domingo, 31 de agosto de 2014

Jovem que fazia telentrega de drogas é preso

O monitoramento de um jovem suspeito de envolvimento com tráfico de drogas resultou em prisão na noite de sexta-feira (29). O flagrante foi feito pela própria titular da Polícia Civil de Canguçu, delegada Paula Vieira, na rua Getúlio Vargas, no Bairro Isabel, por volta das 19h.
O jovem de iniciais J.A., 22 anos, vinha sendo monitorado há alguns meses. Ele realizava teleentrega de drogas em uma motocicleta Biz de cor preta e foi abordado pela Polícia Civil no momento exato em que entregava a droga e recebia o dinheiro. A quantidade de droga não foi revelada. J.A. foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Etadual de Canguçu.

Junto com ele estava a namorada, a menor de idade de iniciais M.C.A., 17 anos. De acordo com a Polícia Civil, era ela quem conduzia a motocicleta. Ela foi detida e será conduzida ao Ministério Público na segunda-feira (1º). O Conselho Tutelar também foi acionado.
Além de ser acusado por tráfico de drogas, o responsável pela motocicleta também vai responder por ter permitido que uma pessoa sem carteira de habilitação conduzisse o veículo.
Fonte: Canguço On Line

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Hospital local inaugura usina de oxigênio

Sexta-feira-29 de agosto
Usina vai proporcionar uma economia de 12 mil reais por mês
Entrou em funcionamento esta semana a Usina de Oxigênio do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini. O empreendimento teve custo de 258 mil reais, verba capitalizada junto aos cofres do governo do estado pela atual gestão e, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o que vai oportunizar uma economia de 12 mil reais por mês à instituição.

Conforme Laerto Farias, diretor, com a inauguração cerca de 80% dos leitos existentes já estão sendo abastecidos não só com o oxigênio gerado pela usina, mas, também com ar comprimido.
- À medida que a estrutura do hospital aumentar, o que ocorrerá gradativamente com  as inaugurações previstas, esse percentual também vai se elevar – informou  Farias ao referir-se principalmente a colocação em atividade do novo Centro Obstétrico que será inaugurado em 10 de setembro proporcionando uma mudança na dinâmica da entidade.

Quando todo o projeto idealizado tiver a sua funcionalidade, o que tem como previsão agosto de 2015, o Conceição disponibilizará 140 leitos, o que significa bem mais que números pois serão criados consultórios médicos e também uma ala administrativa.
- Com isso estaremos dando um grande e importante passo para a mudança de classe. Hoje somos um hospital de média complexidade e, com a ala que será finalizada em dezembro e a construção de mais leitos em cima do Pronto Atendimento, gradativamente vamos passar para alta complexidade, o que nos permitirá, portanto, realizar cirurgias desta natureza – explicou.

Nesta escala está ainda à nova lavanderia que substituirá a atual já com 48 anos, portanto ultrapassada. Laerto revelou que o custo, também com verbas estaduais, será de 248 mil reais, sendo que somente a nova  lavadora custa 78 mil.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Brigada sofre com a redução de efetivo

Quinta-feira-28 de agosto
Devido a uma determinação do comando superior, é impossível extrair do responsável local informações sobre a redução drástica que o efetivo da Brigada Militar de Piratini vem sofrendo.
Sem uma reposição à altura, ou seja, sem a destinação de novos soldados para a cidade ao mesmo tempo em que outros vão para a reserva por tempo de serviço prestado, o comandante local vai ficando com cada vez menos alternativas para montar a escala da guarnição que faz a vigília e segurança do município.

Informações colhidas de forma extraoficial por nossa reportagem apontam que a situação deve piorar bem mais em 2015. Ao final do primeiro semestre do ano que vem, outros quatro sargentos devem se aposentar, mesmo número que deixou a corporação este ano.

A realidade atual da PM em Piratini é de no máximo 22 integrantes, sendo que nem todos, por motivo de força maior, fazem parte da escala diária.

Civil deve investigar esfaqueados no quinto

Quinta-feira-28 de agosto
Está sob investigação da Polícia Civil a briga ocorrida na madrugada do último domingo, 24, em uma festa no Assentamento Oito de Maio localizado no 5º distrito de Piratini as margens da BR 293 em Piratini.
As informações relativas ao episódio precisarão ser buscadas pelos agentes, inclusive quanto ao  número de feridos, já que há rumores de que uma terceira vítima teria procurado ajuda no Hospital Municipal de Pinheiro Machado.
De concreto mesmo, foram dois esfaqueados, tendo um deles 22 anos e o outro 49 anos de idade.
Uma das vítimas veio sozinha para o Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição e, junto à outra, foi encaminhada para Pelotas devido a gravidade dos ferimentos.

