quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vereador repudia projeto de deputado



O Polêmico projeto do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que prevê a proibição a perseguição de animais em rodeios, o que acabaria por exemplo, com a prova de tiro de laço no Rio Grande do Sul, foi repudiado pelo vereador Sérgio Castro, do PDT, na sessão ordinária da Câmara de vereadores de Piratini.
Serginho aprovou junto às demais bancadas, uma moção de repúdio ao projeto do parlamentar, manifestando sua contrariedade diante da possibilidade de extinção da atividade que integra a cultura gaúcha.
O pedestista argumentou que esta enaltece o esporte do sul e é praticada em todo o território brasileiro.
Marcial Guastuci, Macega, aprovou a moção, mas chamou a atenção da complexidade do projeto que tem apoio de centenas de ong de proteção aos animais.
- É complicado. Não dá pra dizer que laçar um animal e derruba-lo não vá causar dor, mas sou favorável à moção – alertou Macega.
Com a iniciativa do deputado, o assunto que tem o apoio do Ministério Público,voltou  a ser amplamente discutido nos meios de comunicação e protesto de tradicionalistas nas redes sociais.
Para tentar barrar o projeto em Brasília, o presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Savaris, está mobilizando os filiados em todo o país. 
O deputado autor divulgou que está sofrendo ameaças por sua ideia e que já teve parecer favorável da comissão competente da Câmara dos Deputados.


1 comentários:

  1. Bom, queria dizer que eu concordo em partes com este projeto de Lei. Na minha opinião o tiro de laço não prejudica os animais, desde que estes estejam com saúde e bem fisicamente até porque antes se via uns que outros animais se "arrastando" na hora da prova de tiro de laço, mas isso hoje quase não acontece mais, pelo menos aqui na nossa cidade. O que me preocupa é com as demais provas. Na gineteada quase sempre se vê um cavalo se debatendo no tronco e se jogando no chão e sendo levantado por vários homens e isso leva vários minutos até que o animal fique exausto e fique quieto ou o pessoal acaba trocando o cavalo. Outro ponto a ser visto é a "trompada" (acho que essa não é a definição certa) mas é aquela que é feita em pista coberta dentro da mangueira fechada e colocam um bovino e entra o campeiro de à cavalo e começa a dar encontrões no boi contra as laterais da mangueira, ora, até um leigo sabe que qualquer um desses últimos exemplos acaba provocando dor no animal, só que ele não pode falar, gritar. Outro ponto a ser observado é o pialo no cavalo, pra quem não sabe é aquele que soltam o cavalo e fica um com uma laçada armada e quando o animal passa, a pessoa tenta dar um tombo laçando das patas da frente do animal que muitas vezes acaba caindo por cima do pescoço e tudo mais, pode até ser bonito para quem está assistindo mas alguém já pensou na fratura que pode causar em um animal e caso aconteça alguma coisa de grave, ainda mais com cavalo que quando se fratura na maioria das vezes tem que se sacrificar porque é difícil uma recuperação. Mas daí tem gente que gosta, e aplaude e faz barulho!! Eu penso que pode haver limitações em determinadas provas, ou até mesmo extintas!!! Esta é minha opinião!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!