quarta-feira, 31 de julho de 2013

Moradora da agrícola reclama de habitação


Discussão entre presentes deixou o clima tenso
Um bate boca desmedido entre Marcial Guastuci, PMDB, seus acompanhantes e Lourenço de Souza, PT, foi o resultado da visita feita por eles à Escola Agrícola Municipal na tarde de ontem, terça-feira.
A cena registrada por nossa reportagem foi fruto de mais uma denúncia que deixa cada vez mais evidente a luta pela retomada ou manutenção do poder pelas principais forças políticas da cidade.
Nilzabete Bueno tem 47 anos, reside nas instalações que integram o complexo do educandário, situação ocasionada por sua vulnerabilidade social que a fez no ano passado pedir ajuda ao poder público por não mais conseguir, segundo ela, custear o aluguel.
Na presença da moradora, Alex afirma que escola ajuda família
Viúva, com quatro filhos, de 01, 05, 11 e 12 anos, pensionista e com renda próxima a R$ 800. 00 mês, segundo a própria suficiente para a alimentação, conta que requisitou auxílio ao atual prefeito que numa ação social a alojou em um dos prédios disponíveis.

Insatisfeita por permanecer sem habitação própria, ela resolveu tomar o caminho da denúncia ao comparecer na sessão ordinária da câmara, o que levou Guastuci, após criticar e ofender diversas vezes Vilso Agnelo, convidar aos demais parlamentares e a imprensa a irem conferir a situação.
Da bancada de sustentação a Vilso, apenas Lourenço compareceu e ao se posicionar com relação às acomodações que permitem Nilzabete ter quarto, sala e cozinha, divididos por  paredes de pinus, mas, sem banheiro e com energia ineficaz funcionando ela afirma de forma precária, foi rechaçado pelos demais, situação que tornou o clima tenso três vezes.
Durante a confusão, o vice- diretor da escola, Alex Ulguim, chegou e falou sobre a situação.
Banheiro usado durante o dia  fica no prédio da direita

- Recebi orientação para acomoda-la aqui e comuniquei que não havia banheiro, pois este fica no prédio ao lado e ela aceitou- Também fornecemos leite para a família – informou.
O sanitário existente está a cerca de dez metros da casa, e somente é usado durante o dia e, disso, a moradora reclama.
- À noite não posso ir ao banheiro com crianças pequenas então, fazemos nossas necessidades em um balde – conta.
Procurado, o secretário de habitação Adilson Oliveira disse que não tinha propriedade pra falar sobre o caso que é anterior á sua gestão. Segundo ele, Nilzabete procurou a secretaria e poderá ser inscrita nos programas  habitacionais e, assim como as demais pessoas que aguardam, será submetida a avaliação dos órgãos superiores e responsáveis pelos programas existentes.
Assista abaixo parte do desentendimento proporcionado pela visita à Escola Agrícola.


Policiais são acusados de agressão a menores

Quarta-feira, 31 de julho
Dois policiais, um 2º sargento e um soldado estão sendo acusados por agressão a dois menores de 15 anos na noite da segunda-feira.
A guarnição foi chamada por moradores da Rua Procópio Gomes de Freitas para retirar os adolescentes que estavam escalando a torre com cerca de 80 metros de altura responsável por distribuir o sinal da Empresa de telefonia Oi em Piratini.

Segundo um dos menores que conversou com a reportagem na presença da avó e da presidente do Conselho Tutelar Anita Veleda, na sede do órgão, os brigadianos ordenaram que eles, após serem retirados, escalassem novamente a torre e, neste momento, foram agredidos a golpes de cassete na altura dos joelhos.
- Eles procuram drogas, não tínhamos então nos bateram – contou o menor.
Mas durante a ocorrência na Delegacia de Polícia a agressão não foi constatada no laudo médico e também não foi denunciada, segundo afirma a presidente do conselho e também do menor, por eles terem sido ameaçados.
- Eles não nos ameaçaram claramente. Depois de bater, perguntaram: Vocês não apanharam aqui né? – contou- Eles induziram a não denunciar – completa a conselheira que decidiu levar o caso ao conhecimento do Ministério Público.

Ela informou que as agressões foram reveladas pelos menores na saída da delegacia e no dia seguinte, na terça-feira, 30, o pai de um dos menores prestou queixa contra os policiais.
Fizemos contato com o comando local da PM em Piratini a cargo do2º  sargento Álvaro Pinheiro que diante da denúncia, informou que estas serão encaminhadas ao comando superior que vai avaliar o caso.

- Se ficar provado que isso aconteceu os policiais serão punidos a partir da conclusão do inquérito. Não agimos desta forma e não concordo com estes procedimentos, mas, precisamos aguardar as provas – disse o comandante.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Administração não fala sobre demissões

Terça-feira- 30 de julho
Quem saiu, quais os setores mais atingidos e qual a economia do município com as demissões?
Um mês após o prefeito Vilso Agnelo (foto) demitir a diretora da Escola Vieira da Cunha Carmem Luci sob o argumento de que o percentual gasto com a folha de pagamento estaria ultrapassando o limite permitido pelo Tribunal de Contas, ainda não foi possível para imprensa levar estas respostas à comunidade e saber a dimensão dessa reformulação no quadro dos chamados Cargos em Comissão, os “CCs” ou a retirada do beneficio denominado Funções Gratificadas dadas a funcionários de carreira que integravam os escalões mais altos da administração.

