quarta-feira, 30 de abril de 2014

Após arrastar sua esposa, homem é libertado

Quarta-feira-30 de abril
Advogado expõe argumentos para reverter a prisão provisória: "não é necessária nem recomendável
Durou menos de 12 horas a prisão de um suspeito de provocar lesões corporais contra sua mulher. Detido em flagrante no final da noite de domingo, M.R.N.P., de 41 anos, foi encaminhado na segunda-feira (28), às 5h, ao Presídio Estadual. O casal estava em processo de separação.

Na final da tarde, a Justiça aceitou o pedido de liberdade provisória protocolado pelo advogado Laureano al Alan Neto, que defende o agressor. No despacho, a juíza Graziella Casaril Tonial expediu o alvará de soltura, porém impôs medidas cautelares.

M.R.N.P. deverá comparecer mensalmente ao Fórum e não poderá se aproximar a uma distância inferior a 100 metros da vítima, de seus familiares ou testemunhas. Ele também não poderá entrar em contato, por nenhum meio, com essas pessoas.
– O descumprimento das medidas ora impostas acarretará sua prisão preventiva – diz o documento.
Liberado do presídio no final da tarde de segunda, o suspeito responderá em liberdade ao inquérito por lesão corporal e cárcere privado.

Entenda o caso
No dia 7 de abril a Justiça indicou uma medida protetiva em favor da vítima, que havia sido agredida por seu esposo. Conforme o advogado do indiciado, a medida perdeu sua validade dias depois, diante da aceitação da mulher em se reaproximar do acusado. Neste domingo (27), o agressor teria recebido um telefonema da vítima, que queria conversar. O encontro ocorreu na casa de uma amiga da mulher.

– Num determinado momento eles passaram a discutir. Na oportunidade, [o agressor] arrastou a vítima pelos cabelos e colocou-a no interior de seu veículo para conversarem em um lugar reservado. Porém, após agredi-la, esta fingiu ter desmaiado – relata o advogado.

A Brigada Militar chegou a ser acionada e localizou o envolvido. Depois, a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro para atendimento, sendo liberada após ser medicada.

Para sustentar a o pedido de liberdade provisória, Alan Neto argumentou que as agressões anteriores contra a vítima são “relativamente espaçadas e não permitem concluir que o acusado esteja em progressão criminosa”. Ele defende que a melhor alternativa a ser tomada é o processo de separação, já que foram esgotadas todas as tentativas de reconciliação entre o casal. Manter o suspeito na cadeia, segundo argumentou, não seria conveniente para o acusado nem para a sociedade.

– O recolhimento precoce ao cárcere há de levá-lo ao convívio de pessoas com mais experiência criminal e dificultar sua tão desejável recuperação. Ou seja, a prisão provisória não é necessária nem recomendável – defendeu.
Com as informações: Canguçu Online

Castro diz que Vilso deve entregar a prefeitura

Quarta-feira- 30 de abril
Ser vereador de oposição na opinião da totalidade da bancada do PMDB, quase nunca é tarefa fácil.
Com a minoria na casa, a oposição esbraveja, usa de todo o seu poder de convencimento durante as oratórias, mas, ao menos nesta gestão iniciada em 2013, ainda não obteve sucesso na aprovação de projetos de sua autoria ou conseguiu impedir que ações executivas recebessem o aval da casa.
Essa arrenegação com o governo ficou evidente na sessão da terça-feira, 29, quando o vereador Mauro Castro,(foto) ao usar a palavra tornou público seu descontentamento com o prefeito Vilso Agnelo que, segundo sua opinião, tem tornado difícil a vida dos legisladores oposicionistas.

- Eu sou atacado e cobrado por pessoas em locais públicos e que recorrem a nós para solucionar problemas em suas ruas, distritos ou de acesso as suas propriedades, pedidos estes que transformamos em requerimentos aprovados nesta casa, mas não executados pela prefeitura – desabafou Castro.

Por ser um vereador oriundo da zona rural, a maioria dos pedidos do parlamentar se referem à manutenção de estradas assim, ele abriu um parêntese para defender o titular da pasta de infraestrutura e logística e alfinetar o prefeito Agnelo.

- O Carlos Alberto Reis faz o que é possível com os recursos que dispõe, mas, de nada adianta se o prefeito não tiver boa vontade.
 Recentemente eu e os produtores do terceiro distrito tivemos uma reunião com ele e pouco adiantou, já que ainda há toneladas de soja sem que se tenha condições de escoar – disse Castro para logo a seguir emendar:

- Ele deveria olhar mais o homem do campo que é de onde vem a comida e o desenvolvimento para o município e, se não tem capacidade administrativa, então que entregue a prefeitura
para outro administrar -




CEEE: Subestação Piratini concluída em 2016?

O assunto em questão por sua importância, poderia ter despertado maior interesse e presença da comunidade, inclusive do meio empresarial, mas, pode ser classificada como pífia a participação na audiência pública requerida pelo PMDB com a gerencia regional da CEEE, realizada na terça-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Piratini.
Para sanar as dúvidas e ouvir as reclamações dos parlamentares e da assistência quanto ao déficit de energia no município, o gerente Cláudio René Luís Manso,(foto) que creditou os inúmeros apagões durante o último verão devido a manutenção na Usina de Candiota que também alimenta a distribuição local.

