sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Excessos e infrações provocam reclamações no comércio local

Comerciários reclamam do volume excessivo

Irritabilidade. Esta é a sensação descrita por quem trabalha no comércio situado no centro histórico de Piratini, que compreende as avenidas, Gomes Jardim e Maurício Cardoso.
Sensação amplificada com o início da campanha eleitoral que naturamente, jogou nas ruas um número muitas vezes maior de carros e outros veículos com potentes autofalantes, que normalmente circulavam na cidade.

Ao receber os queixumes de muitos comerciários pessoalmente ou por telefone, fomos há alguns estabelecimentos para ouvi-los saber um pouco mais, se identifica-los para que a exposição não ocasione problemas retaliações.

- Eu saio do trabalho exausta, mas não pelo esforço que faço ou pelas  pessoas que atendo e sim, pelo volume altíssimo e as músicas repetidas que durante o dia todo sou obrigada a ouvir. Infelizmente nada pode ser feito já que a lei permite e nada é feito para punir quem a desobedece – lamentou uma atendente de balcão.

Já uma funcionária de farmácia, usa o bom humor para traduzir seu descontentamento.
- Não votaria de jeito nenhum em dois dos candidatos que mais fazem barulho, mas tenho que concordar que as músicas de campanha deles são as melhores e aí, quando percebo, já estou cantarolando no trabalho e fora dele, inclusive no chuveiro – conta entre risos ela.

Mas o descontentamento vem também dos comerciantes.
- Já pela manhã, é uma barulheira que irrita e não te deixa trabalhar descansado. Todos se sentem incomodados – relata o gerente de uma empresa.

- Se um cliente está ao telefone buscando informações, diariamente temos que pedir a ele que aguarde um momento e explicamos que tem um carro ou um ônibus passando. O volume de alguns é muito alto e atrapalha – reclama outro.

E ele está certo. Muito em virtude do trabalho e reclamações feito e divulgado na imprensa, a maioria dos prestadores deste tipo de serviço estão respeitando o volume indicado e aferido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas é claro nem todos.
Outro ponto apontado como infração, é a circulação de veículos pesados no centro histórico, o que é proibido pelo decreto 016, de 2005, onde está previsto que veículos pesados entre 3.500 kg a 9.000 kg, só podem trafegar em horários determinados e que sejam para a carga e descarga.
Como um ônibus usado para fazer campanha eleitoral passava diariamente nas avenidas centrais, às queixas aumentaram.

Em contato com a Brigada Militar na tarde de hoje, obtivemos junto ao comandante Barbosa, a informação que o ônibus , segundo o que ele ouviu dos integrantes do diretório municipal de uma das coligações, não mais infringirá o que é proibido pelo decreto.
Mas o desrespeito à Lei, também parte de outras empresas, inclusive de transporte coletivo e neste caso, principalmente a prefeitura pode e deve fiscalizar, o que deve ser feito ainda pela Brigada Militar.

1 comentários:

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!