sábado, 2 de agosto de 2014

Nota de Esclarecimento


Venho por meio desta nota de esclarecimento, elucidar algumas indagações feitas ao blog Eu Falei pelo casal Josiéle Bandeira de Lima e Person Rodrigo de Oliveira Lopes, envolvidos no crime que vitimou o comerciante Gilmar Silveira Souza, vulgo "Saldanha", na madrugada do dia 19 de junho de 2011.

Serão esclarecidas nesta nota, informações e subsídios acerca da publicação da reportagem jornalística divulgada pelo blog Mundo Piratini narrando minudências deste delito e noticiando a data do júri, onde Person será julgado pelo Tribunal do Júri, formado por sete pessoas.

A primeira questão a ser enfatizada, é como foram conseguidos tais detalhes sobre esse crime. No dia 30 de julho, tornou-se público o edital de convocação dos jurados, do qual todas as pessoas tem acesso, já que o mesmo fica exposto no Fórum de Piratini. 

Neste edital, além de informar a data do júri, que ocorrerá no dia 13 de agosto, às 9h30min, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), também constava o número do processo, uma vez que o mesmo não corre em segredo de justiça.

Com o número 118/2.11.0000658-6, qualquer pessoa pode acessar o site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (http://www.tjrs.jus.br/). Após entrar no  endereço eletrônico, pode-se clicar em Acompanhamento Processual e digitar o número supra citado, para consultar todos os dados referentes ao processo.

Embasado nos anais obtidos com esta consulta, a reportagem concluiu sim, que existem suspeitas do crime ter sido premeditado, ratificando o que foi explanado na matéria exprobrada. Além do entendimento do então juiz da Comarca local Roger Xavier Leal, que absolveu os dois do crime de adulteração da cena do  crime, também foram lidas as degravações das duas audiências que ocorreram, subsidiando o conteúdo discorrido pela reportagem.

Segundo informações extra-oficiais, o radialista e blogueiro Nael Rosa leu a íntegra deste conteúdo no programa matinal da Rádio Nativa FM, sendo rechaçado por uma ligação. Aproximadamente às 13h30min do dia 01 de agosto, recebi uma ligação onde uma voz feminina questionava minha reportagem. Solicitei que a pessoa se identificasse e a mesma garantiu ser advogada, mas não informou seu nome nem número da OAB. Algo que posso provar, pois para a minha segurança, iniciei a gravar a ligação quando percebi que nela existia um cunho maquiavélico. 

Ressalto que o blog Mundo Piratini já é reconhecido pela comunidade piratiniense devido a sua idoneidade e imparcialidade. Caso fosse solicitado, prontamente seria atendido o direito de resposta destes indivíduos, porém isso nenhum pedido chegou a mim.

A principal função do Mundo Piratini, é levar informação para comunidade piratiniense e da região, e por ter alcançado em tão pouco tempo a proporção que tomou, acredito que esteja cumprindo esse papel com êxito.

Tainã Valadão
Redator e Repórter do blog Mundo Piratini


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!