- Nós temos uma dependência energética dessa usina e, devido a esses reparos em Candiota, para  evitar o colapso não só em Piratini, mas em outras tantas cidades da região, a Organização Nacional de Sistema, (ONS) traçou um plano para preservar a energia e com isso uma menor quantidade da mesma para distribuição – explicou  Manso.

O gerente também anunciou a compra e a destinação de um caminhão para o município, este  atenderá as demandas emergênciais e cada vez mais comuns, principalmente na zona rural, devido a sua extensão, e ao desrespeito de proprietários que plantam, por exemplo, eucaliptos próximos da rede de alta tensão.  Enquanto o veículo não chega o serviço é feito com um caminhão que pertence a Canguçu.

Manso detalhou valores relativos à notícia animadora revelada na semana passada pelo Governo do Estado que anunciou a construção de uma subestação em Piratini, projeto que se sair do papel pode significar o fim dos problemas e prejuízos frequentemente causados pela ausência da luz.

- Serão 15 milhões investidos na construção da subestação, mas, não somente isso. Serão gastos outros 23 milhões nas linhas de transmissão e o mesmo valor em alimentadores – quantificou o gerente que deu como prazo para a entrega da obra o segundo trimestre de 2016.

Com relação ao reforço da equipe, ou seja, recursos humanos, ele entende que no momento não há necessidade já que o quadro à disposição atende a demanda existente.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Chineses voltam a olhar o carvão de Candiota

Terça-feira- 29 de abril

O vice-presidente da China Western Power Industrial Co. Ltd (CWPC) Li Hong externou o interesse da empresa multinacional em investir em Candiota em visita nesta terça-feira (29).
Hong e a comitiva de investidores, foi recebido pelo superintendente da Mina de Candiota da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engenheiro José Fernando Oliz.

Atraídos pelo potencial carbonífero do Estado que possui 28 bilhões estimados de carvão mineral, sendo 1,7 bilhões (já medidos) em áreas da CRM, os investidores visitaram a unidade junto a investidores de uma empresa brasileira de engenharia a ETM e a ainda a chinesa AMP Construção Portuária Ltda.  

O grupo visitou áreas onde se possibilitaria a instalação de uma usina de 1,2  mil MW tendo interesse em cerca de 200 hectares. Hong informou que a usina, se instalada no município, poderá consumir 800 mil toneladas de carvão por mês e consultou a possibilidade de ter a CRM como fornecedora. “Viemos da China para buscar mais informações e estabelecer a viabilidade do investimento”, acentuou o vice-presidente que acrescentou que a CWPC produz diretamente mais de 10 mil megawatts/ano com quatro termelétricas na China.

O superintendente acompanhando dos gerentes de mineração e beneficiamento, engenheiros Paulo Fernandes e André Felipe Rodrigues respectivamente, visitou com o grupo a mina da Companhia e o britador/moega. Oliz garantiu que a CRM é capaz de fornecer o volume supracitado desde que estabelecidos em contrato ajustável ao tempo de obra. “Já conhecemos os projetos que contemplam Candiota e por isso estamos sondando a cidade”, complementou o vice-presidente.

 Esta é mais uma possibilidade que se apresenta, sendo que foi uma empresa chinesas a responsável pela construção da Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici e que o país vem demonstrando intenções ostensivas de investir na Capital Nacional do Carvão. Ano passado o presidente da CRM, Elifas Simas, governador do Estado Tarso Genro, prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador e demais autoridades do Rio Grande do Sul, estiveram na China apresentando o potencial do carvão gaúcho o que começa com esse tipo de interesse a demonstrar resultados e atrair investidores.

Pronatec forma mais 42 alunos em Piratini

Terça--feira- 29 de abril
Quarenta e dois novos alunos se formaram pelo Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, Pronatec, formou duas novas turmas na segunda-feira, 28, em cerimônia realizada no Centro de Referência e Assistência Social, (CRAS),  onde foram ministradas as aulas para 22 alunos do curso de operador de caixa e 20 de vendedor de um total de 45 inscritos havendo portanto apenas três desistências.

As qualificações são ofertadas a pessoas de baixa renda e são decorrentes de uma parceria entre o Governo Federal, Prefeitura de Piratini e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC.

- Nosso alvo são aqueles que integram o programa Bolsa Família, mas também contemplam os que estão recebendo o Seguro Desemprego pela segunda vez e os que estão tendo com renda valores originários do Auxílio Doença – detalhou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Paula Almeida.

Ela frisou que novamente se observou uma presença significativa de jovens que agora estão qualificados para o mercado de trabalho e de mães que para não faltarem aos cursos contaram com a compreensão dos professores.

- Foi comum ver mães frequentarem as aulas junto com os filhos, todos pequenos, e os monitores se mostraram flexíveis neste e em outros sentidos, o que viabilizou a conclusão do aprendizado – completou Paula.

A secretária salientou ainda não só a gratuidade da formação, mas, também o auxílio que os formandos recebem como estímulo, vale alimentação e  vale- transporte, este último, devido a reduzida área urbana do município, teve seu valor transformado em alimentos o que totalizou em média R$ 350,00 por aluno.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Prefeitura promete fechar cratera na Rui Ramos

Segunda-feira- 28 de abril
Buraco aberto pela prefeitura está impedindo acesso à ERS 702
A equipe do secretário de Urbanismo e Serviços Públicos Carlos Miguel de Ávila Porto, começou as obras para  fechar a imensa cratera aberta pela prefeitura no asfalto da Rua Ramos, Bairro Vila Nova, e que há semanas impede a passagem de veículos leves e pesados neste que um dos três pontos de acesso à RS 702.
O buraco, agora com cerca de 3,5 metros de profundidade e não menos que 08 de largura, é consequência das fortes chuvas do mês de março quando o município registrou 700 milímetros em 30 dias.

