Datafolha: Sartori fica com 52% e Tarso, 35%

Quinta-feira-16 de outubro
Na primeira sondagem do Datafolha para o segundo turno no Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) mantém a liderança conquistada nas urnas no dia 5. O peemedebista aparece à frente com 52% dos votos totais em pesquisa estimulada. O atual governador e candidato à reeleição Tarso Genro (PT) tem 35%.

Em votos válidos (são excluídos brancos, nulos e indecisos), o ex-prefeito de Caxias alcança 60% e o petista, 40%. O cálculo é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Na apuração do primeiro turno, Sartori obteve 40,40% dos válidos e Tarso, 32,57%. A terceira colocada, Ana Amélia Lemos (PP), havia alcançado 21,79%.

Ex-prefeito de Caxias lidera em todas as faixas
O candidato do PMDB lidera em todos os segmentos do eleitorado, obtendo vantagem maior entre aqueles com renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos (67%, ante 29% do petista) e na faixa com Ensino Superior (60% a 33%). A dianteira do
peemedebista é menor entre entrevistados com idade de 35 a 44 anos (48% a 40%) e na fatia com renda familiar de até dois salários mínimos (45% a 38%).

A avaliação de aceitação e rejeição das duas candidaturas mostra que 41% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no candidato do PT e 32% votariam com certeza. Uma fatia de 22% talvez votasse em Tarso, e 4% não opinaram. Sartori encontra menos resistência: apenas 20% não votariam de jeito nenhum no peemedebista e 50% votariam com certeza. Há ainda 25% que talvez votassem no ex-prefeito de Caxias, e 5% não opinaram.



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Reys admite dificuldades com relação à estradas

Quarta-feira-15 de outubro
Reys disse que os prejuízos em combustível e diárias se acumulam
O secretário de infraestrutura e logística Carlos Alberto Reys, admitiu esta semana que a Prefeitura de Piratini está perdendo o combate no que diz respeito a manutenção constante dás principais estradas da extensa zona rural, eterna dor de cabeça para quem administra o município em virtude de diferentes fatores.

Buracos, atoleiros, bueiros destruídos e pontes abaladas. Não é uma situação nova, mas há tempos agravada pelo sucateamento do maquinário usado para uma extensão que ultrapassa os seis mil quilômetros.

Diante da situação que não muda, sobram críticas e cobranças ao governo tucano e estas ganham maior visibilidade através das redes sociais onde são postadas diariamente imagens dos trechos mais comprometidos.
- É frustrante ver que as coisas não fluem como você gostaria. Com isso as pessoas ficam prejudicadas. Estamos cansados de realizar serviços numa semana e na mesma a chuva vem e leva pelo ralo todo o dinheiro investido em combustível e diárias para os funcionários – desabafa Reys.

Tendo nas mãos tantos problemas para resolver sem que possa contar com muitos dias de tempo seco, a secretaria optou por paralisar o chamado patrolamento em todos cinco distritos, concentrando suas ações de outra forma.

- O quarto distrito, por exemplo, já fizemos umas quatro vezes de ponta a ponta, o que dá uns 200 quilômetros, aí, vem a enxurrada, compromete pontes, destrói os bueiros, enfim, leva tudo que foi feito. Agora decidimos não atuar a pleno vapor – explica o secretário resumindo a forma com que sua pasta decidiu trabalhar atualmente concentrada em tapar buracos e realizar o chamado envaletamento, que é a desobstrução das margens.

Para que se tenha uma ideia do ritmo até então frenético na tentativa de garantir o escoamento do que é produzido, transporte escolar e deslocamento de moradores, ele aponta um número impressionante e, ao mesmo tempo preocupante já que mostra a deterioração constante das travessias.
- Em breve vou atingir dois anos à frente da pasta e, neste período já reformamos cerca de 200 vezes às pontes do município- quantifica.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ex marido agride mulher por causa de pensão

Terça-feira- 14 de outubro
A Polícia Civil de Piratini revelou nesta terça-feira que um homem de 53 anos voltou a bater em sua ex- esposa deixando nela lesões no rosto provocadas por socos desferidos no sábado, 11 de outubro.

