terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Novenas atraem católicos na alusão à Padroeira

Terça-feira- 02 de dezembro
Imagem da padroeira chegou nesta terça-feira à Câmara de Vereadores 
De 29 a 08 de dezembro a igreja católica de Piratini promove a popular Novena, celebração que toma a Praça da Matriz e por pouco mais de uma semana oportuniza aos católicos e à comunidade em geral, momentos de fé através de missas e muita descontração diante à vasta programação artística e cultural que integra o calendário de atividades que fazem alusão à padroeira do município Nossa Senhora da Conceição.

Para o padre Darvan Hernandes, os nove dias de orações e outras atrações, preparam os católicos para a data máxima.

- Para nós representa basicamente duas coisas: primeiro une o povo em torno da fé e, ao mesmo tempo, proporciona a eles momentos em família de forma saudável com apresentações de escolas, shows com artistas da terra e invernadas tradicionalistas – sintetiza o pároco.

Desde o ano passado, os festeiros, ou seja, os responsáveis por organizar e promover o evento, se juntam ao padre para levar a imagem da padroeira esculpida em madeira, às comunidades católicas, entidades de ensino, comércio e repartições públicas, o que novamente foi feito na terça-feira, 02, quando através da santa levou-se a benção à casa legislativa.

Aproveitando a oportunidade, o sacerdote levou aos vereadores sua preocupação gerada após reclamações que recebe de fiéis que, ao terem que trabalhar no dia religioso mesmo sendo feriado, ficam impossibilitados de participarem das celebrações em 08 de dezembro.

Ocorre que a data também é usada pelo comércio para promover vendas com promoções e descontos buscando impedir que a clientela tenha Pelotas como destino para realizar as compras de natal.
 - Entendo que para o comércio nessa época é importante abrir as portas, mas, divido essa minha preocupação com o legislativo devido a não saber bem o que dizer a quem recorre a mim por não poder fazer parte do último dia de festas – justifica.

Quanto a levar a santa que, segundo sua visão está na alma da comunidade, para abençoar diferentes locais da cidade, Darvan disse que ela é muito apreciada por todos e que é perceptível que eleva o ânimo dos visitados.
- Esse também é um momento de levar conforto. Percebemos que Nossa Senhora da Conceição toca o coração de quem a recebe- conclui.





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!