segunda-feira, 31 de março de 2014

Piratini irá receber uma Patrulha Agrícola

Em visita a Piratini, o que originou uma reunião com o prefeito Vilso Agnelo, o secretário-adjunto de Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Franco de Oliveira, anunciou que o município será a primeira cidade da região a receber uma das seis patrulhas mecanizadas adquiridas pelo governo do estado para auxiliar no acesso e manutenção das estradas que ligam os assentamentos da reforma agrária.

As patrulhas que tiveram um custo total de 18 milhões de reais se encontram em Esteio de lá seguem para seis grandes regiões gaúchas, são compostas uma moto-niveladora, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, duas caçambas, um trator e um rolo compactador que atuarão depois de Piratini em estradas de Pinheiro Machado, Arroio Grande, Herval e Pedro Osório.

O reforço chega num momento considerado crucial para o escoamento da produção e, mesmo que beneficie assentamentos e seus acessos, ajudará amenizar a precária situação agravada pela grande quantidade de chuvas, das vias rurais, motivo de audiência pública entre executivo e 27 produtores na semana passada.

- Isso mostra além da luta do Movimento Sem Terra, MST, o compromisso do governo com as pessoas e localidades menos privilegiadas e que são prejudicadas por estradas ruins. É a união dos governos estadual e municipal para solucionar problemas graves a produção leiteira e outras atividades produtivas – disse Ronaldo Madruga.

A fiscalização do equipamento e seu uso ficarão a cargo do estado, mas, o combustível será custeado parte pelo Instituto de Reforma Agrária, INCRA, e parte pelas prefeituras contempladas que também fornecerão os operadores.
Foto: Dione Rodrigues

Urbanismo implanta estacionamento Oblíquo

Segunda-feira- 31 de março
As primeiras vinte e uma vagas já foram criadas
A Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos já implantou os primeiros cem dos trezentos metros de estacionamento oblíquo previstos para o Centro Histórico Farroupilha.
As vinte e uma vagas, sendo duas para deficientes físicos, foram criadas no sentido centro/bairro, na quadra do Instituto de Educação Ponche Verde, na Avenida Gomes Jardim, onde além de estar concentrada uma fatia significativa dos estabelecimentos comerciais também há uma grande busca por espaços para estacionar nos horários no inicio e final das aulas.

A mudança foi projetada pelo Conselho Municipal de Trânsito e, em breve, deve se estender até a Rua Garibaldi que marca o limite do comércio da cidade.
Para o secretário de urbanismo Carlos Miguel Ávila Porto, pasta que executou a alteração, essa foi à forma encontrada para ampliar o número de vagas onde há uma imensa dificuldade de estacionar.

- Piratini tem 4.500 carros cadastrados no DETRAN e, se somam a eles 2000 motos e outros perfazendo um total 7.700 veículos, assim, as mudanças se fazem necessárias – explicou Porto.
Mas como a avenida agora alterada continua  manténdo um grande fluxo de veículos durante o horário comercial, o secretário observa que os motoristas precisarão ter uma atenção maior no momento de deixa-las.

- Eu recomendo um extremo cuidado, pois a movimentação é contínua – alerta Porto, uma vez que neste formato os condutores perdem o auxílio do espelho retrovisor.

Quanto a Rua Osvaldo Aranha, onde fica localizada a Estação Rodoviária e com largura que permite a instalação do mesmo tipo de estacionamento, Miguel Porto disse que o Conselho de Trânsito já aprovou a mudança e que se cogita a possibilidade da implantação nos dois sentidos.

domingo, 30 de março de 2014

Briga entre Patorra e PM acaba em fratura

Um novo episódio de um antigo desentendimento entre Wagner Guastuci, 33 anos, popularmente conhecido por Patorra e o policial militar Paulo Maluê, ocorreu na tarde do sábado quando ambos foram a confronto novamente dessa vez na Rua 7 de Setembro em frente a residência de Wagner.
Ambos já haviam ido às vias de fato em 2012 quando brigaram em via pública devido a uma abordagem de trânsito, mas, desta vez, a acusação da vítima é mais contundente.
- Ele tentou me matar- acusa Wagner ao relembrar que após levar três golpes de cassetete conseguiu desarmar o policial que estava à paisana.

Segundo o acusador, a arma, que não sabe precisar se era um revólver ou uma pistola, caiu e, neste momento, o policial ficou sem saber o que fazer o que lhe permitiu fugar pra o interior da residência em busca de um objeto para fazer sua defesa.

Em um vídeo gravado por Vagner, ele é contundente e acusa uma parte da polícia de entre outras coisas abuso de poder. Já o policial segundo versões extraoficiais, contradiz a versão concedida pela vítima, alegando que foi primeiramente atacado por Vagner, inclusive com ofensas raciais e só depois teria reagido, ofensas essas e agressões estas que são negadas por Patorra.

