terça-feira, 19 de agosto de 2014

Pecuarista salva tamanduá no Caneleira

Terça-feira- 19 de agosto
Assustado, o filhote Tamanduá foi levado pela Patrulha Ambiental
A semana foi de surpresa para o pecuarista João Carlos de Araújo, que concentra seu trabalho em na propriedade localizada no Passo da Caneleira, 1º distrito de Piratini. Ao ouvir os seus seis cães latirem dando o alerta de que algo fora do comum estava ocorrendo, foi verificar e se deparou com um assustado tamanduá tentando defender-se da investida dos cachorros.

- Quando eu vi do que se tratava afastei meus cães, peguei o tamanduá e trouxe pra casa, mas, na investida levei uma unhada grande, nada que não se recupere- recorda Araújo que ganhou um belo arranhão provocado pelas garras do animal no momento da captura providencial-

Em entrevista à jornalista Joseane Duarte, da rádio Nativa FM, disse que a partir daí, passou a buscar orientação junto há diversos órgãos para saber como proceder diante do inesperado  visitante.
- Eu não sabia o que fazer,  o que dar para ele comer, então, comecei uma verdadeira via sacra para conseguir ajuda. Liguei para o IBAMA, universidades e só ouvi que não era com eles. Finalmente a Patrulha Ambiental me atendeu e consegui entrega-lo e, com isso, veio a certeza de que ele vai voltar para o seu habitat natural – disse, satisfeito, o pecuarista ao fazer a entrega na manhã da terça-feira, 19, à Polícia Ambiental.

Araújo contou que é a segunda vez que um tamanduá aparece em sua propriedade, mas, infelizmente para oda espécie Bandeira, ameaçado de extinção, o final não foi o mesmo já que quando ele chegou, tanto o empregado quanto os cães já haviam matado o bicho.

Conforme o soldado Nunes, o tamanduá que ainda é um filhote, será entregue para o Núcleo de Habilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas.
- Ele vai passar por uma bateria de exames e, se constado que tem condições de saúde plena será reintegrado a fauna silvestre.

Quanto a espécie, Nunes informou que em um primeiro momento o capturado não é um Bandeira, mas, que isso só poderá ser determinado pelos biólogos e veterinários do núcleo.
Foto: Joseane Duarte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!