sábado, 2 de fevereiro de 2013

Umbandistas celebram Iemanjá em Piratini




Fé comove adoradores durante as homenagens
Nas comemorações da rainha das águas, a chuva saudou os fiéis de Iemanjá já no início do segundo dia da rotina de celebrações e manifestações de fé à representante mais adorada da religião afro.
A Associação Filhos de Iemanjá, organizadora das atividades, não informou se o os fortes ventos ocorridos neste feriado, prejudicaram ou irão prejudicar a programação e a estrutura montada no Balneário Municipal para que os umbandistas possam externar sua devoção.
No inicio da noite de ontem, a procissão motorizada com a participação de devotos e centros de umbanda de Piratini, partiu do estádio do Guarany percorrendo o centro histórico e, a um quilômetro do balneário, os adoradores passaram a fazer o restante do percurso a pé e com os cânticos da crença, conduziram a imagem até as águas do Passo da Vila, onde os trabalhos mediúnicos invadiram a madrugada no Espaço Afro-umbandista Lindor D’Ávila Farias.
Orixá foi conduzida por umbandistas
Édna Silveira Teixeira, que atua na organização da festa, cita Caymmi para resumir a importância da rainha do mar.
- O mito atravessou o Atlântico, vindo da África, se instalou na cultura brasileira e se transformou em sinônimo de tolerância, esperança e carinho – resume à organizadora.
Para ela e milhões pelo Brasil, a orixá, soberana das águas salgadas, é festejada em todas as religiões, classes sociais e níveis culturais, o que lhe concedeu o título de padroeira afetiva do litoral brasileiro, sendo possível também por isso desfazer equívocos.
 - As manifestações públicas da umbanda servem para desmistificar a visão deturpada de algumas pessoas e para reafirmar a luta constante contra o preconceito e intolerância contra as religiões de matriz africana – entende a umbandista.

Iemanjá terá dois dias de homenagens no balneário
No espaço Lindor, preparado por semanas pela a associação, a imagem da rainha ganhou a companhia de Oxum, outra adorada na crença, e sob a presença delas, à recepção aos visitantes que trouxeram e depositaram suas oferendas, realizaram pedidos e verbalizaram seus agradecimentos.
Centros de Umbanda de Pelotas, Capão do Leão e Pinheiro Machado, se somaram às entidades locais para participar e apreciar o roteiro previsto.
Pela manhã, houve um terço em memória dos umbandistas falecidos e demais entes, cujos familiares solicitaram a inclusão dos mesmos nas preces.
No turno da tarde, está previsto a saudação a Iemanjá e Oxum, na procissão aquática nas águas do Rio Piratini e a queima de fogos e entrega de oferendas. Para o encerramento, a presença maciça de religiosos e simpatizantes, o que para a organização é sinônimo de sucesso mais uma vez.
















                

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!