As enxurradas que já eram comuns no local e partiam de um terreno baldio a beira do asfalto, ocasionou o rompimento da tubulação subterrânea sendo assim, necessária a escavação para encontra-la e com isso fazer os reparos.

Na margem seguinte, moradores que tem suas casas bem abaixo do nível da rua, estão preocupados com um novo rompimento que pode vir a não só alagar suas residências, mas, também comprometer as estruturas das mesmas.

Conforme ainda Porto, como a prefeitura não dispõe de equipamentos para fabricar e aplicar o asfalto, a área destruída pela água não será reposta com o mesmo material e sim, com uma base de concreto.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Homem do machado está na cadeia em Canguçu

Sexta-feira- 25 de abril
Não respeitar as medidas protetivas originárias da Lei Maria da Penha e  impostas pela justiça por ter, segundo sua esposa, tentando agredi-la com um machado em 19 de abril, rendeu para Valdoci Vieira, 35 anos, uma cela no Presídio Regional de Canguçu para onde foi levado por policiais após aproximar-se da companheira mesmo ciente das consequências que isso originaria.
Segundo a mulher, Valdoci, o agressor, tentou ingressar a força na então residência do casal e, para isso, teria desligado a fonte de energia.

Ele ganhou destaque na imprensa local não só pelas possíveis ameaças com o machado à mulher, mas também pelo estado de embriaguez que apresentava em frente à Delegacia de Polícia Civil, local que além de ameaçar dormir, também negou a agressão e justificou a bebedeira devido a vitória de seu time, o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Idoso é preso com duas armas no Interior

Sexta-feira- 25 de abril
                                             Especial Joseane Duarte
Armas apreendidas com o idoso tinham farta munição
Para quem reside no interior manter uma arma de fogo para proteção é algo quase cultural, mas, esse hábito para um idoso de 66 anos vai render boas e várias explicações à justiça e para polícia que o enquadrou por posse ilegal de arma na sexta-feira 25, após denúncia de seu vizinho que fez contato com as autoridades várias vezes para avisar das ameaças.
O desentendimento com o vizinho denunciante deu-se devido aos limites das propriedades de ambos que não teriam sido respeitados, segundo relatou delegado Edson da Silva Ramalho, titular da DP de Piratini.
O fato ocorreu no Rincão do Quilombo, segundo distrito do município, quando o idoso A.A.H.R derrubou a cerca de A..N.T, 33 anos, com uma colheitadeira usada para sacar a produção da lavoura. 
A colheitadeira seria mais larga que a extensão pertencente ao denunciado, o que em sua versão causou a queda da divisa com  cem metros.

Devido ao fato, o vizinho mais novo garante ter sido ameaçado pelo idoso com uma arma de caça que, mais tarde, ao fazer a diligência, os policiais constataram ser uma espingarda calibre 24 e, junto a ela também um revólver calibre 38 da marca Taurus, cinco tiros, achando ainda

16 cartuchos deste mesmo calibre além de farta quantidade de material para carregamento artesanal de cartuchos de caça, como espoleta, chumbo, pólvora etc.

O idoso irá responder por Posse Irregular de Arma de Fogo de uso permitido, art. 12, da Lei 10.826/03, além do dano qualificado (art. 163, parágrafo único, IV, do CP). BO 152025/2014/525.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vereador apresenta denúncia contra Prefeitura

 Quinta-feira- 24 de abril
Diante do laudo, vereador pediu investigação da Polícia Federal
 Uma nova polêmica e denúncia partiu do vereador oposicionista Marcial Guastuci, PMDB e, outra vez, sua a mira está apontada para a Prefeitura Municipal envolvendo agora a Farmácia Básica que distribui medicamentos gratuitos à população e o Laboratório Sanval, responsável pela produção do Carbamazepina, remédio que objetiva evitar ou impedir convulsões.

A denúncia está embasada em um laudo feito em 2013 pelo laboratório de análises Pró Ambiente, situado em Porto Alegre, que testou amostras retiradas na Farmácia Básica e que não estariam surtindo o efeito em alguns usuários.
- Três pessoas me procuraram falando de suas suspeitas com relação da eficácia da Carbamazepina distribuída na farmácia, uma delas, pai de um menino de 15 anos e que desde os quatro faz uso dela, afirmou que as convulsões retornavam ao usar o gratuito e paravam quando ele passava a dar a versão ética do medicamento – relatou Guastuci.

O próprio pai do garoto que requisitou anonimato ao conversar com nossa reportagem alegando que não quer expor o filho principalmente em seu ambiente escolar, garante que avisou sobre a ineficácia.