Por ser fim de semana, o  comandante da Brigada Militar Oscar Barbosa não foi encontrado na cidade para dar sua análise da situação, o que deve ocorrer nesta segunda-feira.
Patorra atendido no Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição onde ficou constatada a fratura do braço direito.

sábado, 29 de março de 2014

Irmão mata irmã e enterra o corpo na sala

A adolescente Paola Machado de Campos, de 14 anos, foi morta a facadas pelo próprio irmão, André Machado de Campos, 24 anos, e enterrada sob o assoalho da casa, em Rio Grande.
O Crime descoberto no início da noite de quinta-feira (27) gerou revolta em Rio Grande. O corpo de Paola – que estava desaparecida desde a tarde da quarta-feia (26) – foi encontrado pela polícia a partir de informações repassadas por vizinhos do assassino, que contaram ter ouvidos barulho de marteladas durante a madrugada. Ao revistar a casa, os policiais encontraram o cadáver escondido sob o assoalho da sala.
Revoltados com a confirmação do crime, moradores da vila Mangueira tentaram linchar o acusado e sua esposa e chegaram a apedrejar a casa e viaturas da Brigada Militar, que apelou para tiros com balas de festim para dispersar a multidão enfurecida.
De acordo com a Polícia Civil a adolescente estaria cobrando uma dívida do irmão e da cunhada.  Paola teria vendido telhas e madeiras para ajudar o irmão a construir a casa e deveria receber uma parte do valor das vendas, mas não recebeu. Incomodados com as cobranças o casal acabou matando Paola a facadas. .  Em depoimento prestado diante do delegado Leandro Santos, André assumiu a autoria do crime. A mãe e o padrasto da adolescente também foram detidos, pois há suspeitas de que saberiam do crime e não teriam dedurado o assassino.
Fonte: Reportchê

quinta-feira, 27 de março de 2014

Ação destina alimentos ao Centro Espirita

Quinta-feira-27 de março
Cerca de cem quilos de alimentos e outros foram doados ao Centro
A ação social e educativa promovida em 09 de março pela Brigada Militar e Grupo Rapel de Campanha com e apoiada pelos Sapadores- Bombeiros que levou mais de cem crianças da rede estudantil ao Balneário Municipal para um dia inteiro de atividades, teve desfecho nesta quinta-feira quando Oscar Barbosa, comandante da PM local e os integrantes do Rapel de Campanha Juber Farias e Nilton Castro, entregaram a Vilmar Guastuci, presidente do Centro Espírita Amigos de Jesus, cerca de 100 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento.

Para Guastuci, o gesto é muito bem vindo, pois, auxiliará a casa kardecista que possui 20 famílias carentes cadastradas e que mensalmente são ajudadas pela entidade se limitando no momento este auxílio aos donativos feitos pelos frequentadores das sessões após o fechamento da gráfica que funcionava em anexo e que permitia determinada rentabilidade também transformada em ajuda.

- Enquanto espiritas dar um pouco de si ao próximo é um dos grandes fundamentos da doutrina – disse o presidente.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Banco não permite entrada de seus clientes

Quarta-feira- 26 março
Aguardar é a única saída para os correntistas
Uma situação atípica, inesperada e constrangedora. São alguns dos adjetivos possíveis para o que há três dias ocorre no Banco do Brasil em Piratini. Os clientes estão impedidos de ter acesso ao interior da agência, o que tem causado transtornos e até prejuízos aos correntistas.

A justificativa usada é que as normativas de segurança não permitem que o banco, um dos maiores do país, libere a entrada de pessoas, exceto à área de caixas eletrônicos, sem que no mínimo três guardas estejam presentes.

Boatos que circulavam na terça-feira, 25, em frente à agência, davam conta que o problema seria a falência da empresa responsável por fornecer os vigilantes que a guardam. Outra hipótese cogitada seria a greve de parte da categoria.

Em contato com a assessoria de imprensa da entidade, esta desmentiu as versões acima e deu outra inaceitável e duvidosa para um banco de porte nacional. Um dos três guardas estaria realizando uma reciclagem periódica e que a administração estaria providenciando um substituto para esta quarta-feira, o que até o inicio do expediente nesta quarta ainda não havia ocorrido.

Segundo ainda as informações, o não acesso é uma determinação da Polícia Federal que avaliza os serviços de vigilância de entidades financeiras, pois menos que três guarnecendo deixaria a agência exposta demais a assaltos.

Entre os correntistas indignados com a situação, Cibele Westermann, que por dois dias consecutivos tentou saudar compromissos só possíveis de serem feitos na parte interna do banco.
- Sou uma cliente empresarial e, um só dia sem atendimento gera um prejuízo enorme, não somente pra mim, mas, para todos que são clientes do banco que é de nível nacional, portanto é inaceitável que a ausência de um vigia forme esta situação – reclama a correntista que fez uma reclamação formal à gerência, mas nada do que ouviu lhe serviu para a compreensão do que considera inaceitável.

- Me sinto lesada. Eles nem deveriam justificar com a questão do guarda. Quer dizer que se um deles adoece para tudo?- questiona a empresária.


terça-feira, 25 de março de 2014

Produtores reúnem-se para reclamar terceiro

Terça-feira- 25 de março
Reunião com autoridades tratou situação do terceiro
A malha rural de Piratini, motivo de eternos pedidos, protestos e discussões, foi pauta no saguão da prefeitura nesta terça-feira quando 27 produtores de soja, trigo, arroz e milho e também pecuaristas, requisitaram urgência em uma solução para o terceiro distrito, um dos mais extensos entre os cinco existentes no município e onde a área plantada hoje é de 19 mil hectares de terra.

