sexta-feira, 28 de junho de 2013

Délcio e Cristiano Quevedo em Setembro

          
Quevedo fecha a noite dia 19 de setembro
Nem abertura, nem enceramento. Numa Semana Farroupilha cheia de alterações devido a não liberação de alvarás para recintos fechados que abrigam festejos para grandes públicos, Cristiano Quevedo, artista local e que integra os Top da música gaúcha, este ano subirá ao Palco do Rio Grande no dia 19 de setembro.
Até o ano passado quando encerrou os festejos, Quevedo estava acostumado a abrir o evento e, nesta edição, terá o primeiro contato com seu público fiel após a finalização do DVD gravado ao vivo na Praça da Igreja Matriz em 2011.Ele se somará a outros grandes nomes regionalistas aos quais o Eu Falei teve acesso com exclusividade.
César Oliveira e Rogério Mello, depois de ficarem ausentes em 2012, retornam ao elenco de atrações que  começará dia 13 de setembro com Jairo Lambari e Pedro Ortaça, e termina dia 21. Eles finalizarão a 4ª noite que terá ainda Pirisca Greco.Délcio Tavares certamente está entre àqueles que mais agradam e está confirmado na segunda noite. O repetitivo, mas, sempre aplaudido Volmir Martins, Dante Ledesma e Os Serranos também estão confirmados.Confira outros nomes fornecidos à nossa redação por Dione Rodrigues, integrante da Comissão Organizadora.


13 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

JAIRO LAMBARI FERNANDES
PEDRO ORTAÇA

14 DE SETEMBRO – SÁBADO

ÊNIO MEDEIROS
DÉLCIO TAVARES

15 DE SETEMBRO – DOMINGO

LEONEL GOMES
TEIXEIRINHA FILHO

16 DE SETEMBRO – SEGUNDA

PIRISCA GRECCO
CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELLO

17 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

GRUPO QUERÊNCIA
OSWALDIR E CARLOS MAGRÃO

18 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA

VOLMIR MARTINS
OS 04 GAUDÉRIOS

19 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

RODEIO DOS VENTOS
CRISTIANO QUEVEDO

20 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

DANTE RAMON LEDESMA
OS SERRANOS

21 DE SETEMBRO – SÁBADO

TCHÊ BARBARIDADE


Grupo pede a Vilso permanência de Diretora

Prefeito argumentou alto salário para exoneração
Da exoneração na segunda-feira, o que acarretaria em afastamento do cargo que ocupa desde 2001 quando foi empossada pelo então prefeito Francisco Luçardo diretora da Escola Vieira da Cunha, à certeza de que permanecerá à frente do educandário rural.
 Essa foi à situação vivida pela professora Carmem Lucí Godinho, motivo da ocupação do saguão da Prefeitura de Piratini no inicio da tarde desta sexta-feira quando cerca de 45 pessoas, entre elas, pais, colegas, integrantes do Conselho Escolar e do Circulo de Pais e Mestres do  colégio localizado no 5º distrito, requisitaram ao prefeito Vilso Agnelo que a mantivessem na função.
Dissabores e descontentamentos com a atual vice- diretora Andreia Régio, também foram relatados ao prefeito pela presidente do Conselho Administrativo Escolar Persília Anunciação, queixas confirmadas por vários dos presentes, inclusive pelo presidente do  CPM  Véti Omar Trecha, que ameaçou abandonar o cargo junto com diretora.- Se ela sair, saímos juntos - garantiu Zéti.
Cerca de quarenta e cinco pessoas pediram permanência de Lucí
Carmem, segundo fontes do Eu Falei, será exonerada por fazer parte de uma lista de cargos que serão demitidos por Agnelo com o objetivo de enxugar os gastos públicos com a folha, informação que ganha força devido ao argumento usado por ele aos simpatizantes da gestora vista como responsável pelo crescimento da escola.
- Tantos anos na direção permitiram a ela incorporar vantagens que não mais pode perder. A Carmem atingiu o teto máximo sendo o maior salário entre os funcionários da prefeitura. Temos um percentual que podemos destinar à folha de pagamento e quando ele é ultrapassado, é hora de exonerar alguns para não sermos penalizados pela lei – argumentou Vilso.
O prefeito ampliou sua justificativa para a demissão, afirmando que esta não será por incompetência e sim, uma questão de justiça.