O inquérito aberto pela  Polícia Civil deve apontar não só a realidade do ocorrido, mas, também se a responsabilidade dos golpes de faca é apanas de uma ou mais pessoas.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Joanol é o novo presidente das ACIAS/CDL

Já tomou posse a nova diretoria da ACIAS/CDL, ato que contou com jantar de confraternização após a solenidade.

Na oportunidade, o Presidente biênio 2012/2014, afirmou estar contente com o trabalho desenvolvido, enfatizando que estará sempre junto com a diretoria nova para o que for necessário, já que teve a oportunidade de ser presidente por três vezes.

O novo presidente da entidade, o empresário Maico Joanol,(foto) afirmou ser um novo desafio ao assumir a coordenação da CDL, após o incentivo de integrantes da associação e por sentir a necessidade de fazer algo pela comunidade, não só a empresarial, mas ao município, porque indiretamente irá abranger a todos.

“O sócio hoje me deu a confirmação de confiança e eu recebo isso com muita satisfação”, ratifica Maico. “Conto com a participação dos sócios da CDL e também dos poderes executivos e legislativos, a fim de construir um diálogo onde se consiga trabalhar pelo município”, enfatiza.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Desenvolvimento abrigará Sala da da Cidadânia

Terça-feira-26 de agosto
Está em processo de implantação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Sala da Cidadania, um setor que deverá ser criado nos municípios do Brasil onde o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), conseguiu implantar assentamentos.
O projeto parte de uma parceria entre governo federal e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA, e objetiva decentralizar os tramite burocrático que ainda hoje obriga os agricultores se deslocaram para Porto Alegre para, por exemplo, fazer o recadastramento ou renegociação de dívidas.

Para o secretário da pasta, Roger Morales, (foto) disponibilizar o serviço é sinônimo de agilidade.
- Na secretaria já oferecemos a certificação e o cadastramento, mas, para o restante, o agricultor muitas vezes necessita ir à capital ou um servidor do INCRA vir à Piratini para dar andamento em seus processos, o que não será mais necessário ao decentralizarmos o serviço – explica Morales que acrescentou ser a prefeitura uma das primeiras a buscar o convênio.

Roger disse que o município tem 15 assentamentos com uma influência positiva na economia local, produzindo alimentos mais saudáveis sem a intervenção de produtos químicos e, a descentralização, acaba facilitando a vida de quem produz no campo e contribui com o comércio varejista, o que é a maioria.

- O impacto econômico causado por eles é significativo. A produção é diversificada, incluindo produção de leite e seus derivados, hortaliças, pães, biscoitos e outros – concluiu o secretário.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ciclista bate em caminhão na 07 de Setembro

Quinta-feira- 21 de agosto
Vítima encaminhada para Pelotas apresentava ferimentos na cabeça 
Um acidente que por detalhes não foi trágico, ocorreu às 12:30 desta quinta-feira, entre as ruas Sete de Setembro e Crispim Duarte Gomes, proximidades do Hotel Farroupilha. Um pouco antes do fato, uma funcionária do estabelecimento já havia alertado um menino de sete anos e seu amigo, pedindo que não circulassem de bicicleta no espaço destinado ao pedestre.

Diante da ausência de noção do perigo, o alerta foi ignorado e, pouco depois, o menino, ao concluir a descida na calçada, atravessou a preferencial e bateu na lateral do caminhão e guiado por Hélio da Rosa Pereira, 72 anos que transitava pela Rua 07 de Setembro.
- Ele escapou porque Deus quis, pois, não tive o que fazer. O garoto não parou quando terminou a calçada e, em minha opinião a gente deu sorte por eu estar trafegando devagar – relatou o condutor que ampliou:
  -Pelo que vi, se ele tivesse se chocado mais para o centro do caminhão as rodas tinham passado por cima dele – relatou Pereira extremamente nervoso.

Populares tentaram acalmar o menino enquanto uma unidade do Samu se deslocava para o local. Chorando muito, ele apresentava um visível ferimento na cabeça e, depois de atendido no Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o médico de plantão optou pela transferência para Pelotas e com isso a realização de exames mais detalhados.