Além das estradas de chão batido por onde em no máximo dez dias começam a ser escoadas quase um milhão de sacas segundo o produtor Fernando Jacondino,(foto abaixo) eles exigiram também providencias imediatas para as diversas pontes que precisam suportar o peso no vai e vem dos cinquenta caminhões responsáveis por transportar os grãos colhidos.

- Ano passado isso gerou cerca de 30 milhões e este ano a previsão é de um milhão de sacas, ou seja, estamos fazendo nossa parte, investindo em Piratini ao adquirir tecnologia através de máquinas de última geração e tudo está em risco devido à falta de manutenção das estradas – reclama Jacondino.

Ele falou ao prefeito Agnelo que estava acompanhado do vice Vitor Ivan e do secretário de Infraestrutura e logística Carlos Alberto Reis. O produtor quantificou a extensão do trecho que amenizaria a crítica situação.
- No momento a manutenção em 150 quilômetros que nos possibilitarão o acesso as rodovias estaduais e federais já ajudaria. A expectativa é de três mil cargas que hoje teriam que passar por estradas ruins, péssimas e intransitáveis, pois assim se divide as vias do nosso distrito -  falou para logo a seguir ampliar:
- Se a prefeitura não for parceira dos produtores e der uma solução imediata para esta situação, corremos o sério risco de ver comprometida a produção, pois, boa parte vai se perder nas lavouras – encerrou.

O que diz o prefeito:
Vilso Agnelo se mostrou sensível à situação dos produtores, mas admitiu a dificuldade em manter os 7.200 quilômetros de estradas rurais em boa de trafegabilidade. Justificou também o caso do distrito em questão com a grande e atípica quantidade de chuvas em 2014, e aceitou a ajuda oferecida por eles para solucionar ao menos uma parte do problema.

- Há 98 anos não chovia tanto. Foram 700 milímetros de chuva de janeiro até agora, e isso fez com que a situação fugisse do nosso controle. Somos bem intencionados, queremos fazer, mas não podemos vender falsas expectativas. Temos vontade, mas muitas vezes, inclusive em virtude do tempo, ficamos impossibilitados – admitiu o gestor que ordenou que logo a seguir ocorresse uma nova reunião a portas fechadas  com o secretário Carlos Reis e os produtores e nela se traçasse um plano em parceria para atacar os principais pontos no terceiro distrito.

segunda-feira, 24 de março de 2014

TJ aceita e Paulo Graxa e Amauri ficarão presos

Segunda-feira- 24 de março

O Ministério Público obteve êxito junto ao Tribunal de Justiça do Estado que negou o recurso impetrado pela defesa de Paulo Sérgio Veiga da Silva, vulgo Paulo Graxa, 29 anos, e de Amauri Antônio Moura, 33 anos, que em 14 de dezembro de 2007 assassinaram com a participação de um menor de idade Celso Camargo, no Assentamento Nova Canaã, no Passo do Moinho, 2º distrito zona rural de Piratini.

A tentativa era impedir que um segundo pedido de prisão  preventiva fosse julgado procedente, o que ampliaria as chances de liberdade da dupla que está presa no Presídio Regional de Canguçu por outro assassinato junto com Danilo Lopes de Oliveira, 62 anos.

Os três foram condenados por no dia 23 de novembro de 2008, terem matado a tiros no tórax Arlindo Fritz Hempe, crime que ocorreu no Assentamento Cachoerinha também no 2º distrito.

No processo há a descrição de parte das circunstâncias do crime quando Danilo e Amauri acompanharam Paulo Graxa o qual empunhava a arma de fogo usada. Eles arrastaram a vítima desacordada até os fundos da sua residência deixando o corpo junto a uma árvore. Com isso os três continuarão encarcerados.




Comerciante tem o carro roubado na BR 293

Segunda-feira-24 de março
Ladrões levaram veículos e pertences das vítimas
Ainda se recuperando do susto, Tiago Martins da Silva contabiliza o prejuízo ao ter seu HB 20 similar ao da foto,  roubado no inicio da madrugada do sábado quando trafegava na BR 293, Capela da Buena.
Numa ação quase cinematográfica, dois homens renderam o comerciante de 30 anos que seguia em direção à Pelotas na companhia da namorada Andreia de Mendonça e Silva, 36 anos e da irmã, Tiélen Martins.
Ela, Tiélen, relembrou os momentos de pânico vividos pelos três na escuridão do asfalto.
Segundo a jovem, foi por pouco tempo que o Fiat Uno de cor cinza trafegou atrás do carro da família, o que reforça a hipótese de que os ladrões estavam parados a espreita aguardando um carro com modelo compatível com o que buscavam.

- Eles nos fecharam mais de uma vez. Em seguida, eles colocaram um Giroflex e, achando que era alguém da polícia ou algo do tipo, fomos para o acostamento, mas, um deles tirou a arma para fora e disparou então paramos o carro – contou.

Segundo a ocorrência registrada por Tiago, foram dois tiros para obriga-lo a parar.
Ao obterem êxito, dois bandidos desceram e outros dois permaneceram no carro.

- Meu irmão disse a eles que poderiam levar tudo e que apenas não fizessem mal. Pegaram  o que quiseram  e nos mandaram para o mato para após fugirem com o carro – recorda Tiélem.
Além do veículo o quarteto levou celulares, roupas e documentos das vítimas.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Beto diz que festa deverá voltar ao ginásio

Quinta-feira- 20 de março
Com o temporal já tendo destruído as estruturas piramidais erguidas no Centro de Eventos Erni Pereira Alves por dois anos consecutivos, a Prefeitura de Piratini corre contra o tempo para adequar o ginásio que compõem o complexo as exigências previstas na lei complementar publicada em dezembro e que alicerça as normativas do Corpo de Bombeiros.