- Os procurei mais de uma vez e relatei o que ocorria. Ouvi que para parar a distribuição eram necessárias provas e me disseram para eu tomar as providências cabíveis – conta o pai.
Laudo atestaria ineficácia da Carbamazepina
Segundo o laudo de análise apresentado e interpretado pelo vereador autor da denúncia, a Carbamazepina estaria em desacordo com a dosagem exigida pelos padrões e normas internacionais, mas, ele vai além em suas acusações que geraram também um pedido de investigação à Polícia Federal.
- O Sanval pertence ao Grupo Hiporlabor que teve um de seus laboratórios proibidos de atuar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, pela produção também deste medicamento, o que está publicado no Diário Oficial da União – garante o vereador que dá continuidade:
- Em 2011 seus proprietários foram e ainda estão presos, por evasão de divisas, sonegação fiscal e fraude em medicamentos e, mesmo assim, ainda vendem para 27 prefeituras no Rio Grande do Sul  por um valor 32 vezes menor que ode mercado –
Contraponto
Em contato com a farmacêutica Bioquímica Chana de Ávila, responsável pela Farmácia Básica, ela disse que a prefeitura possui todos os laudos da Anvisa com relação ao medicamento em questão e, que o órgão autoriza a distribuição pela Sanval no mercado até 2018.
- Quando é feita a solicitação de qualquer produto se exige os laudos de controle de qualidade pela Anvisa e, especificamente sobre este, possuímos três que atestam sua estabilidade e eficácia – defende Chana.

Ela disse que em função das acusações, fez contato com o setor competente da Sanval que garantiu se manifestar e defender-se nos próximos dias.
Chana contra ataca.
- O laudo apresentado pelo vereador é de setembro do ano passado e não possui o lote do medicamento analisado, o que é uma obrigação para provar que essa Carbamazepina saiu de nossa farmácia –
Ela questiona:
- Se a intenção desse vereador é a saúde da população, então porque só agora, meses depois, ele apresenta o laudo? Seria interesse realmente na saúde  ou interesse político? -

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Larápio faz limpa ao roubar na Agrofil

Quarta-feira- 23 de abril
Um homem que não teve sua identidade revelada por estar ainda na condição de suspeito, não se intimidou com a presença de possíveis testemunhas e no feriado de Páscoa invadiu uma acomodação desativada no Polo Madeireiro da Agrofil, 4º distrito e pertencente a uma das empresas que exploram a atividade, para levar móveis que mobiliavam o local.
Segundo a constatação dos inspetores que atenderam a ocorrência na tarde da terça-feira, 22, o fato teria acontecido no domingo, e rendeu ao larápio uma mesa, uma geladeira, uma cama e outros.
Ao ser indagado quanto ao furto, o suspeito negou, mas, evidências encontradas na mesa e nas paredes de sua residência complicaram sua situação.

A investigação prossegue e, ao que tudo indica, ele será indiciado por furto.

Conceição investe mais de 260 em novos leitos

Quarta-feira- 23 de abril
Capacidade será aumentada com recursos próprios
Está em construção no Hospital Nossa Senhora da Conceição duas novas alas que objetivam melhorar a funcionalidade da instituição de caridade originando o novo setor privativo, para convênios e particulares, e também uma nova maternidade que saltará dos seis atuais leitos para dez.
O investimento total somente em estrutura física ultrapassa R$ 262.000,00 (duzentos e sessenta e dois mil reais) e tem origem no orçamento próprio do hospital totalizando a adição de 26 novos leitos.

As alas já existentes e com este fim, serão transformadas destinadas ao Sistema Único de Saúde- SUS, sendo que onde funciona a atual maternidade originará acomodações com fim específico do pós-operatório, o que hoje não existe, e proporcionará a separação ainda do setor de obstetrícia e clínica.

Segundo informou o diretor Laerto Farias, isso deixará a instituição de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e trará benefícios ao corpo clínico e ao funcionalismo como um todo.
- Além de uma melhor funcionalidade, vejo como um avanço por proporcionar maior qualidade na rotina de trabalho da equipe que deve melhorar, e isso é um ganho na motivação – acredita Laerto.
A conclusão da maternidade está prevista para agosto, já a da ala privativa para no máximo em outubro.

Aos valores já calculados se soma ainda um significativo investimento em equipamentos também com recursos próprios, na ordem de R$ 90.00,00 ( noventa mil reais) sendo que mais da metade do montante já foi doado pela CGTE.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Líderes empatam e saldo define classificação

Terça-feira- 22 de abril
As redes só não balançaram no embate entre os dois até agora melhores times da primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol de Piratini, Lojas Nice e Spartacus, devido à técnica e elasticidade do goleiro Rodrigo Cunha, (em destaque na foto) que nas duas etapas do confronto realizado no feriado de segunda-feira, 21, foi o responsável por inúmeras e difíceis defesas impedindo desta forma que o Spartacus se distanciasse do adversário na tabela de classificação e, com quadro rodadas realizadas, o que os diferencia agora não é a pontuação e sim, o melhor saldo de gols da equipe Nice.

Com sua atuação, Rodrigo manteve seu time como uma das duas melhores defesas da competição, trabalho facilitado pela ausência do artilheiro Fábio Neitzke que, devido a uma contusão sofrida um dia antes já que a rodada foi dupla, não pode estar em campo.

A decisão de fazer duas em apenas dois dias pode ter tido impacto no não comparecimento da ADCC, que também havia estado em campo um dia antes. Com o W.O, somente nove jogadores que estiveram no Estádio Nei Fabião Valente e assinaram a súmula, não estarão excluídos da competição no ano que vem.

- No regulamento reza que eu posso promover rodadas duplas e, não fiz isso sem antes consultar o dirigente de cada equipe envolvida e todos concordaram em jogar novamente 24 horas depois – argumentou o diretor de esportes, Ademir Tim.

O campeonato que até o W.O da ADCC era disputado por seis times, é na modalidade todos contra todos, classificando os quatro primeiros para a segunda fase, semifinal e final.
Com a conclusão da 4ª rodada a classificação é a seguinte:
1º Lojas Nice com 10 pontos
2º Spartacus -10 pontos
3º Bento Gonçalves 04 pontos
4ª 8 de Maio -04 pontos
5º Fertília com 03 pontos



Novos cubanos passam a clinicar em Piratini

Terça-feira- 22 de abril
Espíndola (E) apresentou os cubanos à imprensa esta manhã
Jorge Beterano, 47 anos e Isidro Alayo 30 anos, tiveram uma manhã de terça-feira de reconhecimento do terreno, ou seja, de apresentação à estrutura onde a partir de agora passam a atuar como profissionais da área médica em Piratini.

Eles são os novos cubanos a trabalhar em solo piratiniense pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal e, conforme o secretário Diego Espindola que esteve reunidos com ambos, neste primeiro momento eles irão reforçar o quadro dos postos central e Vila Nova, mas, o objetivo maior é que passem a estar à frente dos programas de atenção básica à saúde da família no interior do município, em especial nos assentamentos da reforma agrária e nas comunidades quilombolas.

Espindola frisou que tanto Beterano quanto Alayo, não são marinheiros de primeira viagem no que diz respeito a trabalharem no exterior.
- Eles trazem como experiência, assim como a maioria dos profissionais cubanos atuando no Rio Grande do Sul, trabalhos antes desenvolvidos na Haiti, Bolívia e Venezuela além de Cuba é claro –

No caso de Isidro Alayo, o que se mostrou com o português mais afiado, ele além de clínico geral também é diplomado em dermatologia, mas, essa especialidade pelas regras brasileiras só pode ser utilizada em Cuba.



Tem inicio a vacinação contra a gripe H1N1

Terça-feira- 22 de abril
Imunização teve inicio e boa procura nesta terça-feira
Teve início nesta terça-feira a imunização contra a Gripe H1N1 que está concentrada neste primeiro momento no Posto Central de Saúde onde tem direito à aplicação, idosos, gestantes, crianças, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da área da saúde.
Segundo informou o secretário municipal Diego Espíndola, o objetivo da primeira etapa  é aplicar entre 6 e 8 mil doses, o que deve ser aumentado quando 80% das faixas etárias tiverem sido imunizadas.
- Vou trabalhar junto ao Ministério da Saúde para que possamos ter mais doses disponíveis e com isso possamos chegar a dez mil aplicações a exemplo do que aconteceu em 2013 – garantiu o secretário, referindo-se à segunda etapa direcionada para aqueles que mesmo com as campanhas de conscientização não buscam a vacinação e também para poder disponibilizar aos não incluídos nas faixas vacinais.

Este ano há uma inovação em relação às campanhas anteriores quando apenas crianças até dois anos incompletos puderam ser vacinadas. Agora, a vacina que previne contra a popular Gripe A, foi estendida para até cinco anos incompletos.

Sábado, dia 26 de abril, será o dia de ampliar a imunização e com isso atrair mais pessoas aos órgãos de saúde. Nesta data, além do Posto Central, também estarão abertos os postos do Bairro Vila Nova e Cancelão. Nesse dia funcionarão ainda as unidades itinerantes que entram em ação para a realização de todo o roteiro no interior do município.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Urbanismo faz parceria com a Sec de Logística

Quinta-feira- 17 de abril
Mutirões como o que aconteceu recentemente e uniu as pastas de infraestrutura e logística e urbanismo e serviços públicos, atuando inclusive aos finais de semana, deve ser uma ação comum até que a Prefeitura de Piratini consiga reduzir drasticamente a demanda existente em torno das necessidades urbanas que acumulam pedidos e causam transtornos à população.
Carlos Miguel de Ávila Porto, secretário de urbanismo, vê a parceria é positiva diante da defasagem, mas, entende que o grande volume de chuva tem prejudicado extremamente as ações de responsabilidade de sua pasta.
- Já ocorreu de chover 70 milímetros em duas horas e, isso além de destruir o que recém foi feito, ou seja, ruas não calçadas ocasiona um acúmulo de água muito grande e como consequência os alagamentos – explica Ávila.

Para evitar isso, ele disse que a prefeitura tem tentando trabalhar baseada na previsão do tempo, o que permite gastar os recursos públicos com mais eficácia e eficiência.

Outra providência para ampliar a logística de sua pasta, foi incorporar uma moto niveladora, ou Patrola, o que ocorreu após a decisão do prefeito Vilso Agnelo em transferir as ruas não pavimentadas, até então de obrigação da Secretaria de Infraestrutura e Logística, para o setor de urbanismo.

Com relação ao grande pedido de bueiros por parte de moradores, principalmente da periferia da cidade, Ávila justificou a dificuldade em atender a todos em um tempo mais curto devido à complexidades em torno da compra da canalização.

-A prefeitura não trabalha com o sistema de estoque. Que bom que fosse assim, que pudéssemos estocar até dois mil bueiros, mas, não há recurso para isso e ainda tem o processo licitatório que é lento, mas, obrigatório – finaliza.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Piratini receberá mais dos médicos cubanos

Quarta-feira-16 de abril
Em entrevista à Rádio Nativa esta manhã, o secretário municipal de saúde, Diego Espindola anunciou que Piratini receberá mais dois profissionais cubanos pertencentes ao Programa Mais Médicos do governo federal.
Eles vão se somar ao colega de profissão e nacionalidade Àlvaro Gomes, 35 anos, que passou a atuar na cidade em dezembro do ano passado.