Desde a saída de Lucí que continuou a frente da escola, mas, agora sem remuneração extra, nossa reportagem tenta junto à Secretaria de Administração ocupada por Humberto Porto e também com o chefe de gabinete Alex Matos, saber quantas pessoas foram demitidas ou exoneradas de suas funções e qual o impacto desta ação nos gastos do município.

Após diversas tentativas e pedidos para que esperássemos mais alguns dias porque algumas mudanças em decisões iniciais estavam sendo revistas, nesta terça-feira Alex Matos disse por telefone que não havia conseguido obter as respostas junto ao prefeito Vilso Agnelo e que portanto não poderia colaborar com subsídios sobre o assunto.

Em uma última tentativa com o secretário Humberto Porto, ouvimos dele que não estava autorizado a falar sobre o assunto.

Sinal da record pode não retornar a piratini

Terça-feira- 30 de julho
Em busca da informação a comunidade de Piratini recorre às redes sociais para saber novamente qual o motivo do canal 26 ocupado pela onde a TV Nativa não transmite mais a programação da rede Record de Televisão.
Há mais de trinta dias a emissora regional transmite somente sua própria programação, mais ou menos o mesmo período em que a cidade ganhou um canal que veicula o dia todo clipes musicais nacionais e internacionais.

Em contato com o funcionário público José Carlos Leopoldo, o Zezé, responsável pela manutenção dos equipamentos na torre de transmissão de propriedade do município, ele informou que o sumiço da programação se deu devido a um rompimento entre TV Nativa e a gigante de comunicação  de Edir Macedo. 
A justificativa foi confirmada na manhã de hoje quando nossa reportagem fez contato com o canal com sede em Pelotas onde em objetiva informação, o argumento par ao rompimento foi que o contrato entre as duas redes expirou e não será renovado por desacordo no que diz respeito a cláusulas do novo contrato entre as partes.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Sanitários da Tiradentes estão destruídos

Segunda-feira- 29 de julho
Sanitários sofrem ataques frequentes e não podem ser usados
Desfrutar do lazer ofertado pela Praça Tiradentes, a Popular Praça da Rural, uma das poucas que oferecem brinquedos infantis para a recreação em Piratini só buscando outra forma em caso de necessidade de usar os sanitários.
Quem frequenta o local o ano todo tem que conviver com a impossibilidade de uso dos banheiros que oferecem cenas deprimentes ocasionadas pela imundice e o odor fétido.

As paredes não escaparam aos ataques e riscadas com palavrões ou simbologias de drogas como a maconha, retratam a decadência imposta ao patrimônio público pelo vandalismo.

Vasos e pias foram arrancados e nem mesmo as grades que antecedem as portas e a estrutura de rede elétrica, arrancada e incendiada, foram poupados.
O cenário revoltante ao estômago contrasta com a área que há pouco mais de um ano teve o movimento aumentado após a instalação ao lado, da academia de ginástica para idosos.

O próprio secretário de Urbanismo Carlos Miguel Porto, conta que recebe denúncias durante a noite pelo telefone feitas por moradores vizinhos à praça que também se tornou um ponto de drogas.

Ele entende que a saída passa por uma mudança de comportamento e até cultural, mas, não aposta em uma mudança.
- Vamos consertar outra vez e, em seguida, tomara que eu esteja errado, estarão destruídos novamente. Todos querem tudo arrumado e funcionando, mas, a contrapartida das pessoas é ajudar na conservação, pois, pra mim, esta é uma questão cultural.

 O secretário exemplifica:
- Hoje tem gente que acha, por exemplo, que os canteiros centrais são depósitos de lixo e entulhos de obra e, todo o dia tem que retirar detritos dos canteiros- reclama.
Porto assegurou que as novas louças e tubulações a serem instaladas em agosto já estão em processo de compra pela prefeitura.



Condutor sofre queda ao desviar de cão

Segunda-feira- 29 de julho
Essa imagem captada por um leitor de Eu Falei traduz a sensação de impotência e indignação do motociclista Adão Tonimar Pinheiro da Silva, 39 anos, mais uma vítima dos cães abandonados que vagam pelas ruas de Piratini e atacam com frequência condutores nas avenidas Maurício Cardoso e Gomes Jardim.

Ele tombou junto com sua moto as 09:30 da manhã desta segunda-feira ao tentar quando seguia pela Gomes, desviar de um cachorro. O resultado do tombo, escoriações no cotovelo e um pé machucado, é atenuados diante do que esta situação cotidiana oferta a quem usa a via diariamente, servindo de alerta para uma situação mais grave anunciada inclusive por pedestres, moradores do entorno e , é claro, por quem vai ao volante ou guidão.






