quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Patria:O civismo que começa no berço escolar

Quarta-feira- 03 de setembro
O respeito com a pátria e aos símbolos ensinados na escola
A Escola Municipal de Educação Recanto Infantil leva o ditado de que “educação vem de berço” a risca. Assim o respeito pelos símbolos nacionais e civismo são consequências positivas conseguidas junto aos alunos em um trabalho que se destaca quando se mostra na prática o conhecimento adquirido em sala de aula pelos pequenos.

Neste sentido, o preparo para o desfile da pátria que para eles em 2014 será dia 06 de setembro, teve um adicional a partir de 2013 quando as turmas do Maternal II com crianças entre 03 e 04 anos e do chamado Pré- Infantil, para baixinhos até 06 anos, passaram a receber das professoras todo um conteúdo sobre a simbologia que nos leva ao civismo.

- Consideramos ser muito importante que desde pequenos eles comecem  a conhecer sobre o assunto, por isso criamos a Hora Cívica- disse Eleonara Pedra Madruga, diretora do educandário.
Ela se refere ao momento diário que desde o dia 1º de setembro faz com que os alunos sejam reunidos no pátio da escola para cantarem não somente o Hino Nacional Brasileiro, mas, também os hinos do Rio Grande do Sul e principalmente a criação do compositor local Almenzor Bilhalva, responsável por escrever a letra do hino de Piratini.

E assim é a rotina. Às 13:30 todos deixam por cerca de dez minutos as demais atividades e, no espaço externo existente, mostram o resultado do trabalho ao longo do ano.
Pela participação geral, neste momento fica evidente o conhecimento dos três hinos, o que é uma dificuldade até mesmo para adultos donos de uma capacidade maior para a execução.

Para ilustrar o ensinado, a direção mantém em frente a Recanto, um pavilhão onde as quatro bandeiras, incluindo a do município, ficam expostas, o que se estende até o término dos festejos farroupilhas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!