O secretário de administração Humberto Porto(foto) disse não garantir que a Semana Farroupilha retornará ainda este ano ao seu local de origem, mas, que essa é a intenção da administração municipal que já está se embasando em orientações de uma empresa do ramo para com isso executar as obras necessárias na estrutura.
- É uma construção da década de 80 assim, precisará passar por algumas reformas, entre elas, adequações na rede hidráulica com a colocação de hidrantes dentro do ginásio e neste sentido ainda a construção de uma casa de bombas, na fiação elétrica, adequando à capacidade da energia consumida, além das mudanças normais como, por exemplo, a instalação de placas luminosas – detalhou Porto.

Na parte estrutural se faz necessário ainda alteração nas arquibancadas, a construção de saídas de emergência ou rotas de fuga, e modificações no palco e na quadra propriamente dita, espaço que abriga o maior número de pessoas em pé.

- Em breve deveremos dar inicio aos procedimentos e a ideia é fugir o máximo possível dessas estruturas em ferro e lona já que setembro é um mês chuvoso e de ventos fortes, o que nos preocupa no momento de organizar o evento – disse o secretário.

Com relação ao restante dos preparativos para a festa, Humberto Porto disse que os shows que acontecerão no Palco do Rio Grande já estão sendo pensados e discutidos a partir de uma enquete, assim como já é feito em anos anteriores, nas redes sociais e, que numa primeira avaliação não foi percebida quase nenhuma alteração com relação às últimas edições.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Secretário desabafa ao falar dos combustíveis

Quarta-feira- 19 de março
Secretário falou das suspeitas em tom de desabafo
O secretário municipal de saúde, Diego Espindola, voltou a falar sobre as suspeitas de irregularidades com relação aos gastos com combustíveis da prefeitura lançadas pelo vereador de oposição Marcial Guastuci , Macega, PMDB, e acatadas pelo Ministério Público.

Mesmo sem citar o vereador e nem o MP, Espindola foi contundente e mostrou estar indignado não só com as suspeitas, mas, também com os comparativos feitos pelo oposicionista e divulgados na mídia que apontariam irregularidades devido ao município de Piratini gastar anualmente mais combustível do que cidades como Pelotas e Porto Alegre.

- A mídia em geral divulga que gastamos mais que municípios polos, mas, vivemos longe de tudo que se considera de alta complexidade com relação à saúde, enquanto quem reside na capital ou mesmo em Pelotas ou Caxias, precisa apenas pegar um ônibus ou um táxi para acessar os serviços – comparou Espindola que apelou ao apresentar números:

- Peço que a comunidade reflita sobre isso. Diariamente são no mínimo dois carros indo à Porto Alegre sem falar em uma Van e um ônibus, todos transportando passageiros e isso não dá menos que 1.200 pessoas por mês, ou seja, anualmente mais que a população de Piratini passa pela Secretaria de Saúde –

Ao justificar o que é gasto em gasolina, diesel e lubrificantes, o secretário acrescentou ainda os serviços prestados pelas ambulâncias o que segundo seus cálculos  eleva o número para 2.000 pessoas mês.

- Para transportar pessoas, entre estas 72 pacientes oncológicos (câncer) se faz necessário carros e para eles combustível, então fazer este comparativo com grandes cidades é algo esdrúxulo, absurdo, uma irresponsabilidade – disse o secretário em tom de desabafo e ampliou:

- É bonito lançar “coisas” ao vento  e, de uns tempos para cá, algumas pessoas gostam de notícia ruim, o que se tornou corriqueiro,  enquanto as boas não ganham o mesmo destaque. Vamos seguir transportando e gastando para não privar as pessoas do atendimento nos grandes centros e quem precisa desse transporte eu sei que nos avaliza – finalizou.


terça-feira, 18 de março de 2014

Em Piratini adesão à paralisação foi parcial

Terça-feira- 18 de março
No Instituto Ponche Verde adesão foi de 13%
Em Piratini foi parcial a adesão à greve nacional do magistério que no Rio Grande do Sul foi transformada numa paralisação de três dias começando na terça-feira, 18, em todas as escolas estaduais do município.

Com relação a números, a Escola República Rio-grandense, Cancelão, foi o educandário que mais se sentiu o ato que protesta pelo não pagamento do piso nacional da categoria e pelo plano de educação também em nível de Brasil. Nela, nove professores e dois funcionários aderiram. Com isso para estudantes de 1ª a 5ª séries as aulas foram suspensas, já as demais séries funcionaram de forma irregular.

No Instituto de Educação Ponche Verde, que possui cerca de 1200 alunos em três turnos, conforme informou a diretora Maria Lúcia Corral, pararam 10 dos 69 professores da escola e apenas um dos 16 funcionários, o que representa 13% do total e o que permitiu que alunos não cumprissem toda carga horária prevista.

O colégio Rui Ramos manteve as portas abertas devido a ninguém ter aderido à parada e, pífia também foi à adesão na José Pedro Garcia onde apenas amanhã, quarta-feira, 19, dois funcionários e um professor não irão trabalhar.