O fato além de servir de alerta, abre outra vez a discussão sobre o trânsito de bicicletas na calçada e a orientação dos pais para com seus filhos sobre o assunto.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Unânime: Câmara derruba veto do executivo

Quarta-feira-20 de agosto
Por unanimidade, o legislativo piratiniense derrubou na sessão da terça-feira, 19, o veto do prefeito Vilso Agnelo à uma emenda parlamentar de autoria do vereador oposicionista Cláudio Dias, PMDB, aprovado na casa em 22 de julho deste ano, data em que o projeto do executivo 26/2014 onde o objeto é o Funprev, também foi aprovado na casa.
Dias usou o aval dado à sua emenda como argumento para que as demais bancadas de situação mantivessem a coerência e derrubassem o veto, ou seja, uma vez a favor, não teriam os demais pares como mudar de opinião.
Com a ausência de Mauro Castro, PMDB, ocorreu à votação secreta que permitiu a promulgação da emenda do peemedebista.

Ao defender sua sugestão ao projeto do executivo disse:
- Eu inclusive abordei o tema com o presidente da comissão do Funprev que deu seu aval à emenda e obtive o parecer jurídico favorável da câmara, assim, não consigo compreender um veto para algo em minha opinião muito simples -

Em síntese, emenda de Cláudio Dias altera o parágrafo 6º do artigo 1º da Lei. o que serviu de justificativa para o mesmo. Após a contagem dos votos o líder da bancada acrescentou:
- Não existe motivo para essa atitude do executivo que me surpreendeu. Felizmente os demais vereadores tiveram o bom senso ao derrubarem o veto – concluiu.

A emenda apenas modifica o parágrafo 6º do artigo 1º da Lei, algo que constava na justificativa do mesmo. "Fiquei muito surpreso, pois não existem motivos para essa atitude. Felizmente, meus pares tiveram o bom senso e derrubaram esse veto", salientou.


Brigada recupera ovinos sumidos no Sandi

Quarta-feira-20 de agosto
Animais foram localizados próximo a sua propriedade de origem
Contrariando as estatísticas que são quase sempre favoráveis aos larápios, na quarta-feira, 20, a Brigada Militar conseguiu recuperar oito ovinos que haviam sido furtados da propriedade de Francisco Ulguim, localizada no Cerro do Sandi, 1º distrito de Piratini.
Os animais haviam sido furtados no dia 09 de agosto e, diferentemente do que é comum em casos como este, o dono e nem a polícia encontram rastros que os mesmos haviam sido mortos e destroçados no local.

Para o sumiço das sete ovelhas e um carneiro, matriz do rebanho avaliado em mil reais, a explicação foi encontrada em outra propriedade próxima a da vítima. Nela, todos os animais foram localizados e posteriormente identificados pela Inspetoria Veterinária como sendo de Francisco Ulguim.

Em entrevista à rádio Nativa, Ulghim afirmou que foi em busca para recuperar seus animais, onde inclusive esteve em vários locais suspeitos. Ele conversou com nossa reportagem, com exclusividade e afirma que sempre acreditou que recuperaria seus animais, porque ele investiu sempre em ovinos de boa qualidade, em genética.
“Eu custei muito a adquirir e a gente sabe o quanto custa para manter a produção”, afirmou Ulghim.

O suspeito de ter praticado o furto, tem 24 anos e não teve seu nome divulgado pela Polícia Civil. Ele, que está colaborando com as investigações, não foi preso por ter ficha policial limpa, mas, admitiu não ser criador e alega que os ovinos apareceram em seu campo. 
Foto: Joseane Duarte

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sérgio dá explicações sobre Ong e Prefeitura

Terça-feira-19 de agosto
Os debates em torno da Ong Amigo do Bicho continuam no legislativo municipal de Piratini- Depois de denunciar que a instituição mantém dois funcionários em regime de trabalho escravo por pagar R$ 300,00 mensalmente a cada um não fornecendo ainda o Equipamento de Proteção individual, (IPI) para que a limpeza do Canil Municipal seja feita diariamente, o vereador Marcial Guastuci, PMDB, ouviu nesta terça-feira explicações da Prefeitura Municipal a quem acusou de convivência na questão.
Sérgio Castro, PDT, foi o encarregado do desagravo que integrou inclusive, a cópia de um ofício assinado pelo secretário municipal de saúde, Diego Espindola, que em maio como ele mesmo classificou, “apertou” a ong sobre a condição do casal que atua na higienização.
- Tenho em minhas mãos um oficio de maio de 2014, assinado pelo secretário solicitando informações sobre o vínculo empregatício desses funcionários, cobrando os comprovantes que o ateste e, em caso não possuir, o secretário de saúde cobra que sejam exonerados pela ilegalidade da prática – externou Castro que entende ser o documento uma prova de isenção da prefeitura.