Pais e colegas reverteram parte da situação
- Entre tirar alguém que depende do salário pra viver e, alguém que realiza um ótimo trabalho, mas que não será prejudicado por já obter todas as vantagens possíveis e já incorporadas, temos que fazer o quem nem sempre queremos, mas precisamos.
Diante da informação que já circulava e foi confirmada através do  telefone por  Sandra Joanol, diretora da Escola Adão Preto e que funciona na estrutura do colégio municipal, de que Carmem aceita permanecer por um período não informado sem a vantagem da Função Gratifica,  o que conforme o prefeito gira em torno de R$ 1.300,00, e também sem a vice-diretora, o que permitirá menos um salário para o município, Agnelo decidiu mante-la no comando.
Ele pediu ainda que, tanto o CPM quanto o Conselho Escolar, oficializem na segunda- feira através de um documento os erros administrativos da vice Andreia Régio que deverá ser exonerada do cargo.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Promotora Cristiana comenta queda da PEC 37

Cristiana Chatkin não vê necessidade de mudanças no código
A pressão das ruas fez a Câmara dos Deputados retroceder em suas opiniões e decisões numa sessão histórica realizada ontem, 25, quando 430 deputados se posicionaram do mesmo lado derrubando a Pec 37, medida que tirava do Ministério Público o poder de investigação. A reviravolta impulsionada pelas manifestações foi comentada na tarde de hoje pela promotora pública responsável pela comarca de Piratini, Cristiana Chatkin. Ela também se posicionou com relação a uma possível mudança no Código Penal, criticou juízes e desembargadores que na sua visão interpretam a lei conforme seus interesses. Acompanhe a entrevista concedida ao Blog Eu Falei e à Rádio Nativa FM.
Eu Falei: Como à senhora vê a derrubada da PEC?
Chatkin- Eles (os deputados) fizeram uma revisão e voltaram atrás sendo sensível ao momento que o Brasil atravessa. Foi uma sessão histórica. Entre os presentes no plenário, estudantes de direito que quando anunciaram o resultado comemoraram essa decisão cantando o hino nacional. Foi o momento em que a Câmara se encontrou com o povo, pois, até aí, havia um desencontro total.

Eu Falei: Sua avaliação do projeto?
Chatkin - Essa medida gerou um grande descontentamento. Pelo que sei, partiu de um delegado que é apadrinhado pelo senador José Sarney, ou seja, já tem vício de origem e serviria para contentamento de uma minoria que não quer a investigação de um órgão preparado. Isso seria um retrocesso comparado ao que hoje ocorre em países subdesenvolvidos como Uganda, por exemplo, onde assim funciona.

Eu Falei: Antes das manifestações tomarem conta do país e pedirem a derrubada da PEC, o MP temeu sua aprovação?
Chatkin - Sim! Não sei quantificar o quanto, mas, certamente existia o risco. Mas fizemos um trabalho árduo em todo o país pra divulgar a população o que essa lei ocasionaria, pois, muitas pessoas não sabiam. Isso seria também uma maneira de corrupção, de ficar impune dentro de um país que luta contra isso.

Eu Falei: Existem delegados que defendiam a medida por entender que o Ministério Público não vai a fundo nas investigações baseando-se em levantamentos superficiais para apontar culpados. Como à senhora vê esse argumento?
Chatkin - Não procede. Somos os titulares de uma ação penal. Todo trabalho de uma investigação é endereçado ao promotor. Se podemos fiscalizar, orientar a polícia, complementar provas, porque não podemos investigar?
Contamos com aparato muito grande para investigar. Temos um aparato muito grande para investigar e o apoio de órgãos como o Tribunal de Contas, polícia especializada, força tarefa e conseguimos fazer muitas vezes o que a polícia não está preparada pra fazer ou não é o foco dela, como a corrupção, fraudes em processo licitatório etc...

Eu Falei: O senador Renan Calheiros, presidente do senado, aproveita o momento e assina uma lei que torna hediondo o crime de corrupção. Sendo ele há muito tempo alvo de acusações, como a promotoria avalia esta ação?
Chatkin - Marketing. Acho que ser ou não hediondo não muda nada. O que precisamos é de um judiciário mais atuante na interpretação das leias e parceiro do Ministério Público.

Eu Falei: Alguns especialistas em análise política entendem que a explosão das ruas é fruto de uma falência múltipla dos órgãos públicos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Seria o caso de uma reforma no Código Penal?
Chatkin - Não sei se isso seria a solução. Brechas na lei sempre irão existir. Volto a insistir que o que se faz necessário é uma interpretação mais correta da lei por todos. Aqui no RS temos a 5ª Câmara Criminal que a maioria das vezes julga recursos do MP como improcedentes ou inconstitucionais e condenam situações que agravam para os réus, os absolvendo ou reduzindo penas.
Alguns interpretam a lei de um jeito diferente de outros e estas são aplicadas de outra forma, vendo a maioria das vezes o direito do sequestrador, do estuprador, do homicida e não o da vítima, da família, da comunidade. Esse tipo de impunidade é que tem que mudar. Cabe a estes juízes e desembargadores aplicarem da lei da forma mais justa possível e não de acordo com seus interesses e do réu.

Confira a programação da sem do legislativo


terça-feira, 25 de junho de 2013

Chana apresenta a acupuntura no Eu Falei

Terça- feira- 25 de junho
O espaço criado pela farmacêutica bioquímica Chana Espindola no Sítio São Luiz propriedade da família a menos de um quilômetro da área urbana de Piratini, imediatamente a ser adentrado dá a quem busca não só uma terapia alternativa, mas, também fugar do estresse cotidiano que reduz nossa qualidade de vida, a certeza de relaxamento total.
 A convicção chega pelo ambiente diferenciado e criado segundo o gosto da proprietária que decorou todos os cômodos com peças baseadas na cultura oriental e completado com músicas instrumentais e suaves responsáveis por colaborar para a desaceleração da máquina que as obrigações levaram ao nosso corpo se transformar.
Aos 33 anos, Chana é a responsável por difundir e reduzir a desinformação e o preconceito em torno da Acupuntura, escolha para a sua pós-graduação e ofertada à comunidade numa estrutura que soma além da recepção, três salas para aplicar a arte, uma quarta que disponibiliza uma banheira de hidromassagem já que na clínica, outros procedimentos de relaxamento decorrentes dos ensinamentos do oriente são oferecidos.

Sobre seu oficio, a qual nossa reportagem foi convidada a conhecer e experimentar, ela disserta: A medicina é dividida e trata as pessoas por partes. Se tu tens uma dor nos ossos busca o traumatologista. Se o problema é cardíaco, quem trata é o cardiologista. 
A Acupuntura trata o corpo um todo. A mente, o fisiológico, as emoções, vendo o ser humano de forma global. Por exemplo: dores lombares ou cervicais, são sim decorrentes de um esforço físico, às vezes diário, tensão ou tendência fisiológica, mas, também está relacionado a um tipo de emoção que às vezes carregamos e não nos damos conta até isso ser ativado através das aplicações para conseguir o alívio –

Preconceito
Mesmo no mundo atual onde a informação é imensamente maior e chega facilmente a praticamente todos que ela busca, ainda há preconceito sobre a técnica que utiliza a penetração de agulhas na pele. Chana concorda que a ausência do significado traduz essa situação.
- Eu entendo que tu só podes dar um parecer sobre determinado assunto quando buscas ou tens conhecimento, mas, às vezes esse desconhecimento faz com que criemos um pré- conceito e, a seguir o preconceito.
Já a agulha em si, além de todos os cuidados obrigatoriamente tomados como a não reutilização e o descarte adequado, não trás nenhum medicamento, servindo apenas para atingir partes do nosso corpo que liberam substâncias existentes dentro do organismo que liberadas pelo nosso sistema nervoso central tratam as dores, desconfortos, etc...-
A partir de hoje e toda terça-feira durante o mês de julho e agosto, Chana e sua clínica, novas parceiras do Eu Falei, estarão ocupando este espaço que nessa edição é ilustrado com fotos do fotógrafo Dione Rodrigues, para em vídeo demonstrar as diferentes técnicas e aplicação da Acupuntura e massagens.

Consulta Popular define propostas em 2014

Terça-feira, 25 de junho
Propostas foram analisadas e aprovadas pelos presentes
Uma assembleia na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira, 25, pautou às primeiras decisões em Piratini de para onde serão direcionados os recursos do orçamento estadual em 2014.
Dando às comunidades o poder de apontar os setores prioritários a ser contemplado com o dinheiro público, o Sistema Estadual de Participação Cidadã, mesmo oportunizando a votação aberta a todos, reuniu basicamente pessoas ligadas às entidades que elaboraram projetos ou necessitam de uma melhoria específica na estrutura onde atuam, o que mostrou novamente a ausência de interesse da população em um evento que ajuda a discutir e decidir o futuro do município.

A abertura da Assembleia Municipal foi realizada pelo presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Comude) em Piratini, Otávio Alves, organizador da mesa central composta entre outros, pelo prefeito Vilso Agnelo Gomes, Cecília Hipólito, da coordenação da Consulta Popular.
A educação outra vez marcou presença através de quatro educandários estaduais e estes, tiveram que se unir, pois cada um defendia uma proposta mas, a regra permite que apenas duas indicações em cada área façam parte das escolhidas a irem à votação na próxima etapa, a regional, marcada pra 4 de julho. 
Área da educação precisou se readequar unindo-se 
Assim, um comum acordo entre as diretoras permitiu uma fusão, ficando juntas as escolas    Adão Preto, localizada na zona rural e o Instituto Ponche Verde, que requisitam verbas para equipamentos e mobiliário. 
A segunda parceria reuniu a Inácia Machado e a República Rio-grandense que buscam a ampliação do espaço físico.
 O valor a ser direcionado para as escolas em caso de aprovação posterior é de R$ 146.900 para cada projeto.
A Segurança Pública Regional foi representada pelo delegado local Edson Vinicius Ramalho e pelo escrivão Lucas Delabary. O valor previsto é de R$ 2.714.555.
O quórum de 46 pessoas permitiu a definição dos delegados que estarão presentes na defesa regional, elegendo Angélica Barroso Panatiéri, Gabriel Nunes Barcelos e o suplente Lourenço de Souza.
Por serem apenas nove propostas não houve a necessidade de que as mesmas fossem à votação.
Confira abaixo demais propostas e seus valores.

1. SDR-PROGRAMA DE APOIO AOS SISTEMAS PRODUTIVOS DA AGRICULTURA FAMILIAR - EQUIPAMENTOS - PM PIRATINI - R$ 97.900,00

1. 2. SEGURANÇA - REGIONAL - R$ 2.714.555,42

3. SEDAC - MONTAGEM DE ESPAÇOS RECEPTIVOS (MOBILIÁRIO) - AAMHF - R$ 30.000,00

2. 4. SDR - AQUISIÇÃO DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS - ACONFA - 97.900,00
3. 5. CIDADANIA, JUSTICA - CURSOS PROFISSIONALIZANTES - CASA DA ACOLHIDA A MÃE GESTANTE - R$ 26.500,00

4. 6. DESENVOLVIMENTO URBANO - SERVIÇO DE DRENAGEM URBANA EM LOTEAMENTO - PM PIRATINI - R$ 87.830,00
5. 7. SAÚDE - CONSTRUÇÃO DE UBS - PM PIRATINI - R$ 270.000,00

6. 8. EDUCAÇÃO - EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS - ESCOLAS PONCHE VERDE E DEP. ADÃO PRETO- R$ 146.900,00
7. 9. EDUCAÇÃO - AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO - ESCOLAS PROF. INÁCIA MACHADO DA SILVEIRA E REPÚBLICA RIO-GRANDENSE - RS 146.900,00

8. 10.
1. EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TÉCNICA
2. DESENVOLVIMENTO RURAL
3. SAÚDE
4. SEGURANÇA PÚBLICA

5. DESENVOLVIMENTO URBANO







Notícias do Hospital- sexta-feira









Lista de Pacientes Internados

Ala Velha
Leito
01      
02
03
07
Adão Ilton Alves Teixeira-Cidade Piratini-Passa bem
08
Jose de Avila da Silva-Cidade Piratini 5ºSubdistrito-Passa Bem

Ala Velha (Enfermaria Masculina)
Leito
01
Vilmar Pimenta Coelho-Cidade Piratini Cancelão-Passa Melhor
02
03
04

Ala São João
Leito
19
20
21
22
35
36
37
38
Roberto Garcia-Cidade Piratini-Passa Bem


Ala Nova
Leito
23
24
25
Paulo Renato Madruga-Cidade Piratini-Passa Bem
26
27
28
29
Flavio de Souza Vargas-Cidade Piratini-esta com alta
30
31
32
34

Casa da Gestante
Leito
01
02
03



Ala Santa Ana (Enfermaria Feminina)
Leito
01
Alvecina Cardoso Garcia-Cidade Piratini-esta com alta
02
Alda Ulguim-Cidade Piratini 3ºSubdistrito-Passa Bem
03
04
Orlandina Duarte –Cidade Piratini-Passa Melhor
05
06
07
08
Ana Paula Lopes Duarte-Cidade Piratini-Passa Melhor
09
10      
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22

Pediatria
Leito
01
02
03

Ala Drº Piva
Leito
Enfermaria A 01-
Darci Andrade da Silva-Cidade Piratini  -Passa bem
Enfermaria A 02-
Enfermaria A 03-
Alipio Oliveira-Cidade Piratini-Passa Bem
Enfermaria B 04-
Enfermaria B 05-
Enfermaria B 06-
Silvio Goulart –Cidade Piratini- Esta com alta
Enfermaria C 07-
Nero Gonçalves da Silva-Cidade Piratini-Esta com alta
Enfermaria C 08-
Enfermaria C 09-
Enfermaria D 10-
Aldrovando Pinheiro Nunes-Cidade Piratini Cancelão-Passa Bem
Enfermaria D 11-
Enio Jesus Garcia-Cidade Piratini- Passa Bem
Enfermaria D 12-
Fernando Carlos Rosa Correa –Cidade Piratini-Passa Bem
Enfermaria D 13-
Rubens Avila de Avila-Cidade Piratin

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cinquenta interrompem a Ponte do Costa

Segunda-feira- 24 de julho
Organizadores prometem nova paralisação
Foi tímido e bem abaixo do que se esperava diante da pauta mais cobrada pela comunidade de Piratini, o protesto que impediu a continuidade do trânsito de veículos nesta segunda-feira na Ponte do Costa por cerca de uma hora e meia.
Novamente, assim como ocorreu na manifestação do sábado pelas ruas da cidade, a simpatia à causa demonstrada nas redes sociais através de compartilhamentos não se traduziu em números, o que indignou um dos organizadores Maicon Cardoso.
- Sinceramente não sei explicar o motivo das pessoas não participarem. Não é nada pessoal e sim, uma luta por uma situação que atinge todos nós que amanhã quem sabe, poderemos ser vítimas dessa situação vergonhosa que além de impedir o progresso, tira vidas –

 O desabafo foi durante a concentração para a carreata que partiria minutos depois do Estádio Nei Fabião Valente, o Guarani, onde apenas dezenove pessoas compareceram e com isso, nem mesmo o ônibus colocado à disposição por uma das empresas de transporte da cidade e que seria usado para levar manifestantes foi ocupado.


Exatamente às 10:30 os manifestantes se posicionaram em uma das cabeceiras da travessia sobre o arroio Piratini que integra a ERS 702, responsável anualmente por vários acidentes e óbitos. Um deles, ocorrido em 26 de janeiro deste ano, da universitária Franciele Kittel, que aos 26 anos perdeu a vida ao se chocar contra a mureta de entrada. Ela foi lembrada ao ter parte do nome pichado junto a uma cruz pintada em um dos blocos de pedra da lateral.
Já o aposentado Aristeu Silva, simulou uma das tragédias ocorridas no local ao se fingir de morto ao lado da frase “Ponte Assassina” e de peças de automóveis acidentados recolhidas nas imediações.

Um pequeno grupo aproximou-se da beira de um dos pontos mais perigosos por já não ter mais proteção e que antecipam uma queda de quinze metros. Ajoelhados, rezaram pelas vítimas que morreram em colisões com outros veículos ou com a estrutura de aço.
Após meia hora no local e com faixas pedindo providências ao governador Tarso Genro, os protestantes resolveram retornar e atravessaram novamente a ponte de mão única e baixa tonelagem para o que as empresas necessitam escoar (24 toneladas). Neste momento cantaram o Hino Rio-grandense.

Agentes da Polícia Rodoviária Estadual e policias da Brigada Militar acompanharam o manifesto e organizaram o congestionamento formado nos dois sentidos.
Ao meio dia, a ponte foi liberada mas, antes, uma comissão foi formada para organizar, caso não sejam tomadas providências,  um novo protesto que desta vez será no trevo de acesso a Pelotas.  




domingo, 23 de junho de 2013

Organizadores discordam sobre publicação

Domingo- 23 de junho

Os organizadores do protesto de "Cara Pintada e de Alma Lavada" que reuniu cerca de duzentas pessoas em uma caminhada pelo centro de Piratini na tarde de ontem, discordaram do título da capa e da publicação do Eu Falei" ( já retificada) que abordou sobre o manifesto na noite do sábado. Para Jéferson Joanélson Almeida, nosso veículo pareceu querer minimizar o movimento por enfatizar os números. Débora Amaral, também organizadora, através da rede social além de tecer suas críticas, destacou que a qualidade dos que compareceram se sobrepôs a quantidade.
Francisco Bratz e Douglas Silva, resumiram a opinião de todos os organizadores:
- Não estamos nem um pouco decepcionados - 
Douglas ampliou: digo apenas o que disse desde o inicio. Reunir cinquenta pessoas em Piratini sem bebida alcoólica, sem música ou sem bandeira política específica foi uma vitória -
O blog eu Falei através de seu redator Nael Rosa, ressalta que a visão jornalística não é e jamais deve ser a pessoal- Assim, além dessa postagem retificará o sub-título da foto da capa e manterá a postagem pois, a questão dos números está baseada nesta foto aérea que foi tirada da sacada de um dos prédios do centro quando a caminhada passava. Ressalta também que, números são dados contidos em qualquer matéria que reúne aglomeração e aqui não seria diferente. 
A opinião pessoal e, não profissional do redator sobre o movimento, pode ser acompanhada em sua página na rede social

sábado, 22 de junho de 2013

Menos de duzentas pessoas no de Cara Pintada

Mesmo diante do pouco comparecimento, muita empolgação
Mesmo sendo uma incógnita, a organização do protesto "De Cara Pintada e Alma Lavada", batismo dado à manifestação que objetivou inserir Piratini nas ações reivindicatórias e de repúdio ao poder público administrativo brasileiro em todas as suas esferas, garantiu não ter se decepcionado com reduzido número de pessoas que compareceram esta tarde à Praça de Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Marcado para as 16 h, uma hora antes o tímido movimento já mostrava que os números apresentados através da rede social, principal forma de convocação, não se traduziriam em participação.
Jovens e estudantes foram a maioria
Nem mesmo jovens foram vistos em grande número entre os no máximo duzentos presentes ao movimento que teve a adesão de crianças e também idosos, o que não foi suficiente para realizar um abraço simbólico na Prefeitura, intenção da coordenação que se contentou junto aos demais em apenas percorrer o entorno do prédio.
Mas sobrou educação e motivação para aqueles que pintaram o rosto, enrolaram-se em bandeiras do país ou do estado e que com gritos de protesto e frases de protesto que partiam tanto da retaguarda como do frontal da manifestação seguiram em marcha até à Praça Inácia Machado da Silveira no centro da cidade.

O reforço no policiamento, com Pms de Canguçu, Pelotas, Pedro Osório e que apenas observaram  a movimentação que na  mira manteve raramente situações locais, ficando os problemas graves enfrentados pela população nacionalmente como foco dos gritos como: “Ou para a corrupção ou para Brasil”.
Cartazes e faixas apontaram objetivos e ideais
Fazendo parte da fusão de gerações nesta que pode ser apontado como o menor protesto do país, o advogado Paulo Dias Taddei, 53 anos que justificou sua saída de casa em tarde de jogo da Seleção Brasileira de futebol.
- Vim porque entendo por minha visão de concepção de sociedade. Eu acredito que quando o processo representativo começa a falhar nós, detentores da soberania popular tem que ir pra rua exigir reformas nesse modelo então que nós possamos apresentar alternativas a esse modelo de estado que me parece falido.
Francisco Bratz, um dos organizadores do manifesto, falou sobre a reduzida presença o que na sua visão não impediu que o recado fosse dado.

- Sabíamos que não haveria muita gente. Aqui é difícil porque as pessoas não gostam de se expor por vergonha ou por medo de retaliações como, por exemplo, perder o emprego.  Isso tem que mudar, pois não combatemos as pessoas e sim o sistema, a política como um todo, mas mesmo assim, entendo que nosso objetivo foi atingido.









NOVOS RUMOS PARA A MADEIRA EM PIRATINI

Reunião debateu futuro do novo empreendimento
Uma das características da região sul, em especial de Piratini, é o longo histórico voltado à produção industrial de madeira. No município mais de 500 famílias vivem da renda originada do trabalho realizado no polo madeireiro localizado no 4º distrito.
Com o objetivo de manter ativa e estabilizada a comercialização desta matéria prima fundamental para vários seguimentos, o município busca em parceria com empresários do setor, novas alternativas que possibilite agregar valor e aquecer a economia gerada em torno do produto.

Em encontro promovido por empresários locais foi realizado em Piratini na sexta-feira estiveram presentes o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Piratini, Roger Morales, o vice-governador do estado, Beto Grill, o prefeito municipal de Piratini Vilso Gomes e alguns empresários e investidores, negociando a instalação de uma indústria de mdf no município.

“Madeira para o setor moveleiro não representa mais lucro” relata o investidor Zulmir Nichele. Para ele, é necessário hoje agregar novos valores a madeira, dando uma nova destinação tanto ao madeiramento ruim, quanto aos chamados resíduos que hoje são dispensados.

Para Zulmiro e Olavo Webber, investidor e empresário do setor, que recentemente estiveram na China conhecendo empresas similares que adotaram a proposta colocada hoje, a ideia valem como saída ideal para a utilização deste produto descartado.

Através das necessidades pré-avaliadas os investidores solicitaram  ao Governo do Estado incentivo e melhor fornecimento da energia elétrica na região, ao executivo municipal, o pedido de cedência da área a ser instalada tal fábrica, o que segundo o prefeito Vilso Agnelo não haverá problema dentro das leis e incentivos vigentes no município.

Um dos fatores que fazem de Piratini uma das cidades adequadas para a instalação da fábrica,  além do polo já formado e em ação no município, é a existência das leis citadas pelo prefeito e que incentivam a categoria, o que  possibilita ao empresário isenção de taxas e impostos iniciais por período determinado em lei, o que logo se traduz em maior possibilidade de consolidação do empreendimento estimulado a criação e proporcionando mais a frente à  cidade, uma nova receita tributária impulsionando assim a economia local.

Para o secretário de desenvolvimento econômico Roger Morales, a instalação da indústria, além de gerar empregos e renda ao município, desencadeia um processo de outros possíveis investimentos: "tínhamos a madeira, teremos o Pelete, e agora com o mdf, poderemos viabilizar investimentos do setor moveleiro".
Na oportunidade foi apresentado o projeto da fábrica, que tem valor de investimento estimulado em R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões), segundo investidores.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Piratini.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Embaixador se soma ao projeto Sapadores

Sexta-feira, 21 junho
Paulo Roberto garantiu parceria duradora
Uma reunião na tarde desta quinta-feira, 20, na sede da empresa Expresso Embaixador em Pelotas entre o proprietário Paulo Roberto Fonseca e o Comitê Local de Piratini formado pela da Associação Nacional dos Sapadores Bombeiros, ANSB, selou um acordo que significará a partir de janeiro de 2014, no mínimo R$ 14.400,00 por ano para os projetos e despesas da corporação.
Parceira de todas as cidades onde atua através do transporte de passageiros, a Expresso Embaixador soma os Sapadores às entidades que são beneficiadas no estado com o percentual de 1, 5 % do lucro líquido anual obtido, que é repassado para projetos que contemplam a coletividade ou trabalhos específicos como o realizado, por exemplo, na APAE Piratini, entidade que tem a empresa como madrinha de ações focadas para a melhoria da estrutura. A cultura é outra área de atuação da Embaixador, constante patrocinadora da Semana Farroupilha.
A notícia de apoio mensal e, enquanto a corporação ou a empresa existirem, acordo que será firmado através de documento, foi recebido com comemoração pelos oito membros do Comitê e pela direção nacional da ANSB, numa semana produtiva que contabiliza ainda além das doações já garantidas para equipar a futura ambulância, mais R$ 2.000,00 que foram doados pela Piratini Energia.
Às formações estão tendo continuidade com a transmissão para recrutas e civis do curso de Socorrismo Cidadão e, a partir dia 28 de junho com apoio da Secretaria de Saúde que cederá a ambulância, também com o curso de Primeiros Socorros em equipe.



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Protesto vai interditar a Ponte do Costa

Quinta-feira, 20 de junho

O país parece finalmente ter despertado do sono em berço esplêndido! A frase é de uma das milhões de pessoas que em várias capitais estão fazendo das ruas o palco para inúmeras reivindicações.
A onda de protestos se multiplica e as redes sociais,estão servindo para convocar cada vez mais brasileiros a reivindicarem seus direitos.
Isso influenciou o vendedor Maicon Cardoso a aderir ao movimento por entender que este é o melhor momento para novamente tentar chamar a atenção do governador Tarso Genro quanto a inércia do processo que promete construir a nova Ponte do Costa, travessia localizada na metade dos 35 quilômetros que compõem a ERS 702. 

Rapidamente, ele convenceu Márcio Oliveira, do ramo da hotelaria e Roberto Porto, a darem início na organização da paralisação que pretende impedir totalmente a passagem de veículos na manhã da próxima segunda-feira, 24, ação que deve ter a adesão de outros seguimentos empresariais da cidade por ser a ponte vista como um dos principais entraves no desenvolvimento da cidade.
- Já foi feito um protesto que não teve efeito. Dessa vez queremos ir grande número para protestar trancando o trânsito por algumas horas, mas, se  novamente não houver resultados, a intenção é interditar por muito mais tempo – avisa Maicon .

Roberto Porto, dono de uma frota de veículos de turismo e para transporte estudantil, vai parar sua atividade neste dia e colocar os carros à disposição da população que será convidada  a fazer faixas, cartazes e comparecer com o rosto pintado nas cores da bandeira.
Frequentemente prejudicados com o péssimo estado de conservação da passagem que acumula acidentes e tragédias, os alunos residentes na zona rural também serão convidados a participar da interrupção que pretende seguir após concentração as 09 h no estádio do Guarani, em carreata até o local.
Ainda não se discutiu o convite aos movimentos sociais mas, a Câmara de Vereadores será convocada a se fazer presente através de seus representantes mas, assim como é regra nas manifestações pelo país, bandeiras de partidos não serão permitidas.
A bandeira do protesto também já corre a rede e antes, sábado 22, outra mobilização, batizada como "De Cara Pintada e Alma Lavada", sucesso de compartilhamento no Facebook em Piratini, promete movimentar e colorir a Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Ong Amigo do bicho deve sair de loteamento

Dois funcionários limpam o canil diariamente
Os cães, alguns deles mutilados e doentes que encontram na Ong Amigo do Bicho de Piratini abrigo e comida, devem ganhar uma nova casa ainda sem data certa.

Eles, já vistos como um grave problema para a cidade, não são mais bem vindos nem pelos já para os já residentes e futuros moradores de um bairro em formação que por abrigar a ong, acabou batizado de Loteamento Canil.

Além dos latidos e dos animais vagando pelas imediações que dado a estrutura ser insuficiente até o ano passado obrigava a direção do canil soltar parte deles quando a noite chegava, hoje, para quem mora ou está construindo,  também repudia ter que conviver tão próximos de tantos fatores transmissores de doenças.

Na manhã da terça, 18, a reportagem esteve no canil e presenciou a missão árdua de dois funcionários responsáveis não só por alimentar, mas ainda por recolher os dejetos que são descartados sem tratamento, como mostra a foto abaixo, em uma vala a trinta metros de uma das residências.

A lente da câmera e os olhos são incapazes detectar onde exatamente, mas não muito longe dali, as fezes e a água com urina vão parar, situação que fez Prefeitura, Ministério Público e Ong, rediscutirem o assunto ao finalmente entenderem que o problema é de saúde pública.

 A direção da Amigo do Bicho informou à promotora Cristiana Chatkin as deficiências de estrutura ao requisitar ao MP um aumento no repasse feito pela prefeitura, de R$ 1.500, 00 para R$ 2.500, o que já foi aceito, valor até então insuficiente para custear as raçoes, esterilizações de animais e pagamento para manter o local dentro das possibilidades, limpo.
Fezes e água da limpeza com urina, são depositados em uma vala
O secretário de meio ambiente Marcones Farias, pasta que irá se envolver nas mudanças já projetadas, disse que,todos já estão em tratativas para mudar o canil de local pois a Ong é vista como uma parceira na luta para reduzir a proliferação de animais, o que tem sido motivo de discussão constante dado aos riscos que ofertam a pedestres e motoristas.
-Estamos informando à promotoria os locais que a prefeitura pode ceder para que a nova estrutura seja construída e nela, deverá haver a construção de esgotamento similar ao doméstico para que os resíduos sejam adequadamente descartados – informou o secretário.
Às mudanças terão ainda o envolvimento da secretaria de saúde, responsável por já ter contratado uma funcionária para auxiliar na limpeza e também um veterinário que, além de assumir como responsável técnico pelo canil, cuidará também das castrações e controle de doenças.
Há dados comprovatórios de que uma fêmea em dez anos é responsável direta e indireta pelo nascimento de 80 mil novos filhotes.