Na Inácia Machado da Silveira cinco professores e quatro funcionários pararam e, nesta terça- segundo dia de paralisação, a escola não ministrou nenhuma aula no turno da tarde.

Desenvolvimento Rural entrega 10 mil alevinos

Terça-feira- 18 de março
Este ano programa vai entregar 10.100 unidades
Na terça- feira, 18, o produtor Everton Picanço (à esquerda na foto) foi novamente retirar, há exemplo do que tem feito nos últimos anos, o seu lote de Carpa Capim, espécie que integra o Programa de Distribuição de Alevinos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Picanço cria a carpa para consumo próprio e as 100 unidades seriam a seguir soltas nos dois açudes da propriedade da família, no Cerro dos Canócas, 1º distrito do município e ,segundo ele, em um ano estarão no tamanho ideal para serem abatidas..

André Lopes Pereira, que dirige a pasta, disse que o programa que este ano vai entregar 10.100 alevinos, é voltado principalmente para a agricultura familiar focando a qualidade alimentar de quem cultiva as espécies que são variadas já que, além dos três tipos de carpa distribui entre outros, também Jundiá, Lambari e Traíra.

- São espécies que de adaptaram fácil e rapidamente a nossa região e resultado de uma orientação técnica que mantemos, o que faz chegar até o produtor por preço inferior ao de mercado, principalmente devido à exclusão do valor do frete – explica André Pereira.

Essa orientação que funciona com um controle de qualidade também colabora para reduzir a possibilidade de infestar os viveiros com animais contaminados com tipos de fungos, o que pode matar os peixes  neles existentes e comprometer a criação.

Essa foi a primeira de duas distribuições realizadas anualmente e somadas, acredita o secretário, deve se igualar a do ano passado quando 32 mil alevinos foram entregues para 200 produtores cadastrados.

- Além da aquisição para criação com o objetivo de consumi-los, há ainda aqueles comercializam e com isso conseguem ampliar sua renda mensal o que impacta no crescimento da distribuição desde que não tenhamos a interferência da falta de chuva – ressalva Pereira, alicerçado na estiagem de 2012 que prejudicou de forma significativa a cultura, o que não vai ocorrer este ano já que tanto o verão quanto a primavera foram bastante chuvosos o que manteve o bom nível dos açudes.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Jovem acusa PM de agressão e truculência

Segunda-feira- 17 de março
Eber Dummer Dutra, 19 anos, (foto) acusa um sargento da Brigada Militar de ter sido truculento e excessivamente agressivo em sua abordagem na noite de sábado, 15, na rua Alvim dos Santos em Piratini.
Ele conta que por volta 22:30 saiu de sua casa na própria rua do fato para, junto a um amigo irem a um bar próximo dali e, a cinquenta metros de sua residência, a espreita, estava o sargento que o mandou deitar no chão.
- Eu apenas perguntei o motivo pelo qual eu tinha que deitar alegando que nada eu havia feito. Imediatamente ele bateu nas costas com o cassetete e quando eu ia receber o segundo  golpe defendi com o braço – conta Dummer que vai além em sua acusação:
- Ele estava estranho. Parecia estar embriagado –
Após serem revistados com a participação de um segundo policial que compunha a guarnição, Éber Dummer conta que foi até o Pronto Atendimento para fazer exame de corpo e delito e que o resultado foi levado pelos brigadianos.

No dia seguinte, a foto das costas do atingido ganhou as redes sociais, o que gerou indignação, mas também ameaças e ofensas, inclusive raciais a um dos policiais e a colocação que sugere que o sargento estaria embriagado.

Em contato com o comandante da Brigada Militar de Piratini, tenente Oscar Barbosa, ele argumentou que nada teve de atípico a abordagem segundo o relato da ocorrência feita por seus comandados, e que o uso do bastão está previsto quando há resistência à prisão ou abordagem.
Barbosa também acrescentou que os dois policiais já se encontram com as cópias das postagens na internet e com elas encaminharam registro na Delegacia de Polícia Civil.

quinta-feira, 13 de março de 2014

CEEE: indenizações podem chegar a 10 mil

Advogado acredita em valores mais altos na 2ª instância
A histórica falta de energia elétrica registrada entre 31 de agosto e 02 de setembro de 2013, tem feito com que os magistrados de Piratini usem o poder da caneta  para em suas decisões punir a Companhia Estadual de Energia Elétrica, CEEE, pelos constantes apagões que atingem o município.
Roger Xavier Leal, que recentemente deixou a titularidade do Fórum da Comarca ao ser transferido para Rio Grande, decidiu a favor de dezenas de consumidores condenando a estatal a pagar cerca de R$ 1.500,00 para cada um que recorreu à justiça.

Seu substituto, o juiz Alejandro Rayo Werlang, tem seguido a mesma postura diante das reclamações, porém, tem sido mais generoso ao dobrar o valor a ser pago aos recorrentes.

O advogado Juarez Machado de Farias, um dos que estão à frente das representações, tem ciência que todas as decisões em primeira instância terão recurso por parte da CEEE, mas, segundo sua visão jurídica, isso é positivo por impulsionar os valores quando julgados procedentes pelo Tribunal de Justiça do Estado.

- Dependendo da câmara que julgar, as indenizações podem sair dos R$ 3.000,00 decididos pela instância local e chegar aos R$ 10 mil reais para cada consumidor que buscou o ressarcimento por via judicial – explica o causídico.