Segundo relato da vítima de inicias D.R.B, 52 anos, a agressão ocorreu em sua casa na Rua Joaquim Teixeira Nunes, bairro Vila Nova, e teve um motivo.

O rompimento da relação ganhou a esfera judicial onde a então companheira requer um determinado valor como pensão.
Ao chegar à casa da mulher, ele após obter um sim sobre a requisição da pensão através da justiça, a empurrou e passou a desferir socos na face, o que ocasionou ferimentos.

Devido a violência empregada e a repetição do fato, o delegado Maurício Sampaio requisitou às medidas protetivas consequentes da Lei Maria da Penha e que impedem a partir de agora a aproximação do agressor.

Obras do Posto da Vila Nova continuarão paradas

Terça-feira- 14 de outubro
Fernando Taddei comunicou que a obra da Vila Nova continuará paralisada
Tudo aponta para uma espera ainda mais demorada por parte da comunidade do Bairro Vila Nova para poder contar com o Posto de Saúde iniciado no ano de 2011 e que tem como meta aumentar o índice de atendimento na saúde básica.

Na terça-feira, 14, o responsável pelo setor de planejamento da Secretaria de Saúde de Piratini, Fernando Taddei, revelou em uma rápida audiência na Câmara de Vereadores, que a única empresa, com sede em Pinheiro Machado e que aderiu a chamada licitatória, não poderá retomar devido a problemas na documentação, a obra avaliada em 240 mil reais, sendo 200 mil de origem do governo federal e 40 mil de contrapartida da prefeitura.

É a quarta vez que o executivo encontra problemas com relação ao posto, sendo o primeiro contratempo a falência da empresa vencedora da primeira licitação e que executou apenas 12% da edificação que tem de concreto apenas a fundação e parte das paredes erguidas.
Em outras duas oportunidades não houve interessado, o que motivou a prefeitura a elevar o valor na tentativa de atrair empreiteiras.

Segundo Taddei, o problema que atinge praticamente todas as obras inacabadas do município é comum e, reforçado por um fator.
- Isso ocorre em várias cidades da região. O motivo é que os valores contratados são liberados por etapas e muitas vezes o governo não cumpre com a parte que lhe cabe- revelou Taddei.


Estudante protesta sobre estrada da Ferraria

Terça-feira- 14 de outubro
Distrito da Ferraria é um dos mais castigados na zona rural
A localidade da Ferraria, segundo distrito de Piratini, pode ser apontada como um dos exemplos de péssima trafegabilidade e que todo dia provoca irritabilidade em quem na via precisa trafegar.

Já castigada pela ausência de manutenção que é de responsabilidade da prefeitura deixando por muito tempo que os buracos impeçam inclusive várias vezes por mês que o transporte escolar faça a linha com regularidade.

A estrada é o caminho para que a estudante de pedagogia, Nathália Lopes, 18 anos, possa retornar à casa dos pais, hoje com menos frequência devido ao cotidiano  da faculdade que frequenta em Bagé.

Cansada de ver às requisições da comunidade rural ser, segundo ela, ignoradas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, Nathália usa conta na rede social para protestar contra o que considera uma falta de ação do poder público.

- Há dois anos a máquina não faz a manutenção completa. Ela vem, tapa alguns buracos e retorna para a garagem na cidade ou estraga – critica a estudante que por muito tempo antes de passar a cursar o ensino superior sofreu com o quebra-quebra dos ônibus e outros veículos que realizam o leva e trás de alunos diariamente.
 - Me refiro à Ferraria, mas, em geral, todo o segundo distrito está nessa situação precária e esquecido pela prefeitura- conclui a estudante.


Em contato com o secretário Carlos Alberto Reis, este concordou em se manifestar na tarde da quarta-feira, não somente com relação ao distrito referido pela estudante, mas, sobre a retomada dos trabalhos na zona rural por parte de sua pasta após às chuvas castigarem várias localidades, na tarde