O vereador também adicionou às suas exclamações, os valores repassados mensalmente à ong para a manutenção do canil.
- São R$ 2.500,00 em dinheiro mais cerca R$ 1.700,00 repassados em ração para a alimentação dos cães – finalizou.

Procurou esclarecer- 2.500 e mais mil reais em ração- mês- na sessão passada seria responsável pela contratação dos funcionários- 

Daniel pede reformas no Ginásio Municipal

Terça-feira- 19 de agosto
Em dias de chuva forte o Ginásio Municipal apresenta suas armadilhas para àqueles que pagam para usar o local por 60 minutos e, com isso, podem  praticar o lazer jogando futsal.
Em vários pontos do perímetro da quadra, goteiras deixam o piso parque molhado o que é um grande risco para quedas onde geralmente a nuca do atleta é o ponto do corpo mais exposto ao bater no chão.
Em sessão do legislativo, o vereador Daniel Morales de Moura que também usufrui o local uma vez por semana deu o alerta e pediu providências para a secretaria competente.
Morales de Moura apontou também as deficiências na iluminação já que muitas das lâmpadas se encontram permanentemente queimadas ou sem funcionamento, fator que colabora para aumentar o nível de insegurança entre os que jogam.
- A carga horária está sempre lotada, assim, entendo que é preciso fazer uma reforma urgente, pois, além dos problemas citados tem ainda partes do piso que estão soltas o que aumenta o perigo – disse o vereador.

Gomes quer guarda municipal para Piratini

Terça-feira- 19 de agosto
Pelas ações autorizadas e executadas em municípios que a implantou, à Guarda Municipal é dado em alguns casos, poderes semelhantes ao da Brigada Militar, como o de realizar a prisão em flagrante por exemplo. Mas, como Piratini inegavelmente é uma cidade pacata, o que levou na sessão da terça-feira o vereador Gilson Gomes, PP, a pedir que uma guarnição neste sentido seja criada no município, são os alarmantes e repetidos atos de vandalismo que danificam ou destroem o patrimônio, seja ele público ou privado.
O tema integrou o debate de outro importante ponto neste sentido, que é a implantação de câmeras de vigilância em ambiente interno, o que em alguns casos já existe, mas, também em área externa das agências bancárias, lotéricas e outros estabelecimentos, onde o autor é o pedetista Sérgio Castro.

Com relação a Guarda Municipal, Gomes disse que se abre neste momento um processo de discussão onde ele quer estar à frente quando o assunto for parar na mesa do executivo.
- Vou ser um batalhador. Pretendo fazer contato com o gabinete e sentar com o prefeito Vilso Agnelo para num esforço ver o que é possível fazer neste sentido – disse Gilson Gomes que enfatizou ser essa uma forma de coibir o vandalismo.

- O que se vê hoje é um esforço da administração municipal para revitalizar uma praça ou um prédio público, mas, poucos dias depois, tudo que ali se investiu vai por água abaixo. Entendo que, a partir do momento que tivermos uma guarda desta natureza fazendo a vigilância do que é público, mas, também privado, isso inibirá a ação dos vândalos – acredita.

Pecuarista salva tamanduá no Caneleira

Terça-feira- 19 de agosto
Assustado, o filhote Tamanduá foi levado pela Patrulha Ambiental
A semana foi de surpresa para o pecuarista João Carlos de Araújo, que concentra seu trabalho em na propriedade localizada no Passo da Caneleira, 1º distrito de Piratini. Ao ouvir os seus seis cães latirem dando o alerta de que algo fora do comum estava ocorrendo, foi verificar e se deparou com um assustado tamanduá tentando defender-se da investida dos cachorros.

- Quando eu vi do que se tratava afastei meus cães, peguei o tamanduá e trouxe pra casa, mas, na investida levei uma unhada grande, nada que não se recupere- recorda Araújo que ganhou um belo arranhão provocado pelas garras do animal no momento da captura providencial-

Em entrevista à jornalista Joseane Duarte, da rádio Nativa FM, disse que a partir daí, passou a buscar orientação junto há diversos órgãos para saber como proceder diante do inesperado  visitante.
- Eu não sabia o que fazer,  o que dar para ele comer, então, comecei uma verdadeira via sacra para conseguir ajuda. Liguei para o IBAMA, universidades e só ouvi que não era com eles. Finalmente a Patrulha Ambiental me atendeu e consegui entrega-lo e, com isso, veio a certeza de que ele vai voltar para o seu habitat natural – disse, satisfeito, o pecuarista ao fazer a entrega na manhã da terça-feira, 19, à Polícia Ambiental.

Araújo contou que é a segunda vez que um tamanduá aparece em sua propriedade, mas, infelizmente para oda espécie Bandeira, ameaçado de extinção, o final não foi o mesmo já que quando ele chegou, tanto o empregado quanto os cães já haviam matado o bicho.

Conforme o soldado Nunes, o tamanduá que ainda é um filhote, será entregue para o Núcleo de Habilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas.
- Ele vai passar por uma bateria de exames e, se constado que tem condições de saúde plena será reintegrado a fauna silvestre.

Quanto a espécie, Nunes informou que em um primeiro momento o capturado não é um Bandeira, mas, que isso só poderá ser determinado pelos biólogos e veterinários do núcleo.
Foto: Joseane Duarte

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Trânsito: Acidente mata candiotense na BR 293

Segunda-feira- 18 de agosto
Mais dois acidentes com morte foram registrados na Região Sul do Estado. Na madrugada desta segunda-feira (18), às 02:45, a vida teve  fim para Huélinton Fagundes Gomes, 28 anos e natural de Candiota. O  motorista estava em um Astra branco e saiu da pista capotando seu o veículo na   BR-293, na altura do quilômetro 120, em Pinheiro Machado, sentido       Pelotas-Bagé.
Pelo levantamento feiro pela Polícia Rodoviária Federal, Huélinton não estava usando o cinto de segurança e provavelmente dirigia em alta velocidade, fatores primordiais para a sua morte já que seu corpo foi arremessado para fora do carro chocando-se com o asfalto. 
Um veículo Corsa vermelho que estava no mesmo sentido acabou colidindo no Astra. Para o trabalho dos peritos do Departamento Geral de Perícia, a pista ficou totalmente bloqueada até as 07:45 desta manhã.

São José do Norte.
Às 20h de domingo, a Brigada Militar (BM) de São José do Norte atendeu ocorrência de acidente de trânsito onde o motorista de Fiat Strada, com placas de Santa Catarina, colidiu na traseira de um caminhão do tipo Romeu e Julieta. O acidente aconteceu há 12 quilômetros do centro da Cidade, em direção à BR-101. A BM não divulgou no nome da vítima que morreu no local.
Colaboração: Blog Eigatemaula

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Guastuci denuncia trabalho escravo na Ong

Quinta-feira- 14 de agosto
Na reunião do legislativo realizada na quarta-feira, 13, o vereador Marcial Guastuci, alicerçado em uma denúncia do casal Antônio Silva e Rosane Ferraz, levou a plenário uma situação, segundo ele, de trabalho escravo a que ambos são submetidos  ao serem contratados pela Ong Amigo do Bicho para atuarem no Canil Municipal.
A reclamação do casal é quanto ao salário pago pela entidade, R$ 300,00 para cada um, e a ausência total de equipamentos de segurança como máscara, luvas e avental, para serem usados na limpeza diária do local.
- Isso é muito grave sob o ponto de vista moral e legal. Embora o canil seja gerenciado por uma ong, ela recebe repasse mensal da prefeitura, logo, esta também é responsável – disse Marcial.

No requerimento ao executivo pedindo a mudança da situação, ou seja, além da carteira assinada também o pagamento imediato de um salário mínimo nacional para cada integrante, o vereador denuncia que isso já ocorre há oito meses e que a demissão não pode ser a saída.
- Eles ganham juntos, menos de um salário para limpar fezes, dar remédio e alimentação aos cães. Isso para mim é trabalho escravo, e é sim uma atividade insalubre, o que a fundadora da ong não concorda. O casal precisa estar no meio de cães confinados que estão  perdendo o pelo e o couro e, acredito que não há médico sanitarista que não ateste a insalubridade- disse Guastuci que amplia: Após a denúncia, demitir e colocar no lugar outros nas mesmas condições não é a solução-

Karla Kramp, fundadora da entidade em Piratini, disse ser absurdo o apontamento de trabalho escravo.
- Eles ganham R$ 300,00 cada para trabalharem uma hora e meia por dia. Proporcionalmente, com relação ao salário mínimo, poderiam trabalhar até três horas por este valor – argumenta.

