quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nelson: exumação poderá ser requisitada por família


Família esteve esta tarde no Conceição
A família canguçuense do jovem, Nélson Sodré da Costa Jr, falecido na quarta-feira passada aos 17 anos em decorrência de complicações durante uma anestesia que antecederia uma cirurgia para retirada das adenoides no Hospital Nossa Senhora da Conceição, esteve esta tarde reunida com o diretor da entidade, Laerto Farias, requisitando respostas para dúvidas que conforme classificou Daiane Costa, 22 anos e irmã de Nélson, possam compor o que classificou de quebra-cabeças, envolvendo o pré-operatório e a transferência do irmão para uma UTI em Bagé.

Acompanhada do pai, Nélson, da mãe Isonete e de uma amiga da família, todos conversaram num clima de comoção e revolta, cerca de meia hora com o diretor que pouco pode responder, já que as indagações foram de ordem técnica, portanto devem ser encaminhadas ao anestesista Marcelo Kober e ao cirurgião, Marcos Moraes, que no momento encontravam-se em Pelotas onde atuam.
             Daiane cogita exumação

Ficou acertado entre as partes que na próxima terça-feira, ambos, com a presença da direção do Conceição e a imprensa, estarão reunidos outra vez para discutir o caso.
- Queremos respostas porque até agora as informações são desencontradas. Estamos tristes, chocados e derrotados. Como pode ele entrar bem e sorrindo para fazer uma cirurgia simples e acontecer isso? – indagou a irmã, em entrevista ao Blog Eu Falei ao término da reunião.

Daiane confirmou que a autópsia, que poderia ter comprovado ou não o choque anfilático, causa apontada pelos médicos para a morte de Nélson, não foi realizada por decisão conjunta da família.
- Naquele momento estávamos muito abalados e entendemos que isso não o devolveria para nós. Mas agora decidimos ir até o fim para esclarecer tudo - disse Daiane deixando claro que a exumação é uma hipótese não descartada.
- O que está sepultado é apenas o corpo dele e não a alma, então, se necessitar, vamos exumar, mas não queremos nenhuma indenização caso algum erro fique comprovado e sim, apenas impedir que outras famílias não sofram como nós – garantiu.

Diretor Laerto recebeu familiares
Emocionada, ela finalizou lembrando-se do jovem que se destacava por sua humildade.
- Ele era uma pessoa feliz, adorava estudar, amava crianças e os sobrinhos. Todos gostavam de meu irmão por ser alguém simples e humilde. Na viagem para Piratini, ele brincou comigo todo o caminho e fez planos para que eu o acompanhasse esta semana outra vez na revisão que faria. Voltar pra casa sem ele é uma derrota e não dá mais vontade de viver - falou emocionada a irmã.

Depois de muita insistência junto à direção, Daiane disse ter conseguido acesso ao prontuário do irmão no dia da cirurgia, o que conforme Laerto Farias, está dentro da normalidade, pois não é normal fornecer imediatamente à requisição, este tipo de documentação que em um primeiro momento é de uso  apenas da instituição.

Laerto manteve a mesma posição da semana passada, dizendo que até o momento o caso é visto como uma fatalidade prevista em qualquer procedimento cirúrgico, o que abalou a todos.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!