segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Escola Ponche Verde participa de enquete eleitoral


173 participaram da enquete
A Rádio Nativa FM novamente contribuiu com o processo eleitoral 2012, ao realizar na manhã desta segunda-feira uma nova enquete que desta vez, buscou principalmente detectar o interesse ou não dos jovens que cursam o ensino médio e debutantes no processo para escolher os governantes e legisladores municipais em 7 de outubro.

Com a autorização da direção do educandário, foram distribuídos duzentos questionários idênticos para jovens de 16 anos com o seguinte questionamento: você já definiu em quem vai votar, vereador ou vereadora, na eleição de 7 de outubro?
A enquete requisitou que, em caso de resposta negativa, os alunos justificassem, e permitindo desta forma que se detectasse os motivos da dúvida ou o interesse deles na política local.
Dos 200 que receberam o questionário, 173 o preencheram.

Jovens mostraram interesse pelo tema
Entre os indagados, 125 responderam já terem escolhido o candidato aspirante à Câmara de Vereadores, o que representa 72% dos entrevistados.
Como já se esperava, o destaque ficou para os jovens ainda em dúvida, o que representou 28% dos participantes.
Ficou claro que o comportamento ainda retrógado dos candidatos, que abordam geralmente a família, através do pai ou da mãe, quase nunca se dirigindo aos filhos jovens, usando apenas os adultos para obter todos os votos casa, desagrada, o que foi destacado pelos alunos, apontando também outra deficiência dos elegíveis: a falta de linguagem e dialogo adequados e propostas que contemplem a faixa etária.
Acompanhe trechos de algumas justificativas.

                                                                      
Maioria mostrou não ter dúvidas
Vagner Lucas - Não me decidi porque eles só falam em estradas. É importante melhorar o município, mas a mim interessa o que está relacionado aos meus estudos.
Gérson Meireles
- Não há propostas, como empregos, para nós estudantes.
Pâmela Schartz
- Ainda não defini em quem vou votar. Ninguém me procurou e não vejo propostas para mim, somente para meus pais.
Juan Machado
- Penso que eles acham que eu ainda não voto aí, pedem voto para meus pais, mas  para mim só dão um oi e depois um tchau.
Lara Valente
- Alguns candidatos não se interessam em saber se nós jovens votaremos, ou talvez achem que iremos votar igual aos nossos pais, coisa que raramente acontece (o voto é secreto). Não vejo propostas para nós.
Leonardo Porto
- Pretendo pesquisar melhor a vida de cada um para descobrir quem está apto e quem é confiável para assumir um cargo dessa importância.
A Nativa FM deve realizar a última enquete da série no fim de setembro quando deve entrevistar duzentas pessoas em todos os bairros da cidade.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!