Machado de Farias cita a disparidade causada por investimentos para a realização da copa do mundo em Porto Alegre e a situação de moradores da zona rural para mostrar a deficiência da estatal em alguns municípios sendo os mais castigados os que residem na zona rural.
- Para construir a subestação Menino Deus e as 14 obras que inclusive irão alimentar o estádio Beira-Rio, a CEEE está investindo 125, 7 milhões de reais e aqui no 3º distrito, localidade Chapadão, uma menina que usa nebulizador teve que ser levada para a Canguçu porque sua residência ficou quatro dias sem energia – compara.


Autoridades visitam obras do Hospital

Quinta-feira-13 de março
Novos leitos vão ampliar a capacidade de ocupação da instituição
Texto: Dione Rodrigues
O Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini segue seus investimentos e ampliações para melhor servir não só a comunidade local, mas, também toda a região sul que diariamente frequenta a instituição à procura de atendimento nas várias áreas que hoje são referência.

A instituição opera com capacidade de 130 leitos, com uma ocupação média mensal de 80%, onde 95% dos atendimentos são referentes à internações e procedimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que acaba gerando desta maneira, conforme assegura o diretor da instituição Laérto Farias,  um crescimento contínuo na utilização dos leitos.

Para acompanhar esta demanda, a instituição passa por nova ampliação, que nesta primeira fase, irá beneficiar diretamente tanto os convênios como os usuários do SUS que utilizam os serviços de maternidade e consequentemente de internação.

Nesta quinta-feira, estiveram visitando a instituição o prefeito, Vilso Gomes e o secretáriomunicipal de administração Humberto Porto.


Já em faze de construção a nova maternidade terá melhorias que irão atender a todos com qualidade e eficiência e, em consonância com a RDC-50 da ANVISA, bem como a ampliação de mais 10 quartos, que correspondem a um aumento geral de 28 leitos SUS, qualificando ainda mais o atendimento e facilitando o acesso.

- É mais um grande passo, não só para uma instituição filantrópica como esta, uma vez que todo o investimento nesta ampliação está sendo realizado com recursos próprios, como também para nosso município que vêm ampliando cada vez mais sua capacidade de atendimento os seus munícipes e a toda a -  disse o prefeito Gomes.

A instituição, que possui total apoio do poder público municipal, ainda conta com grandes parcerias com os governos estadual e federal, o que em breve deve ser ainda mais intensificado, uma vez que aguarda apenas os trâmites legais finais para dar início as obras do projeto “AME” (Ambulatório Médico Especializado), hoje uma realidade apenas em alguns estados brasileiros, mas que em breve fará parte do, já então, complexo hospitalar Nossa Senhora da Conceição, um investimento que ultrapassa a casa dos R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).
- o que torna tudo isto realidade é a preocupação de nossa instituição com a comunidade, tanto local como regional. Todos os funcionários trabalham diariamente com toda a dedicação e carinho não só para com os usuários, mas também para com o próprio hospital em si, pois sem o cuidado de todos nós, não teríamos toda essa estrutura que possuímos hoje caminhando perfeitamente e ainda sendo ampliada, pois muito ainda queremos alcançar, estamos trabalhando já em novos projetos que buscam recursos para a adequação do centro de material e esterilização, para a ampliação da lavanderia, para a criação da usina de oxigênio entre outros, e com alegria podemos dizer que alguns destes em breve também farão parte de nossa realidade – relata o diretor Laérto Farias.


O hospital hoje atua no atendimento a mais de 21 municípios da região nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, obstetrícia de baixo risco, leitos psiquiátricos, cirurgias eletivas e em exame de imagem de mamografia.

TJ condena contrato envolvendo a COONTAAU

Quinta-feira- 13 de março
A irregularidade foi cometida  em 2002 e 2003
O Ministério Público, MP, obteve o aval do Tribunal de Justiça do Estado para cobrar da Cooperativa Mista dos Trabalhadores Autônimos do Alto Uruguai, COONTAAU,  a cifra de 200 mil reais pagos pela Prefeitura de Piratini entre os anos de 2002 e 2003 na gestão Francisco Luçardo.

A justiça considerou irregular o contrato entre o administrativo municipal e a cooperativa que tinha a responsabilidade de contratar mão de obra para prestar serviços à prefeitura.
Ao contrário do que ocorreu em Pedro Osório, onde não só a COONTAAU foi condenada a devolver os valores pagos, mas, também o prefeito, em Piratini, Luçardo, então gestor do executivo, não foi responsabilizado pelo Tribunal.

Para a promotora Cristiana Chatkin , o que também teve concordância na sentença, o ato de contratação  foi ilícito porque a intermediação ou o agenciamento da mão de obra, burla a realização de concurso público, o que se agrava diante de uma das cláusulas do contrato que deixa claro que a prefeitura tinha o direito de determinar à contratada a substituição de funcionários o que para o MP evidencia a falsa prestação de serviço.