Segundo Diego, com o reforço ganham os moradores residentes em locais onde existem as chamadas UBS ( Unidade Básica de Saúde) que priorizam os programas de atenção básica existentes.

Os dois novos médicos devem desembarcar em solo piratiniense na próxima terça-feira, 22 de abril e, conforme o secretário Espindola, imediatamente devem ser apresentados à estrutura existente no município para que possam a seguir dar início às suas atividades.
Papiloma
Na mesma entrevista, Diego Espíndola confirmou o alto índice de cobertura vacinal  já alcançado por sua equipe na Campanha Nacional Contra o Papiloma Virus (HPV), que deu partida em março na prevenção contra o câncer do colo do útero em meninas entre 11 e 13 anos.
- Fomos um dos primeiros municípios a atingir a meta chegando a 85% de aplicação das 400 doses disponibilizadas para Piratini e, antes do fim da campanha atingiremos 100% - acredita o secretário.
Como presidente Conselho dos Secretários Municipais de Saúde-(COSEMS) Diego disse que junto ao Ministério da Saúde a luta agora é para reduzir a idade mínima das meninas com direito a receber a vacina contra o Papiloma, de 11 para 09 anos.
H1N1
Ao finalizar, Espíndola informou que o dia “D” ou seja, o dia que todos os estabelecimentos de saúde de Piratini estarão abertos para a aplicação da vacina contra a chamada Gripe A, ou H1N1, será quatro dias após o inicio da imunização em todo o país.

- Eu convoco a população com direito a receber a dose para no dia 26 de abril, um sábado, comparecerem em massa aos postos, dia também que estaremos realizando um mutirão itinerante pelo interior e com isso este ano conseguiremos imunizar as pessoas  bem mais cedo e antes da chegada do frio intenso -

terça-feira, 15 de abril de 2014

Ladrões levam 17 animais da raça Red Angus

Terça-feira-15 de abril
17 animais da raça Red Angus foram levados pelos ladrões
Uma nova ação dos abigeatários deve impactar nos números desse tipo de crime em 2014 e que no ano passado foi o único sem controle em Piratini se transformando numa grande dor de cabeça para os criadores que viram seus rebanhos bovino e ovino serem atacados com frequência e drasticamente reduzidos.

Desta vez, os ladrões levaram de uma só vez e da mesma propriedade 17 animais da raça Red Angus, famosa por sua precocidade sexual, velocidade de ganho de peso e rusticidade.

O crime, segundo Alex Sandro da Costa Porto, capataz da fazenda de propriedade de Carlos Lucas, situada no 2º distrito, Passo do Coutinho, ocorreu na madrugada ou na noite da última sexta-feira, 11, horas após ele ter feito a última contagem, ou na madrugada de sábado, quando os ladrões cortaram os arames para embarcarem o gado.

Os animais, todos com média de idade de 3,5 anos e prontos para abate, seriam vendidos no fim do mês

Valadão fala sobre atropelamento de idoso



Terça-feira-15 de abril
Dez dias após atropelar um idoso de 66 anos no acesso pela ERS 702 ao Bairro Padre Rinaldo, um dos pontos tidos como mais perigosos no trânsito de Piratini, Claudiomar Valadão, 45 anos, aceitou falar sobre a manhã do dia 04 de abril e que acabou na morte de Adão Bandeira da Silveira quando este era conduzido para Pelotas com inúmeras fraturas e traumatismo craniano.
Valadão, ainda mostrando-se abalado pelo episódio, disse que quando rumava para Pelotas em seu Fiat Uno, guiava em velocidade compatível com o trecho e que o idoso surgiu repentinamente.

- Ele saiu de repente, estava atrás do ônibus da empresa Embaixador que vinha de Pedro Osório. Acionei o freio e tentei desviar tudo que eu pude, mas, em momento algum ele olhou para o carro, pois, se tivesse feito isso ou até dado um passo a mais eu teria conseguido evitar o choque – conta o motorista.

Claudiomar disse que mais tarde ficou sabendo que a vítima pertencia a uma família de clientes de seu escritório de contabilidade, o que aumentou seu abalo que ainda o perturba.
- A gente fica traumatizado. Infelizmente aconteceu comigo,mas, ninguém está livre. As imagens do carro atropelando ele e de seu estado posterior vem a todo o momento na minha mente – conta Valadão que prestou o socorro à vítima acionando o Samu e a Brigada Militar.

A ausência de um acostamento ou área de escape no acesso, o que obriga os motoristas de ônibus ocuparem boa parte da largura do asfalto para soltar passageiros, é um agravante para o local onde ocorrem vários acidentes ao longo do ano, a maioria até agora apenas com danos materiais.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Garoto atropelado na Maurício já está em casa

Segunda-feira- 14 de abril
Menos de uma semana depois de passar pelo trauma de ser atropelado, o menino Ragner Gabriel Preza, 07 anos, já está em casa e usa suas miniaturas de carros para demonstrar a todos como foi o episódio ocorrido no dia 10 de abril quando foi colhido na movimentada Avenida Gomes Jardim por um Ford Focus guiado por Vagner Oliveira Madruga.
As demonstrações dele, a versão do motorista e de pessoas que viram o fato acontecer, inocentam Vagner, pois indica que o garoto ao sair da casa dos avós para ir à moradia da mãe, a menos de cem metros do local, decidiu mesmo sem necessidade atravessar a rua, surgindo de trás de um Santana estacionado na via, o que impediu que ambos, ele e quem estava ao volante, de evitar o acidente.

