sexta-feira, 11 de julho de 2014

Canil da Ong: um problema cada vez mais grave

Sexta-feira- 11 de julho
Até quando vai durar a paciência dos moradores é o principal questionamento com relação ao problema de saúde pública que se transformou o Canil Municipal situado no loteamento Chácara do Canil próximo ao Balneário Municipal e que abriga cerca de 40 cães retirados da rua pela Ong Amigo do Bicho.
O loteamento surgiu após canil e por isso foi batizado naturalmente com a homenagem que não trás nenhum orgulho para quem ali reside. O que os vizinhos indesejados provocam é indignação e reclamações devido ao mau cheiro deixado pela imensa quantidade diária de fezes e urina que são desviados para uma vala a céu aberto onde sem nenhum tratamento, são depositados os dejetos também de gatos.

- À noite é impossível dormir por causa dos latidos incessantes e, durante o dia, no verão, o mosqueiro compromete até mesmo a nossa alimentação que é tomada pelas moscas- protesta Alvonir da Silva, 63 anos, (foto) que na última terça-feira foi à Câmara de Vereadores pedir ajuda legislativa para a solução do problema.

Canil não oferece condições de higiene e cães perturbam moradores
Em contato com a chefe da Vigilância Sanitária do município, Caroline Amaral, esta esclareceu que a obrigação de manter o local limpo é única e exclusivamente da Ong Amigo do Bicho, cabendo ao órgão ser apenas o agente fiscalizador, mas, que mesmo assim, a prefeitura tem auxiliado a entidade para ao menos amenizar a situação.

- Recentemente realizamos a dedetização do prédio onde encontramos uma enorme quantidade de fezes de ratos e também a sucção da vala onde são depositados os dejetos – reforçou Caroline.

Já o agente de endemias Michel Gomes, disse que a vigilância tem o poder e, se quisesse, interditaria e até fecharia o canil dado as suas condições.
- O veterinário da prefeitura já atestou que naquelas instalações não é possível fazer cirurgias de esterilização (castração) e as mesmas continuam a ser realizadas. Temos o poder de fechar, mas, estamos é ajudando, só não somos responsáveis – esclarece.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!