quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

35 milímetros de chuva alagam em Piratini


Na Vila Nova, chuva causou o alagamento desta casa
Os medidores da empresa Westermann Comércio e Agropecuária Ltda, acusaram a queda de 35 milímetros em apenas meia hora de chuva em Piratini, bem mais do que o previsto pelo site Climatempo, que pela manhã apontava 12 milímetros. E os estragos foram inevitáveis.
Uma obra começada pela Prefeitura de Piratini em janeiro de 2011 e até hoje não concluída no calçamento da Rua Manoel Lucas de Lima, Bairro Vila Nova, é a causa apontada por uma das moradoras da via que teve sua casa invadida pelas águas nesta tarde.
O casal Jorge e Maria Amélia Madruga, junto ao filho Taifer, tentou de todas as formas impedir que a água invadisse a residência número 53, esforço inútil diante da força da enxurrada.
Na Edú Gomes, barro e lama se acumularam dentro da casa
Todos os cômodos ficaram alagados, prejuízo maior registrado na sala, onde os sofás foram danificados. O estrago só não foi mais amplo, devido a um buraco aberto na calçada  pela própria chuva e que acabou servindo de vazão escoando boa parte da água. A falta de pontos de sucção ficaram evidentes quando a precipitação cessou. Menos de cinco minutos após parar, já não existia mais alagamento em frente a casa, como mostra uma das fotos publicadas ao fim da matéria.
É segunda vez que a família se diz prejudicada com a obra inacabada e que por meses, foi motivo de transtorno para os residentes da quadra que conviveram por meses com uma vala superior a cem metros de extensão, aberta para a instalação de bueiros. Em 2012, a lama de outra enxurrada impediu o acesso do carro à garagem, matéria mostrada em Eu Falei.
Quase meia pista da 702 foi tomada
A tubulação foi colocada após a publicação, mas o calçamento não foi recolocado, o que tem oportunizado muitos problemas para os moradores.
A força da água produziu outras imagens de impacto, como na ERS 702, onde o acostamento ganhou uma enorme lâmina d’água, e em ruas centrais como na Sete de Setembro e 6 de Julho, onde a água cobriu toda ou boa parte de suas extensões.
 Na Rua Edu Pinheiro Gomes, destruída pela enxurrada, outra residência,foi tomada pela água, mas neste caso, nenhum móvel foi atingido.
Ainda hoje em Eu Falei, veja um vídeo onde a família da Vila Nova mostra os estragos sofridos.



        

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!