Ao falar sobre o dia do ocorrido, o avô, Primitivo Faustino Preza relembra que a coragem para socorrer o neto sucedeu rapidamente ao desespero de vê-lo sangrando.

- Eu também vinha na avenida e avistei do meu o motorista saindo rápido do carro. Achei que o veículo poderia estar pegando fogo, mas, quando me aproximei vi que era o meu neto e ele se segurou em mim então, mesmo sofrendo o choque a coragem para segurar ele nos braços e levar ao hospital surgiu imediatamente – conta Preza.

Ragner que foi arrastado por vinte metros, teve longos cortes na cabeça e perdeu parte da pele das costas, foi transferido para Pelotas onde tomografias mostraram a ausência de fraturas e também de traumatismo craniano.

Ele passou por uma cirurgia que reconstruiu o couro cabeludo dando alta no último domingo, 13 de abril.
A família do motorista que atropelou o garoto prestou solidariedade e acompanhou o período de internação do menino já o tendo visitado depois da saída do hospital.
A avô disse que não pretende tomar nenhuma providência judicial.


Ladrões levam quase 4 mil reais de veterínária


Segunda-feira-14 de abril
Para o comerciante Paulo Henrique Antunes Gomes a manhã da segunda-feira foi de muitas ligações, tarefa extra em seu comércio do ramo veterinário ao contatar  gerentes bancários e clientes para sustar cheques recebidos como pagamento e pertencentes aos R$ 3.862,00 (três mil oitocentos e sessenta e dois reais) levados imagina-se que por no mínimo dois ladrões na madrugada de domingo.
A suspeita de que o ato foi praticado por mais de uma pessoa é baseada na pequena abertura usada para entrarem no seu estabelecimento localizado na Praça Inácia Machado Silveira na Avenida Maurício Cardoso, ou seja, quem entrou precisou de ajuda.

A grade que antecede e protege a janela, foi parcialmente destruída e, por ela, certamente uma pessoa de pequeno porte ainda assim precisou fazer contorcionismo para ter acesso ao interior do prédio.
- Um vizinho percebeu a movimentação e ouviu o barulho, chamou a polícia, mas, quando a Brigada Militar chegou já era tarde. Foi tudo muito rápido, uns dez minutos no máximo – conta o comerciante.

O fato aconteceu entre 04:30 e 04:45 da manhã e, em espécie, rendeu a quem roubou a quantia de R$ 1.500,00 ( mil e quinhentos reais) e restante em cheque.

Resta à Polícia Civil investigar o arrombamento seguido de furto, crime que teve seus percentuais extremamente reduzidos nos últimos dois anos.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Estrada cede e comerciante perde dois animais

Sexta-feira-11 de abril
Dois animais morreram devido ao acidente
O comerciante de gado Person Rodrigo Oliveira, está indignado com a perda de dois animais devido ao caminhão que transportava a carga viva tombou, segundo ele, devido ao precário estado da estrada que dá acesso ao Cerro do Sandi, 1º distrito de Piratini.

O fato aconteceu no princípio do mês, mas, somente agora Person trouxe a situação a tona enviando à imprensa o material que comprova seu prejuízo.

Person conta que a situação do trecho é agravada devido a um bueiro que assegura estar entupido há mais de 13 anos, o que ocasiona a umidade que passa pelo solo e contribuiu para que o trecho por onde o veículo passava cedesse não suportando o peso da carga.

Com o evento, uma das vacas morreu na hora e outra precisou ser sacrificada, pois estava com fratura nas patas e outras contusões.
- O pior não ocorreu porque corri e atendi o acidente em menos de cinco minutos e com isso, pude soltar os animas  do caminhão na estrada – relata Person.

Ele conta que o gado já não foi embarcado na propriedade para evitar acidente, já que a mesma não permite condições para que o caminhão entre, no entanto, uma estrada aparentemente segura ocasionou esse prejuízo.


- Eu espero a colaboração das autoridades competentes para solucionar o problema, já que é de conhecimento deles que também faço entrar impostos no caixa da prefeitura ao atuar como corretor pecuário e a pecuária como um todo está em alta no município como nunca teve antes - disse o comerciante.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Menino de 07 anos é atropelado na Avenida

Atropelamento ocorreu na Avenida Maurício Cardoso
Um menino de 07 anos foi atropelado próximo às 17hs desta quinta-feira na Avenida Maurício Cardoso e, há poucos metros do quartel da Brigada Militar.
Ragner Gabriel Pressa, 07 anos, foi colhido pelo Ford Focus guiado por Vagner Oliveira Madruga e, segundo testemunhas, foi arrastado por cerca de vinte metros.
Ferido, com um profundo corte na nuca, o menino foi socorrido por populares e levado ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição onde passou pela avaliação do médico plantonista que decidiu por sua transferência para Pelotas.
Como versão para o fato concedida à Brigada Militar, o motorista disse que quando trafegava no sentido bairro/centro, o menino teria saído de trás de um Santana estacionado na via, o que lhe impossibilitou de evitar a colisão.