Com relação ao EPI, Equipamento de Proteção Individual cobrado, tanto por Antônio e Rosane, como pelo vereador, Karla argumenta que a obrigação de fornecer este material é da prefeitura e, que inclusive, com relação a obrigações, já há uma decisão da justiça que determina isso.

- Eu não entendo o motivo da prefeitura não dar o equipamento, mas eles tem sim luvas e botas de borracha. compradas por nós. Entendo que neste caso então deveria sim, ser então denunciada à situação daqueles que trabalham no lixão da cidade que nem mesmo uma luva recebe. Com relação ao vereador, ele deveria era cobrar a construção do novo canil já determinado pela justiça – alfineta.

Acabam as transferências de sessão da Câmara

Quarta-feira- 14 de agosto
Dias pediu nova mudança, mas, ao não ser atendido, pediu que a lei seja cumprida
Principalmente em 2014 e, por diversas vezes, a reunião Ordinária da Câmara de Vereadores que já teve como dia fixo às segundas-feiras passando depois para às terças-feiras, às 14h, foi transferida para outros dias da semana e, em alguns casos para turno inverso ao normal.
Como não havia uma anterior e significativa divulgação nos meios de comunicação informando a mudança, isso visivelmente atrapalhava não só a presença da comunidade nas discussões do legislativo, mas, também, a cobertura da imprensa.

Esta semana, novamente, a reunião ocorreu na quarta-feira, à tarde, e, nela, um novo pedido de transferência da próxima partiu da bancada do PMDB através do vereador Cláudio Dias que solicitou, devido a uma consulta médica do colega Mauro Castro, a  mudança da reunião do dia 19 de agosto para outro dia da semana.
O requerimento de Dias serviu para que o presidente da casa, Renan Cunha desse um basta às alterações.
- Informo que a partir de hoje às sessões não sofrerão mais mudanças, pois, o nome já diz: reunião ordinária, então, em detrimento do que reza a lei e a ordem não haverá mais transferências e, se um ou outro vereador tiver um compromisso médico por exemplo, que apresente seu atestado – determinou.

Dias, líder da bancada peemedebista , acatou a decisão e retirou o requerimento, mas, o justificou.
- Sabemos que há dia e hora certos para a reunião, mas, o que me motivou a pedir a transferência é que esta é uma prática de praxe entre os parlamentares. Aceito a decisão, retiro o pedido, mas, que de hoje em diante não comecemos a fazer tudo de novo e passemos a seguir à risca o que diz a lei – pediu o vereador, baseado no que até então vinha ocorrendo com todos os vereadores sem exceção que, a cada vez que tinham um compromisso particular em dia de reunião, requisitavam a transferência da mesma.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Person é absolvido pela morte de Saldanha


Quarta-feira- 13 de agosto
Junto ao defensor, Person ouviu a decisão da absolvição 
O  Júri formado por sete membros da comunidade de Piratini absolveu no inicio da tarde da quarta-feira, 13,  Person Rodrigo Lopes da acusação de homicídio qualificado contra Gilmar Silveira de Souza, micro empresário atingido por Person com um tiro no peito em junho de 2011, quando este, provou a defesa feita pelo advogado Antônio Ernani da Silva Filho, invadiu a residência onde morava sua ex- mulher, Josiele  de Lima.

O placar foi de 5x2 votos, decisão que certamente teve a influência do fator surpresa do julgamento ocorrido na Associação Atlética Banco do Brasil.
Ainda pela manhã, quando usava o seu tempo para agir na acusação, o promotor de justiça José Olavo Passos pediu de forma veemente a absolvição do acusado.

- O que me levou a fazer isso foi o convencimento das provas ou falta delas, contidas em todo o processo. O que a comunidade fala ou acha fora dele não importa e, sim, o que ali está contido. O Ministério Público viu que toda prova era de indicativo de legítima defesa. Não há um só elemento no entendimento da promotoria que não aponte para que a conduta do réu não tenha sido para se defender.

O defensor de Person comentou a decisão e a conduta do promotor.
- Esse processo era de uma  escancarada legítima defesa. Uma pessoa que próximo às 5h da manhã invade a casa da então companheira já tendo uma semana antes dado uma grande surra na mesma e que a colocou no hospital, não obedecendo assim o que reza as medidas protetivas impostas pela justiça, dá o direito de quem está dentro da casa de se defender. O promotor reconheceu isso e os jurados também – disse Silva Filho.

Ao final do julgamento que reuniu cerca de 150 pessoas na AABB, Person foi limitado nas palavras ao comentar a decisão dos jurados.

- Estou feliz por ficar livre, mas, lamento pelos familiares da vítima. Nunca me passou pela cabeça fazer isso, mas, naquela situação, não havia outro jeito- disse.

Órgãos se unem para debater a família

Magistrado estará entre os palestrantes
O seio que ainda deveria servir de alicerce para a formação de nossa personalidade, inserção social e ponto de partida para soluções de conflitos e problemas, mas que na visão do juiz da comarca de Piratini Alejandro César Rayo vem se dissolvendo nos últimos 30 anos, será tema de um evento promovido na próxima quarta-feira, 20, na Sociedade Recreio Piratiniense.

Aberto ao público, o “Conversas abertas sobre família” é uma realização de diversos órgãos do município, entre eles, o Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, CRAS, CAPS e Casa da Acolhida Mãe Gestante.

Segundo Rayo, o objetivo é o debate e a prevenção de qualquer tipo de situação negativa que atinja a convivência das pessoas.

- Neste momento de modernidade que estamos vivendo a família que era um núcleo rígido e a base de todos, percebe-se que se dissolve, o que gera inúmeros conflitos por não podermos em muitos casos contar  com bons exemplos, o que se reflete em várias áreas como na escola e nas relações como um todo que ficam mais conturbadas. A família é a essência para se evitar – disse o magistrado.

Os promotores esperam uma presença significativa da comunidade, o que vai facilitar a interatividade com os palestrantes e permitir que muitas situações que geralmente acabam em delegacias de polícia ou em salas de audiências sejam evitadas.


terça-feira, 12 de agosto de 2014

Acusado nega tiros e tráfico de drogas

Terça-feira-12 de agosto

Na manhã da quarta-feira, 13, o pecuarista Cléber Cardoso Madruga, 49 anos, acusado pela Polícia Civil de tráfico de drogas e de tentativa de homicídio contra um inspetor que integra a equipe da delegacia local, vai se apresentar às autoridades e, depois de ouvido será encaminhado ao Presídio Regional de Canguçu permitindo com isso o cumprimento do mandando de prisão expedido pela justiça.

Horas antes de se entregar, ele recebeu nossa reportagem com o objetivo, segundo ele, de dar a sua versão sobre o  ocorrido dia 06 de agosto em sua propriedade no 1º distrito.
O fato aconteceu após incursão dos policiais civis que, também baseados em escutas telefônicas buscaram flagrar a venda de entorpecentes na zona rural.
- Não existe isso que eles estão me acusando. A movimentação em minha casa se dá devido a amigos que me visitam para fazermos jantas e bebermos. Nas escutas deles, garanto que não há nada relativo ao tráfico – garante Cléber que admite apenas conhecer drogas como crack e cocaína.

Quanto a acusação de ter tentando alvejar um dos agentes, ele afirma não ter atirado e que nem mesmo estava armado no momento em que recebeu a voz de prisão.
- Foram dezenas de tiros, todos disparados por eles. Quando eu ouvi os gritos deles eu fugi para o campo. Estava desarmado- reafirma o acusado.

Com relação à arma apreendida pelos policiais no interior da residência, ele contou pertencer ao seu pai e, que a luneta também encontrada era usada para melhorar a mira em uma arma de pressão que possui.

Para a farda da   Brigada Militar apreendida, apresentou sua versão:
- Ela deve estar a uns 10 anos comigo e nunca a usei. Ganhei de amigos quando trabalhei no município de Pinheiro Machado -
Ele finalizou dizendo que a decisão de se entregar é para que os fatos sejam esclarecidos.
Assista a versão do acusado em vídeo

Justiça acolhe e esposas continuam no cargo

A 2º Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu a favor da Prefeitura de Piratini quanto ao pedido de exoneração imediata de Vera Lúcia Ávila da Silveira Gomes, que dirige a Biblioteca Municipal e casada com o vereador do PP, Gilson Gomes e de Alexandra Tunes Godinho, casada o vereador Sérgio Castro, PDT e que atua no Tele Centro Municipal de Informática.

