sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Juiz Leal bate o martelo: sem carnaval na SRP


Quando chegar a noite, esta sexta-feira de 2013 será atípica na capital farroupilha. Por tradição, Piratini teria hoje a primeira noite de folia também nos salões, mas os episódios posteriores à tragédia em Santa Maria realmente significam um divisor de águas no tocante as providências para que todos os estabelecimentos do Estado e que promovem eventos, passem a cumprir às leis de prevenção e combate a incêndio, até então, ignoradas por muitos, inclusive por alguns órgãos fiscalizadores que faziam vista grossa para o assunto.
Sem ter seus apelos ouvidos da forma pretendida pelo prefeito Vilso Agnelo, a diretoria da Sociedade Recreio Piratiniense, SRP, apelou à esfera judicial e também do juiz da comarca, Roger Xavier Leal, ouviu um não à sua necessidade de promover os bailes adultos e infantis de carnaval, deixando além da frustração nos gestores, a certeza de um futuro no mínimo preocupante devido às dívidas contraídas e outras já existentes.
  
Indo ao encontro dos argumentos usados pela Prefeitura de Piratini para lacrar além da SRP mais onze estabelecimentos, Xavier Leal argumentou em sua decisão, que o poder público se valeu das leis vigentes para lacrar os locais de festas com a intenção de proteger e dar segurança à sociedade, e citou a necessidade ao menos da apresentação, entre os documentos exigidos, da última vistoria e em dia concedia pelo Corpo de Bombeiros.

Entre os argumentos contidos no Mandato de Segurança para tentar convencer o judiciário à liberar a realização dos bailes, a diretoria informou que instalou treze extintores de incêndio,  sinalizadores luminosos e indicativos de saídas, luzes de emergência etc...
Sem ter mais o que ser feito, o consolo para os foliões será o carnaval de rua que, se nenhum morador reclamar embasado nas leis que obrigam o silêncio após a meia-noite, será a válvula de escape para quem aprecia a maior festa popular do Brasil. Em Pinheiro Machado, possível rota de fuga para a diversão de momos, está também praticamente certo que os clubes não poderão promover bailes de carnaval. 

2 comentários:

  1. VERGONHA PIRATINI! ESSE PREFEITO QUIZ APARECER E MANDOU LACRAR POUCOS DIAS ANTES DO CARNAVAL. PODERIA FAZER DEPOIS DO CARNAVAL. É CLARO QUE É PRECISO FISCALIZAR,MAS NÃO DO MODO QUE FOI FEITO.

    ResponderExcluir
  2. Não é fácil o povo, num primeiro momento criticaram os Bombeiros de SM, quando começou a fiscalização em todos os lugares aí acham que eles não deveriam fiscalizar. Penso que tudo isso está acontecendo pois só era cobrada as taxas e fiscalização nada. Tanto que há vários clubes com alvarás em dia e estão interditados. Será que eles estavam com tudo certo quando foram vistoriados e receberam alvará ou os bombeiros usaram o bom senso e deram prazo para eles se adequarem?????????

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!