- O contrato fere princípios que devem nortear a administração pública, em especial a legalidade e a moralidade, pois, eles, os empregados, trabalhavam na cooperativa mas a responsabilidade subsidiária dos direitos trabalhistas eram da prefeitura – sustenta a promotora.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Mainardi recebe novo projeto de revitalização

Quarta-feira- 12 de março
Mainardi é um reforço na busca dos recursos 
Uma rápida solenidade no Museu Histórico Farroupilha na tarde da quarta-feira, 12, deu continuidade ao projeto que integra o plano estratégico que objetiva a revitalização do Centro Histórico de Piratini.
Otávio Alves, presidente da Associação dos Amigos do Museu Histórico Farroupilha e a produtora cultural Beatriz Araújo,que esteve à frente da captação de verbas para o restauro do museu, entregaram ao secretário estadual de agricultura Fernando Mainardi o projeto para a restauração da Casa de Garibaldi, moradia ocupada por Giusepe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos e enquanto Piratini foi capital farroupilha.
Quem conhece o envolvimento e admiração de Mainardi com o patrimônio cultural e arquitetônico do Rio Grande do Sul e, em especial o de Piratini, não estranhou que ele e não o titular da pasta de cultura estivesse presente à cerimônia.

Mainardi é visto com um grande reforço para ir à busca dos R$ 1.319.863,81, custo da restauração, a partir da próxima semana não mais como secretário e sim como deputado estadual, função para qual retorna ao deixar sua pasta e visando a reeleição este ano.
- Tenho um grande apreço por Piratini e desde a reinauguração do museu fiquei com a reforma da Casa de Garibaldi na cabeça. Vou por este projeto debaixo do braço e irei sim tentar os recursos – garantiu o ainda secretário.
Beatriz Araújo (foto acima) disse que essa nova restauração é importante para o Brasil porque vai representar mais uma etapa vencida na preservação de Piratini que abriga importantes capítulos na história do país.
- Isso manterá a cidade como polo turístico e arquitetônico e também em termos de costumes e formas de fazer, para que o Brasil encontre aqui as raízes do Rio Grande do Sul e da república farrapa. Quanto a Garibaldi, um homem herói de dois mundos, Itália e países da América Latina, merece que celebremos a casa onde ele morou e as ruas por onde ele e outros heróis farroupilhas caminharam – disse a produtora cultural.


Polícia Civil prende três no Fortaleza

Quarta-feira- 11 de março

Numa operação conjunta que reuniu dez policiais  da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos e Entorpecentes e Captura, DEFREC e das unidades de Capão do Leão e Piratini, todos coordenados pelos delegados Guilherme Calderipe e Edson  Ramalho, titular da DP local, agentes prenderam três criminosos  no Assentamento Fortaleza 2º distrito da capital farroupilha, prisões vista como um golpe contundente na rede do tráfico de drogas dado a importância que dois dos bandidos tinham na rede danosa de distribuição e venda de entorpecentes principalmente em Capão do Leão.

Adenis Luiz Mathias, 44 anos, foragido do sistema prisional por tráfico e condenado há 12 anos de reclusão, Patrick Dos Santos Gonçalves, 22 anos e que também esteve encarcerado pelo mesmo crime e Francisco Cipriano Silva Domingues, o Xirú, 25 anos, foragido e condenado por assalto, foram presos durante a operação que teve inicio na madrugada desta quarta-feira.

O delegado Edson Ramalho relatou que houve reação de Xirú ao avistar os policiais.
- Quando ele nos viu começou a atirar. Revidamos e como estávamos em maior número ele  jogou a arma no chão e começou a gritar pedindo para que parássemos – contou.

Logo após, os agentes encontraram debaixo da cama de Xirú duas outras armas. No total foram apreendidas três pistolas: uma 9mm, uma calibre 380 e uma 7,65, estas duas últimas com numeração raspada.

A prisão em flagrante dos três foi por posse de arma de fogo de uso restrito.

terça-feira, 11 de março de 2014

Presidente aponta carências do Conselho

Terça-feira- 11 de março
Mesmo diante da importância que tem para assegurar os direitos previstos no ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente,  o Conselho Tutelar de Piratini não conta com uma estrutura compatível com as obrigações a ele inerentes.
Abrigado há três anos na Casa de Garibaldi, um dos prédios históricos do Município e que necessitam de reformas, as cinco conselheiras e duas psicólogas se desdobram para prestar um atendimento à altura do que exige as tantas ocorrências envolvendo menores.

Anita Veleda, (foto) que preside o órgão, reclama que o funcionamento hoje acontece com equipamentos velhos ou muito usados vindos de secretarias da prefeitura ou de doações do Ministério Público, como é o caso do único computador em funcionamento.
- Nunca conseguimos trabalhar com material novo e sim, sempre com o que sobra em outros setores. Temos o computador, mas, não a impressora, que faz muita  falta para os expedientes que realizamos diariamente – reclama Anita, apontando a falta do  item básico e que as faz andar de um lado para o outro quando há a necessidade de imprimir o que é redigido.

Um veículo para os deslocamentos durante as diligencias, o que hoje é feito com uma viatura cedida pela Secretaria de Cidadania e Assistência  Social a qual o conselho é ligado, também integra as carências apontadas.
- No ano passado recebemos a notícia de que tínhamos sido contemplados com uma emenda parlamentar  que nos assegurava um carro, cinco computadores e um refrigerador. Era para ter chegado no mês de setembro e até agora nada – revela a presidente.

Segundo o assessor de planejamento da Prefeitura de Piratini, Otávio Alves, a emenda parlamentar é do deputado federal Alceu Moreira e, o motivo da promessa não ter se transformado em realidade foi devido ao parlamentar não ter incluído Piratini entre as prioridades a serem liberadas pelo Palácio do Planalto.