A requisição de afastamento foi do Ministério Público que entende ser um caso explícito de nepotismo cruzado e acusa os envolvidos de troca de favores políticos já que os parlamentares citados são da base governista.
O favorável ao efeito suspensivo, onde o autor é o Setor Jurídico da Prefeitura de Piratini, é assinado pelo Desembargador Ricardo Torres Hermann, relator do processo.
Na decisão, Hermann alega que as contratações não trazem qualquer prejuízo ao município e que as contratadas desempenham suas funções com zelo, habitualidade e eficiência.

Desta forma, ambas permanecem em seus cargos até que seja julgado o mérito da questão.

MP terá Motor Home na Semana Farroupilha

Terça-feira- 12 de agosto

Unidade ofertará cartilhas, debates e palestras durante três dias
A promotora Cristiana Chatikin, que responde pela comarca de Piratini, informou esta semana que o Motor Home, uma unidade itinerante do Ministério Público, MP, se fará presente na Semana Farroupilha de Piratini dias 15, 16 e 17 de setembro no Centro de Eventos Erni Pereira Alves.

Recentemente, a unidade participou da Copa do Mundo FIFA em Porto Alegre, e, no município atuará principalmente em uma campanha de divulgação com relação às eleições 2014, e no consumo precoce e perigo do álcool por crianças e adolescentes. A proibição da venda  droga lícita para estas faixas, inclusive na festa, será foco de cartilhas, aconselhamentos e palestras.

Para Chatikin, no caso do álcool, a iniciativa fomenta a conscientização das pessoas.
- Acredito que principalmente dos pais, muito deles negligentes e omissos em informar aos seus filhos sobre o assunto. Acabam desde cedo inserindo a droga na própria família ao achar que durantes o churrasco de final de semana, por exemplo, a cerveja faz parte do lazer, não separando o risco que estão correndo ao apresentar a bebida aos filhos – exemplificou a representante do MP.

Outro tema abordado com a presença do Motor Home da justiça será a realização dos rodeios e todas as regras que o cercam.
A promotora lembra que em edições passadas da atividade campeira e cultural gaúcha, já houve registro de problemas neste sentido. Ela frisa que há toda uma regulamentação que disciplinam os rodeios que nem sempre é respeitada.


- Quem promove deve conhecer e cumprir o regramento exigido como os detalhes que cercam a autorização e medidas da pista, informação com a devida antecedência ao Movimento de Tradições Gaúchas- MTG, presença de veterinário responsável, ambulância  e outros requisitos legais – detalha a promotora que amplia dizendo que tanto quem vai assistir quanto os animais que vão participar, tem o direito de serem bem tratados.

Saiba Sobre o Calendário e valor do PIS 2014

Para que haja um maior controle do saque do PIS pelos trabalhadores credenciados, foi criado um calendário para pagamento. Com ele, o trabalhador pode verificar quando o valor do PIS estará disponível para saque.

Calendário PIS 2014

Nascidos em
Recebem a partir de
Recebem até
Julho
15/07/2014
30/06/2015
Agosto
22/07/2014
30/06/2015
Setembro
31/07/2014
30/06/2015
Outubro
14/08/2014
30/06/2015
Novembro
21/08/2014
30/06/2015
Dezembro
28/08/2014
30/06/2015
Janeiro
16/09/2014
30/06/2015
Fevereiro
23/09/2014
30/06/2015
Março
30/09/2014
30/06/2015
Abril
14/10/2014
30/06/2015
Maio
21/10/2014
30/06/2015
Junho
31/10/2014
30/06/2015
Conforme observado na tabela acima, os pagamentos do PIS terão início no mês de julho terminam em junho de 2015. É preciso ficar atento ao calendário do PIS 2014, já que o abono salarial não fica disponível para saque o ano todo. O valor do PIS é o mesmo do salário mínimo atual. Em 2014, o valor do PIS será de R$724.

Cálculo do valor

Existe um cálculo para a definir quem tem direito em receber o PIS 2014. A fórmula é simples e permite que qualquer cidadão descubra se pode receber o abono salarial, veja aqui como fazer.
 Onde sacar o PIS
O pagamento do PIS pode ser realizado por diversos meios, respeitando o calendário e as regras do benefício.