Convênio será a saída para posto do IPE Piratini

Quinta-feira- 10 de abril
Reunião definiu rumos do pondo do IPE em Piratini
O vereador Gilson Gomes, PP, divulgou nesta quinta-feira o resultado da reunião com a gerência de interiorização do Instituto de Previdência do Estado, IPE, em que participou junto com o vereador Lourenço de Souza, PT, na segunda-feira, 07, em Porto Alegre.

A viagem teve como objetivo revigorar o posto local que, além de ter expediente apenas uma vez por semana, funciona com equipamentos precários e ultrapassados.

Na reunião com a gerente Mari Costa, os parlamentares foram informados que a situação ia piorar ainda mais, pois, a intenção da coordenação era desativar o ponto em Piratini.

- Diante disso começamos um longo debate com a gerente e, dessa discussão, saiu uma solução – disse Gomes.
A saída agora encontrada não é diferente da apontada em 2012 quando o problema na época já existente, foi debatido na Câmara de Vereadores. Naquele momento a sugestão foi a prefeitura ceder um funcionário para atuar em substituição a um servidor estadual.

Novamente essa é a saída encontrada e, ainda durante a reunião, Gilson Gomes informou ter feito contato com o prefeito Vilso Agnelo que assegurou o convênio entre prefeitura e Estado.

- Como o ponto onde funciona o posto do IPE em Piratini é alugado, além da cedência do funcionário o prefeito disse que, se caso necessitar, a prefeitura cederá, até mesmo em uma de suas secretarias, uma sala para acomodar a estrutura, mas, por enquanto, continuará no mesmo lugar- Informou o vereador.
No município a massa atendida pelo IPE é de 3.006 pessoas.




quarta-feira, 9 de abril de 2014

Soja:Lavouras devem render 70 mil toneladas

Quarta-feira- 09 de abril
Chuva em abundância deve favorecer safra maior que 2013
Um verão com muita chuva, até acima do que se esperava, foi essencial para que o grão da soja se desenvolvesse, o que também faz com que os produtores de Piratini estejam animados e cheios de expectativa com relação ao aumento da produção.
Segundo William Westermann, produtor e gestor de uma empresa de estocagem, os planos são de colher 70 mil toneladas de soja este ano, 15 mil a mais do que foi retirado das lavoura do município em 2013.

O aumento da produção também é reflexo da área plantada que este ano fechou em 28 mil  hectares contra 22 mil e 600 no ano passado. Deste total a ampla maioria se encontra no 3º distrito que detém 14 mil hectares do grão.

A colheita começou em abril e deve se estender até o final de maio, mas, o caminho a ser percorrido até o Porto de Rio Grande para que seja exportada não tão longo e sim, árduo para quem vai ao volante, mas, pelo desafio de transpor a quilometragem de estradas de vias não pavimentadas até o acesso as estradas estaduais e federais.

Para Willian é a primeira safra em que sua voz substitui  do pai, Fredo Westermann, falecido ano passado, nas reinvindicações que possibilitem um melhor  escoamento da produção, tendo como passagem principal a Ponte do Costa, ERS 702, que continua com seu processo entravado no governo do Estado.

-  Entendo que esta foi a maior herança que meu pai me deixou. Continuar a luta pelos produtores e, para esta ponte precisamos de uma resposta das autoridades e dos órgãos públicos, não só pela produção de soja mas, também pelo trigo, milho e madeira que por ela passam – disse o sucessor.

terça-feira, 8 de abril de 2014

PMDB reúne e forma comissão para estradas

Terça-feira- 08 de abril
Reunião formou comissão que pretende intervir nas decisões
Ao que tudo indica o assunto manutenção das estradas da zona rural de Piratini desta vez não se esgotará diante da presença das máquinas nos focos de maior problema e apontados no fim do mês de março por produtores de soja em audiência com o prefeito Vilso Agnelo.
Desta vez, o barulho foi da oposição formada pelos quatro vereadores do PMDB que, liderados por Marcial Guastuci, reuniram 86 moradores do 2ºe 5º distritos do município.

Eles lotaram na manhã desta terça-feira o plenário da Câmara de Vereadores e, mesmo sem o auxílio do sistema de som, motivo de alfinetadas no presidente da casa, Renan Cunha, PDT, movimentaram através de discursos e manifestações inflamadas, todas em tom de crítica à administração municipal, discordando do novo cronograma de atuação nas vias rurais montado e divulgado pela prefeitura nos meios de comunicação.

Para Guastuci, o caos em que se encontram as estradas chegou a um ponto não mais suportável.
- Está se desrespeitando um direito sagrado dos cidadãos que é o de ir e vir. Famílias já não conseguem sair de suas propriedades, o transporte escolar está prejudicado, o que leva os alunos a ficarem sem aula, sem falar nos problemas com o escoamento da produção – detalha o vereador.

O objetivo da audiência foi de formar uma comissão de moradores que se aceita pelo prefeito, passará a apontar os pontos mais críticos e com isso ter peso nas decisões de onde e quando os problemas serão atacados.
A comissão foi recebida horas mais tarde pelo prefeito Vilso Agnelo que assegurou a resolução dos pedidos.
Já os reclamantes prometeram acampar em frente à prefeitura se num prazo de 30 dias não houver mudança do quadro.