Adão Tonimar teve sorte. Após ser atendido pelo Samu foi conduzido ao Pronto Atendimento sendo liberado ao término dos procedimentos necessários.
Ministério Público, Ong Amigo do Bicho e Prefeitura de Piratini, discutem atualmente ações para mudar o local e estruturar o atual canil que está com capacidade esgotada e gera protestos dos moradores próximos ao Balneário Municipal prejudicados pelos dejetos a céu aberto.
Mas a solução para acabar com a grande quantidade de cães transitando pelas vias está principalmente na consciência dos proprietários que num ato de irresponsabilidade não oferecem os cuidados mínimos aos seus animais para evitar o aumento da taxa de natalidade. 










domingo, 28 de julho de 2013

Alunos tomam posse e limpam futura sede

Domingo, 28 de julho
Alunos vão em busca de doações para as reformas
Se eles forem levar em conta os tantos passos que ainda precisam ser dados, o desafio o caminho a ser percorrido é longo. Mas a disposição e o espirito voluntário é o que motiva os alunos dos cursos que os tornarão um Sapador- Bombeiro, dotando desta forma e num futuro que esperam ser próximo, Piratini de uma unidade de combate ao fogo.
Este objetivo os mantém animados e na batalha para manter ativo o projeto da Associação Nacional dos Sapadores- Bombeiros, ANSB.
No sábado, 27, parte dos 35 aprendizes arregaçaram as mangas para tomar posse e limpar o prédio cedido pela Prefeitura de Piratini que será transformado no quartel para os Sapadores.
Localizado na Rua 24 de Maio, as instalações nunca foram usadas,  estavam abandonadas e sofrem com a ação do tempo além de ser alvo de vândalos que destruíram os sanitários e avariaram as aberturas.
Neste primeiro momento os alunos lavaram, roçaram e recolheram o lixo acumulado ao longo dos anos. Cedida pela Prefeitura, uma retroescavadeira ajudou no nivelamento de parte do terreno.

Limpeza marcou a posse das instalações
A próxima fase será de estudo para que as adequações necessárias sejam feitas, análise que resultará no projeto de arquitetura.
No mínimo mais cinco cômodos precisaram ser construídos e, a dúvida agora, é se esses serão em alvenaria, o que eleva o custo, ou em madeira, o que reduz gasto já que o terreno não é próprio e sim com contrato de concessão podendo ser renovado anualmente pela administração.
- A partir desta segunda vamos em busca de doações de material como tijolos, areia e brita e, se conseguirmos isso junto ao comércio e a comunidade, vamos erguer em alvenaria pois a mão de obra gratuita já garantimos– disse Vagner Dutra, formador da ANSB.


No domingo, Motoristas celebram padroeiro

Domingo- 28 de julho
Pároco concedeu benção aos condutores
O buzinaço coletivo que mesmo sendo apenas uma vez por ano não é bem aceito por uma parte dos moradores que residem no entorno do trajeto escolhido pelos participantes, marcou as 06 h deste domingo as celebrações em Piratini pelo dia do motorista que no calendário foi nacionalmente lembrando em 25 de julho.
Nas redes sociais reclamações registradas pela alvorada motorizada que percorreu as avenidas principais da cidade.
- Será que os motoristas tem realmente a necessidade de fazer buzinaço as 06:00 da manhã? Não se tocam que existem outras classes trabalhadoras que tem apenas o domingo para descansar. Alguém tem que fazer algo para coibir esse abuso. Está muito bem encaixado no paragrafo de "perturbação da ordem publica" do código penal  postou Lázaro Cruz.

Imagem do padroeiro foi conduzida pelas nas avenidas
Reclamações a parte, a forma de homenagear São Cristovam retornou às 10 h quando cerca de trezentos metros de carreata formada por carros, caminhões e ônibus conduziu a imagem do padroeiro daqueles que vão ao volante, principalmente os que são responsáveis por transportar o progresso do Brasil sobre rodas, até o acesso da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição onde aguardava o Padre Darvan, pároco local, que deu a tradicional benção do santo padroeiro aos participantes.
Para fechar a programação, o tradicional almoço onde um churrasco foi servido como prato principal nas dependências do Centro de Eventos Erni Alves.

Luteranos comemoram festa da colheita

Domingo- 28 de julho
Julho marcou novamente a Festa da Colheita na Comunidade Evangélica Luterana Farroupilha de Piratini (CELF) quando os luteranos trazem pra igreja hortifrutigranjeiros coloniais cultivados pelos luteranos e que são usados num primeiro momento para ornamentar a igreja e posteriormente doados às entidades ou ainda comercializados.
O Pastor  Luís Alberto Weirich  explicou o significado da festa dizendo que conforme a bíblia,já no início da história do homem, Caim e Abel traziam ofertas de gratidão a Deus. Também o povo de Israel, no período do Antigo Testamento, celebrava a Festa da Colheita.

- Povos de todos os tempos e de todos os lugares sempre reconheceram as bênçãos vindas do céu e agradeciam a Deus. No sul do Brasil, os descendentes dos colonos alemães celebraram com a festa da colheita – completa.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Prefeitura adia leilão e fala em recuperação

Sexta-feira- 26 de julho
Veículos poderão receber investimento e serem recuperados
As sucatas pertencentes à frota das várias secretarias administrativas da Prefeitura de Piratini não irão, ao menos por enquanto, mais ser leiloadas.  
A informação foi confirmada por nossa reportagem na manhã desta sexta-feira junto ao chefe de gabinete Alex Matos.
Ele assegurou que esta foi uma decisão da prefeitura e justificou o adiamento ou, até a desistência de venda, devido à falta de tempo hábil para realizar o leilão antes da semana farroupilha promovida no Centro de Eventos Erni Alves e, onde as então viaturas estão atualmente depositadas.
Matos disse que as sucatas deverão ser transportadas para o Galpão de Máquinas da prefeitura oportunizando assim a abertura do espaço que passa por reformas e adequações antes do inicio da festa.
Quanto aos boatos de que os carros seriam recuperados, informação obtida pelo Eu Falei, o chefe de gabinete não descartou a hipótese.
- É uma possibilidade que não está descartada. Estamos analisando, mas, de concreto mesmo por enquanto, somente a retirada momentânea das peças que iriam a leilão – informou.
A situação das carcaças foi recentemente objeto da oposição que através do PMDB, além de ameaçar entrar com um mandato de segurança para impedir a comercialização, garantiu que independente da venda solicitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, devido a ausência de motores e caixas de alguns deles.

Comércio contabiliza lucros com o frio

Quinta-feira-25 de julho
 Gerente aguarda reposição do estoque e comemora lucros
A presença do sol, cena rara por no mínimo quatro dos últimos sete dias quando o vento, geadas e o céu fechado estiveram no papel principal, é comemorada pelos piratinienses que finalmente voltaram a sentir a sensação térmica agradável proporcionada pela trégua ofertada pelo frio.  
Mas as quedas drásticas de temperaturas serviram para aquecer as vendas no comércio varejista que agora aguarda a reposição do estoque vendido a quem buscou nos aquecedores, tradicionais ou modernos, a amenização dos dias e noites de zero grau.
Segundo levantamento feito pela ACIAS/ CDL, muitos continuaram a sofrer com o frio já que os estoques foram zerados.
- Diante da falta algumas pessoas mesmo com a diferença de valores investiram em ar condicionado. Para os lojistas o inverno está garantido – avalia Fernanda Wrangue, administradora do CDL.

Ao gerente da Loja Quero-Quero Almir Souza, restou expor a única das 51 peças de aquecedores que a loja colocou à venda. Mas ele explica que não foram apenas eles responsáveis por elevar as temperaturas dos ambientes que contribuíram para o aumento dos índices de venda.
- Não comercializamos apenas um dos seis fogões a lenha do estoque, e todas as quatro lareiras foram vendidas – contabiliza.

Em médias, as lareiras móveis custam R$ 100.00 mais baratas que os fogões a lenha que giram em torno de R$ 499.00. Já os aquecedores partem de R$ 79.00, preço do de menor porte mostrado na foto, a no máximo R$ 120.00.
Na Loja Benot  24 unidades de aquecedores foram vendidas em 48 horas e a procura conforme informou a ACIAS continua.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Policial orienta sobre como detectar abusos

A investigadora e psicóloga do Departamento do Estadual da Criança e do Adolescente, DECA, Suzana Braun que recentemente ajudou a DP de Piratini a indiciar dois homens em casos diferentes por estupro e abuso sexual respectivamente, conversou com a reportagem do Eu Falei sobre o comportamento, as sequelas e os sintomas que ajudam os pais ou responsáveis a detectar que seu filho pode estar sendo vítima de abuso sexual.
Há 15 anos está à frente do DECA, disse que nos últimos anos somente no RS oito casos de possíveis abusos e estupros confirmado foram registrados por dia e que o estado teve sete mil denúncias envolvendo crianças e adolescentes no crime que mais deixa sequelas nas vítimas.
- Em crianças todo tipo de violência é irreversível, mas, a sexual infantil causa uma dor invisível e quase imperceptível ao olho clínico, pois te rouba à infância e além do abuso, há a violação dos teus direitos humanos quando alguém te toca sem tua permissão – explica a psicóloga.

Braun alertou para um atendimento rápido em casos como estes com o objetivo de resguardar os menores abusados, o que colabora para que não fiquem tão vulneráveis e se tornem prováveis abusadores no futuro.

Medidas- Para ela, uma das formas não só  de reduzir através da informação, mas, também orientar os pais para deixem esta cultura de que jamais um pai ou um tio, por exemplo, poderá ser o abusador, também passa pela escola.
- Em cerca de 90% dos casos o abusador está na família. Isso ajudaria acabar com esse mito, essa dificuldade que os pais têm e que permite a continuação dos abusos. Além é claro de políticas públicas voltadas para o tema, a participação da escola que deveria inserir o assunto no plano escolar ocasionando assim a discussão – sugere.
- Pais, tios, irmãos e também as mães abusam de seus filhos. Podemos dizer que ninguém está a salvo – completa.

Sinais- Quanto aos sinais que podem significar que a criança está sendo vítima de abuso, a psicóloga do DECA alerta que raramente uma criança mente então, é importante primeiro ouvi-la e investigar os relatos através dos mecanismos existentes.
- Meninas e meninos que aparecem com um celular caro, um par de botas que os pais que vivem com dificuldades não tem condições de pagar, é porque tem alguma coisa errada, podendo estarem sendo abusadas ou na prostituição infantil – alerta.

Crianças de pais separados que não querem ir para a casa deles no fim de semana, que reagem a uma cena amorosa picante na tv ou ainda que fazem relatos informando que o pai ou o tio, o padrinho emfim,  tocou nelas desta ou daquela forma, são outros sinais. 
 -Elas revelam através do corpo, com sintomas, ou comportamento que algo está errado – orienta Suzana Braun.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tragédia: caminhão de canguçu mata quatro


Quatro pessoas da mesma família morreram em um acidente envolvendo dois caminhões e um carro na PRC-280, próximo a Palmas, no sul do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta das 14h30 de terça-feira (23), dois caminhões se chocaram de lado em uma curva e um deles, de Canguçu, invadiu a pista contrária e bateu de frente contra um carro com placas de Porto Barreiro, no centro-sul do estado.
 A carreta Scânia T-113, placas IGF-5733, de Canguçu (RS), era conduzida por Gerson Luiz Carvalho Vergara, de 52 anos. 
Ainda de acordo com os policiais rodoviários, o motorista do automóvel, de 38 anos, a mulher dele, de 34 anos, e as filhas de dois e de onze anos, morreram na hora. Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Pato Branco, no sudoeste, e liberados na noite de terça-feira. O motorista do caminhão não se feriu. O trecho da rodovia em que aconteceu o acidente não precisou ser interditado.
Com informações do G1 e da Rádio Jornal AM.


Atuação de assessores é discutida na câmara


Numa sessão reduzida devido ao falecimento do piratiniense popular João Francisco de Lima Farias, o Chico das peças, Câmara de Vereadores de Piratini não votou projetos e retirou de pauta também o grande expediente para que os parlamentares pudessem comparecer aos atos fúnebres. Assim, novamente o estopim foi aceso pelo PMDB que através de Marcial Guastuci pediu providências ao prefeito Vilso Agnelo embasado em uma denúncia, segundo ele com comprovação fotográfica, de moradores do Cancelão que flagraram dois funcionários da casa na cabine de caçambas da prefeitura que estavam distribuindo aterros no bairro.

Segundo Macega, o assessor direto do presidente Manoel Rodrigues, PP, Claito Silva Souza e o assessor do vereador Sérgio Castro, PDT, Albino Souza, no último domingo e também na manhã da segunda-feira, 23, indicavam onde cargas de aterro deveriam ser depositadas, segundo o vereador, uma clara demonstração de favorecimento a Sérginho e Manoel que obtiveram número expressivo de votos no bairro.
- Fica escancarado que isso ocorre para obter benefícios eleitorais futuros. Ajudar pessoas que votaram em vereadores é normal, da natureza política, é assim que funciona. O que não pode são funcionários do legislativo em veículos da prefeitura, pois isso é o uso da máquina pública de forma indevida – disparou Macega.

Sérgio Castro informou que seu assessor estava no bairro a pedido dele para outros fins e que ia averiguar a situação. Manoel Rodrigues se ateve às necessidades do Cancelão e o trabalho que ali desenvolve  para justificar .

Em contato com Cleito Silva, este disse que primeiro vai ouvir o áudio da reunião para depois possivelmente dar sua versão.

Os assessores diretos de vereadores não necessariamente devem cumprir horário na câmara, podendo também atuar em nome de seus parlamentares em ações externas.

Assista os vídeos onde os vereadores debatem o assunto.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeitura entrega mais seis casas em Piratini

Terça-feira- 23 de julho
Foto: Dione Rodrigues
A Secretaria Municipal de Habitação realizou nesta terça-feira a entrega de seis unidades habitacionais fruto do convênio com o Ministério das Cidades e integrante das 25 residências integrantes do Programa Nacional de Habitação.
As unidades de hoje construídas no Bairro Padre Reinaldo e no Loteamento Veleda, se somam a outras cinco que já haviam sido entregues no ano passado, mesmo número previsto para a próxima semana através da  parceria Prefeitura /Crehnor Sul, Governo do Estado e federal, segundo informou o gestor da pasta Adilson Oliveira que sobre a conclusão de mais esta etapa dentro do programa de residências que visa zerar o déficit habitacional no último mandato de Vilso Agnelo.
- Entendo que esse é um pequeno resultado para nós enquanto gestores municipais, no entanto para essas famílias, esse é um momento histórico nas suas vidas, isso me deixa muito feliz e com certeza esse é o sentimento de toda a equipe da Secretaria de Habitação – falou.


Marcon: Ana Amélia é a candidata da RBS

Terça-feira- 23 de julho- Canguçu Online
Foto: Xiru Antunes
Em visita a Canguçu no final de semana, o deputado federal Dionilso Marcon (PT) se reuniu com lideranças políticas e movimentos sociais. O parlamentar também se deslocou ao interior para participar de reuniões e ouvir demandas da população.
Marcon concedeu entrevista ao jornal Canguçu On Line, avaliando o momento político do país, a tentativa de reeleição do governador Tarso Genro e a reforma política nacional. O deputado garantiu que pelo menos duas pautas de seu mandato são diretamente ligadas ao município.
> Confira a seguir a entrevista completa:
Qual a sua avaliação sobre as mobilizações realizadas nos últimos meses em todo o país?
As mobilizações nos últimos 60 dias no Brasil foram pelo passe livre nas grandes capitais, puxadas pelo movimento estudantil. Aí, no embalo dos estudantes, as manifestações passaram a ser patrocinadas pela Rede Globo, por um grupo da direita e pelo Judiciário, que vem batendo muito no PT neste último ano. Muitos foram para a rua sem pauta, sem comando e boa parte desses manifestantes tinha como único objetivo dar um golpe político na presidenta Dilma. A direita e os ricos não aguentam mais quatro anos de governo popular, que faz para os pobres, que coloca os pobres dentro da universidade.
O plebiscito sobre a reforma política acontecerá até o ano que vem?
Acho que o PMDB e os partidos da direita já enterraram o plebiscito. Porque eles têm medo do debate político, não querem que o povo trabalhador debata a forma como vamos fazer as eleições. Em Brasília, hoje, mais da metade dos deputados federais são patrocinados por 200 grandes empresas. Quem manda na Câmara Federal não é o povo brasileiro. Quem manda é o poder econômico, é o empresariado nacional ou multinacional. Por isso que o plebiscito é importante. Embora, infelizmente, acho difícil que ele aconteça em 2014.
O financiamento público de campanha seria uma alternativa para mudar esse quadro? O que mais precisa mudar na política brasileira?
O financiamento público é uma saída. Custa mais barato para a população. Disso não temos dúvida. Porque hoje em dia os políticos que pegam dinheiro dessas empreiteiras para fazer campanha, depois eles vão arrancar esse dinheiro no recurso público.
Defendo o voto na lista, para priorizar os partidos políticos. Pode ter um misto, tipo votar na lista e na pessoa. Depois, no final, multiplica e divide pelas vagas de cada partido.
Como o PT pretende reverter no ano que vem a tradição do RS de não eleger governadores?
Acho que o governador Tarso chega muito bem nessa disputa. Ele tem posições políticas firmes. Quando ele precisou tomar posições firmes, sempre esteve ao lado do povo gaúcho, na hora das crises sempre esteve do lado dos mais fracos. Estamos fazendo alianças com o PDT, PTB, PCdoB, PR e PRB... E o bom é que vamos fazer uma disputa de projetos políticos: a RBS vem com Ana Amélia Lemos, que representa o grande empresariado, mas temos certeza que iremos reeleger o governador Tarso Genro.
E o governador pagará o piso para o magistério antes do final do mandato?
O piso é um problema de caixa no RS. Se o governador der o piso para os professores – que é um compromisso nosso, uma bandeira do PT – então não teremos dinheiro para investir em saúde, segurança e outros problemas do estado. Vejo que o governador já deu 76% de aumento, mas ainda precisa enfrentar esse debate político. Tem que ser bandeira do governador sentar com o CPERS e com os professores para encontrar uma saída política nesse momento.
Que projetos de seu mandato podem beneficiar diretamente a população de Canguçu?
Nós temos em Canguçu, junto com o prefeito Gerson, duas bandeiras neste momento: uma delas é zerar a falta de água no interior do município , tanto nos assentamentos, comunidades quilombolas como em propriedades da agricultura familiar. O segundo ponto é a pavimentação de São Lourenço do Sul a Canguçu, que faltam nove quilômetros. Depois faremos um estudo de viabilidade para pavimentar de Canguçu até Pinheiro Machado. Isto é um pedido dos assentados, dos pequenos agricultores e que irá interligar a região de Bagé com São Lourenço do Sul.

Frio castiga mas, neve não chega a Piratini

Terça-feira- 23 de julho
Artigos em lã foram usados pra reduzir sensação gelada
A neve registrada em Caçapava do Sul, Encruzilhada e Canguçu como mostra o vídeo feito nesta terça-feira pelo grupo Capinchos Cumulus, caçadores de tempestade da UFpel responsáveis por flagrar o fenômeno invernal às 6h da manhã no Santuário Nossa Senhora da Conceição, não agraciou a capital farroupilha como se esperava.

Mas só faltou mesmo ela para completar mais um dia absurdamente frio como há muitos anos não se registrava no Estado.
Às 07:35 da manhã, o termômetro que integra o painel eletrônico no retorno da rodoviária, marcava 3 graus positivos, deixando claro que a madrugada havia atingido o previsto pelo site Climatempo que previu para a cidade a marca de zero grau.
Há relatos de neve não comprovados através de ouvintes da rádio Nativa no 3º Distrito e em Torrinhas, interior de Pinheiro Machado.

No inicio da tarde de hoje, o sol amenizou a sensação térmica gélida mas, sua presença durou pouco tempo. Em seguida, outra vez o céu ficou encoberto de nuvens oportunizando um verdadeiro desfile de tocas, mantas, cachecóis e ponchos usados por quem trafegava nas avenidas Gomes Jardim e  Maurício Cardoso.

A marca zero nos termômetros deve novamente se repetir na madrugada de quarta-feira e, se céu permanecer nublado, a neve pode até chegar mas, a geada outra vez não será possível de ser avistada, acreditando o gaúcho interiorano que esta até veio, mas,levantou o com vento, o que oferta toda vez que ocorre um dia ainda mais frio.





segunda-feira, 22 de julho de 2013

Civil indicia padrasto por abuso sexual

O titular da DP de Piratini Edson Ramalho tornou público que a Polícia Civil indiciou o padrasto até então suspeito pelo crime de abuso sexual contra uma menina de nove anos, como autor do crime denunciado em abril pela própria vítima que relatou a molestação à irmã de 13 anos e que por sua vez contou ao avô responsável por fazer a denúncia.
A menor desde então se encontra sob a guarda do pai e não deve mais retornar para a mãe que na época defendeu o companheiro indiciado.
O inquérito, a exemplo do outro envolvendo uma menor de sete anos e publicado por nós na semana passada, foi remetido à justiça e o Ministério Público decide agora se oferece denúncia.
Ramalho salientou que em ambos os casos, a atuação da investigadora Suzana Braun, (foto) psicóloga e coordenadora do Despertamento Estadual de Criança e do Adolescente, DECA, foi decisivo para o apontamento do suspeito pela autoria.
- É uma das maiores autoridades no assunto no RS. Ela é muito respeitada – elogiou o delegado.
Suzana está há 27 anos na corporação e há 15 no DECA e em exclusiva ao Eu Falei, disse que os dois casos são muito similares e que no episódio ocorrido nos quilombolas com a menor de sete anos, a agilidade assim que o estupro foi detectado aumentam as chances de responsabilização do agressor.
- O caso foi entregue há uma equipe multidisciplinar com experiência neste tipo de ocorrência e os laudos decorrentes deste trabalho contribuíram de forma significativa para a responsabilidade do agressor – explicou à investigadora.

Para ela isso quebra paradigmas que afirmam ser a Polícia Civil é um órgão despreparado para agir com eficácia em crimes de abuso sexual, estupros e pedofilia.
- Somos tecnicamente preparados e bem conceituados não só no Estado, mas, também no país – avalia.
Mas como identificar crimes sexuais contra menores? Até que ponto devemos dar crédito a uma denúncia feita por nossos filhos, netos, sobrinhos enfim...?

Amanhã você confere aqui em Eu Falei uma segunda reportagem sobre o tema onde Suzana Braun orienta e indica tipos de comportamento na criança que podem indicar que ela está sendo abusada.

Inverno ainda não aumentou internações

Secretário e diretor avaliam ocupação atípica dos leitos
Tanto o secretário municipal de saúde Diego Espindola quanto o diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição Laerto Farias, associam a atípica baixa taxa de ocupação hospitalar em Piratini nesta época do ano, à vacinação contra Gripe A, antecipada e com índices altos índices em todas as faixas etárias com relação a 2012.
- Acredito que a redução pode ser creditada aos bons índices de vacinação contra a H1N1. Foram cinco mil doses disponibilizadas e todas elas aplicadas. O reflexo é imediato – avalia o secretário que amplia:
 - Neste inicio de inverno também registramos uma redução no uso de Tamiflu, medicamento aplicado inclusive de forma preventiva contra o vírus da Gripe A -.
Com 92 leitos disponíveis, a estatística de anos anteriores mostra que o hospital de caridade já no inicio da estação fria costuma ter 85% dos leitos disponíveis nas três alas existentes ocupados, 50% destes com pacientes acometidos de doenças respiratórias.
Com a queda nas temperaturas, em 55 dos 92 leitos há internados, ou seja, mesmo o frio mantendo elevado o número de consultas no Pronto Atendimento, isso não se traduz em internações numerosas.
- Dos 100 atendimentos que faço por plantão no mínimo 50% são de problemas respiratórios diversos – debatia o carioca Gustavo Batista, médico plantonista, em conversa com Diego Espíndola (foto) no corredor do hospital esta manhã. Mas o caso mais grave se mantém elevado.

Laerto informou que esse número no mínimo dobra se contabilizados os plantões de todo quadro médico.
- Tem bastante diagnóstico de pneumonia, mas, há sim uma redução nas internações e observo que este ano menos crianças tem sido hospitalizadas –
 A observação do diretor é embasada na pouca ocupação da Pediatria que está com apenas dois dos oito leitos à disposição.
Neles, Berenice Nunes, do Assentamento Rubira, aguarda a recuperação da filha Dienifer de apenas três meses de vida e acometida de uma infeção respiratória detectados inicialmente pela mãe devido à falta de ar e febre alta.
Ao seu lado, Felipe Dilon Valdão da Silva, um ano e onze meses recebe a atenção da mãe Daiana que nos últimos três meses internou o filho duas vezes com bronquite asmático.

sábado, 20 de julho de 2013

em Pelotas Feira Agrícola chega a 4ª edição


A concessionária pelotense da  John Deere, Trator Green, uma das grandes do setor no Rio Grande do Sul, abriu na manhã deste sábado a 4ª edição da sua feira anual de Peças e Serviços agrícolas, evento que rompeu fronteiras pela qualidade e o profissionalismo ofertados pela parceria com a gigante alemã de máquinas e implementos agrícolas.
No pavilhão com dois mil metros quadrados localizado na Avenida Fernando Osório, produtores e delegações de funcionários onze cidades da zona sul anualmente se fazem presentes em Pelotas para conhecer os lançamentos, tecnologia e outros produtos da John Deere.

Ao abrir a feira, o diretor da Trator Green Cláudio Xavier ao centro na foto, saudou os visitantes junto ao coordenador regional de vendas da John Deere Brasil, Alex Vasconcelos.
Xavier (à esquerda) e  frisou a importância do uso de peças 100% originais no momento que o produtor necessita fazer a reposição.
- Parece estranho você ao entrar numa concessionária autorizada onde se espera sempre encontrar peças originais, ter que ficar atento a esse detalhe, mas, é preciso, pois, nem sempre é isso que ocorre – alertou o diretor.

                              

Ao longo do evento que tem previsão para terminar as 17 h, palestras com temas de significativa importância para o cotidiano do agricultor como manuseio correto nas inúmeras culturas incluindo o uso de peças fundamentais para o alcance da meta traçada nas lavouras.
Este ano, a direção da Trator Green inovou e 90% dos produtos foram expostos na área externa da empresa onde também um grande e suculento churrasco foi assado para o almoço dos presentes que consumiram 300 Kg de carne. Nossa fotógrafa colaboradora Natália Nolasco aproveitou o cenário típico para registrar sua presença na feira.





sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sec DE educação Promove Feira de Ciências


A Secretaria Municipal de Educação promoveu em julho em parceria com o NECIM, Núcleo de Estudos de Ciências e Matemática da UFPEL/IFSUL, a Feira Municipal de Ciências, realizada no Salão da Igreja Luterana. Participaram do evento as escolas municipais e estaduais, num total de 50 trabalhos inscritos.
De acordo com as modalidades, foram escolhidos os seguintes:

Educação Infantil

1° Lugar - “A Água e a Importância desta para o Planeta”.
E.M.E.I. Meu Lar

2° Lugar – “Tintas Naturais”.
E.M.E.I. Gente Miúda

3° Lugar – “Brincando, Cuidando e Preservando o Meio Ambiente”.
E.M.E.I. Recanto Infantil


Anos Iniciais – Ensino Fundamental
1° Lugar - “Amigos do Meio Ambiente”.
E.M.E.F. e E.I. Vera Maria de Azevedo Moreira

2° Lugar – “Cores”.
E.M.E.F. Pinto Bandeira

3° Lugar – “Ervas Medicinais”.
E.M.E.F. e E.I. Vera Maria de Azevedo Moreira


Anos Finais – Ensino Fundamental
1° Lugar - “Desarmamento”.
E.M.E.F. Dr. José Maria da Silveira

2° Lugar – “Água – Preciosidade Mundial”.
I.E.E. Ponche Verde

3° Lugar – “Alimentação Saudável”.
E.M.A.E.F. Alaôr Tarouco


EJA – Ensino Fundamental
1° Lugar - “Autismo”.
E.E.E.F. Ruy Ramos

2° Lugar – “O perigo embutido nos alimentos”.
E.E.E.F. Profª. Inácia Machado da Silveira

3° Lugar – “Leite Materno”.
E.E.E.F. Profª. Inácia Machado da Silveira

Ensino Médio
1° Lugar - “Quebrando o Silêncio”.
E.E.E.M. Dep. Adão Pretto

2° Lugar – “Economia Rural”.
E.E.E.M. Dep. Adão Pretto

3° Lugar – “Energia Solar em Residência de Baixa Renda”.
E.E.E.M. Carmosina Vaz Guimarães
Os classificados em 1° e 2° lugar participarão da etapa regional que será realizada em Pelotas, no dia 28 de setembro/2013.