quarta-feira, 6 de junho de 2012

Gilberto: peregrinação para ganhar a vida com a própria musica


O pala nas cores farroupilha estendido no obro é marca registrada e fiel e, com esta peculiaridade quase nunca ausente quando pega a estrada, o cantor e repentista Gilberto Gomes realizada suas andanças transformando calçadas e calçadões de grandes e pequenas cidades na sua própria loja de discos itinerante.
Na banca, improvisada em uma singela mesinha,   aquilo que a maioria dos artistas sem espaço na grande mídia adota: vender o próprio cd de mão em mão e direto aos fãs ou futuros fãs na tentativa de sobreviver daquilo que compõe.
O centro da terra natal é o ponto de partida da nova caminhada para comercializar seu mais novo trabalho, Sementes Crioulas, gravado após seis anos ausente dos estúdios.
- É uma forma que há anos tenho devido à dificuldade em conseguir espaço nas lojas especializadas e vendendo nas ruas tenho o contato direto com meus fãs, pra eles já autografo e isso me dá muito orgulho –  explica o taura nascido e criado no Rincão da Figueira, hoje Ponte do Império, quinto distrito de Piratini.
E é desta terra, em seu singelo ranchinho que já foi tema de um de seus trabalhos, que Gilberto tira a inspiração para compor.
- Minha infância, a natureza e as pessoas que lá vivem me servem como fonte e ali eu , um cultivador da terra, planto sementes crioulas resgatadas  nessas andanças pela região enquanto vendo – conta.
As sementes inclusive geraram quase tudo que ilustra uma das capas do atual cd onde o repentista aparece ao lado de abóboras, alho, feijão e milho, vestido como um camponês.
- Me considero um camponês e quando plantei essas sementes sonhava em fazer a capa exatamente assim. Além de tudo isso meu ranchinho produz um porongão que dá pra chocar uma galinha – garante, bem humorado, concordando a seguir que viver de música é muito difícil e um desafio constante mas é assim, como ambulante do próprio trabalho que tira seu sustento.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!