Para que o prédio pudesse ofertar melhores acomodações, Anita diz que uma sala estruturada para os atendidos aguardarem, com jogos, televisão  e outras atividades de entretenimento,  hoje é uma outra carência a ser sanada.

- Hoje as crianças aguardam juntas e sem nenhuma atividade. Isso também deveria ser estendido à sala onde as psicólogas atendem quem nem mesmo tem um computador – finaliza.

Tentativa de estupro ainda sem provas

Terça-feira- 11 de março
Delegado encontra dificuldades para reunir provas

“Temos apenas a palavra da vítima” Essa foi a frase usada pelo delegado Edson Ramalho para definir as dificuldades encontradas pela Polícia Civil com relação ao possível caso de tentativa de estupro no dia 10 de fevereiro deste ano quando uma adolescente de 13 anos afirma ter sido pressionada a fazer sexo com um homem de 48 anos que nega a acusação.

O fato ocorrido no Bairro Padre Reinaldo, não se consumou segundo a menina devido ela ter trocado socos com o suspeito, o que a permitiu livrar-se da situação ocorrida em um dos cômodos da casa de onde ela conseguiu fugir.

 A adolescente teria chegado à polícia com claras e contundentes marcas do episódio, inclusive, lesões nos braços decorrentes da força imposta pelo homem nos instantes  em que tentava domina-la.

Após ouvir algumas pessoas que estavam em frente à residência no momento do provável fato, o delegado Ramalho disse esta manhã que nenhuma delas acrescentou algo que pudesse ajudar na investigação.
- Todas disseram não terem notado e nem ouvido nada de anormal, assim, por enquanto, só temos a acusação da vítima – disse Ramalho.

Entre as pessoas ouvidas, também a amiga da menina que a levou até a residência do tio para deixarem uma criança. Segundo o delegado, esta menina repetiu os que os demais também afirmaram, ou seja, que a vítima se despediu e foi embora normalmente sem apresentar nem um sinal de que uma ação de violência teria ocorrido.

Em seu depoimento à polícia, o acusado negou a acusação e disse que, enquanto estavam sozinhos no interior de sua casa apenas chamou a atenção da menina devido a ela estar mexendo em alguns objetos.

Ramalho requisitou o máximo de anonimato possível para o caso, reforçando o pedido revelando que a garota que voltou às aulas recentemente, está traumatizada e com medo de ser identificada pelos colegas.
Quanto ao futuro do caso, ele disse que vai reavaliar todos os depoimentos já concedidos para dar o próximo passo.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Super Weege premia dois novos ganhadores

2014 será mais um ano em que o Supermercado Weege proporcionará aos seus clientes o tradicional show de prêmios, confirmando com isso ser a empresa de Piratini que mais premia sues clientes.
Março começou muito bem para Ivonete Pereira Alves, moradora do 5º distrito, e para Dario Magno Nunes Neto.
Ao participarem da promoção Inseticida Raid, eles foram os contemplados do mês.
Ivonete Pereira ganhou um aparelho de ar condicionado e Dario levou pra casa em ano de copa do mundo uma  televisão tela plana de 22 polegadas.
Os prêmios foram entregue pelas proprietárias Márcia e Marta Weege.

Seja cliente do super da família piratiniense e inclua-se entre aqueles que devem ser os próximos ganhadores.

Vacina contra o HPV começa em Piratini

Segunda-feira- 10 de março
Ana Lúcia foi a primeira das 461 que serão vacinadas
A segunda-feira foi o ponto de partida para que o Ministério da Saúde desse inicio a Campanha Nacional Contra o Papiloma Vírus (HPV),onde o foco são meninas de 11 a 13 anos.
A imunização objetiva prevenir contra o câncer do colo do útero que tem grande incidência no sexo feminino sendo na escala o terceiro tipo de tumor mais frequente entre as mulheres.

Após ver sobre o assunto e a importância da imunização na televisão, a aposentada Vanilda Lafuente, moradora da zona rural de Piratini, temeu que a vacinação não chegasse ao interior, assim, não teve dúvidas e trouxe a filha Ana Lúcia Domingues Lafuente, para ser a primeira do município a receber a dose inicial.

Mas a jovem de 13 anos não corria o risco de ficar sem a vacina, assegurou a enfermeira chefe do Posto Central de Saúde, Fernanda Hernandes.
- Na quarta-feira, 12, iremos nos reunir com as direções de todas as escolas da cidade e  interior quando ficará decidido quais serão as datas em que estaremos aplicando esta primeira etapa – explicou Hernandes.

Com as coordenações escolares já se encontram as autorizações para que os  pais assinem em caso de não concordarem que seus filhos sejam vacinados.

Segundo Fernanda, números fornecidos pela Coordenadoria Regional de Saúde apontam que Piratini possui 461 crianças ou pré- adolescentes na faixa a ser imunizada e a meta é atingir no mínimo 80% de cobertura.

O HPV é um vírus transmitido por pele e mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser passada de mãe para filho no parto. No mundo, cerca de 290 milhões de mulheres são portadoras do vírus HPV. Existe uma estimativa de 17 a 21 casos para cada cem.
A segunda dose da vacina deve ser ministrada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos.