quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cachorro causa queda de enfermeira na Luis de Oliveira Lessa


Até que demorou muito! Com essa frase a enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Ana Júlia Reiznautt Gonçalves, 41 anos, resumiu bem mais que a queda sofrida e que a deixará acamada por alguns dias se recuperando dos ferimentos.
A  exclamativa expõe e resumi uma situação crônica que parece não integrar a fila de projetos resolutivos dos poderes executivo e legislativo: a quantidade cada vez maior de cães famintos ou saudáveis vagando pelas ruas da cidade.
Ana Júlia caiu de sua moto na noite de ontem, logo após sair de sua residência na Luís de Oliveira Lessa, quando chocou-se contra um cão que atravessava a rua. 
Com um significativo hematoma no olho direito, escoriações nas mãos e joelho, a enfermeira recebeu a reportagem do Eu Falei em sua casa e não conteve a emoção ao falar sobre o acidente.
- Até que demorou muito! Estou  chateada, pois gosto muito do meu trabalho e agora tenho que ficar aqui deste jeito, com meu rosto deformado  sem conseguir trabalhar. Alguém precisa tomar uma providencia porque eu não serei a única, sei de outros casos aqui mesmo na rua e vai continuar acontecendo – desabafou Ana.
O problema vem se agravando e a amenização vem da Ong Amigo do Bicho, que mesmo com escassos recursos e um espaço limitado diante da quantidade de animais recolhidos, realiza com frequência esterilizações de cães e gatos.
Como os animais que vagam, inclusive pelas avenidas centrais, (algo ilógico diante do tão apontado potencial turístico existente aqui), são transmissores de doenças, fica cada vez mais evidente a necessidade da intervenção do poder público com campanhas de conscientização dos proprietários dos animais e porque não posteriormente até mesmo punição, criação de um canil municipal e implantação de um programa de esterilização que permita o controle da natalidade.
Opinião:
A quantidade de reclamações diárias aos órgãos de comunicação com relação a animais soltos pelas ruas ocasionando acidentes e atacando pedestres, só não é maior que a falta de consciência dos proprietários que não abdicam do melhor amigo, mas não devolvem este sentimento na mesma proporção.
Os seres de quatro patas são irracionais portanto, nós, os donos, é que devemos ter o mínimo de responsabilidade ao criar um cão ou gato, o mantendo saudável, alimentado e preso em nossos domínios.
A transferência da responsabilidade ao poder público é bem mais cômoda do que dispor de um valor irrisório para esterilizar o bichinho.
Mas é claro que tanto a prefeitura quanto a Câmara de Vereadores também precisam intervir. E por favor: não use esse tema pra fazer políticagem como se cães soltos, assim como a quantidade absurda de esgoto a céu aberto existente aqui, fossem culpa da atual administração. Na verdade, criar canis, multar proprietários de cães, investir em castração e fazer esgoto, por ser esse último ponto uma obra que fica debaixo da terra e portanto não dá votos, nunca foi prioridade de nenhuma das administrações passadas e até que provem ao contrário (e quero que me provem), nem será das futuras.

Então vamos esperar que o tão sonhado e muito falado, mas nada além disso potencial turístico, nos deixe envergonhados ao testemunhar a singela quantidade de turistas pisando em titica de cachorro quando vierem ver nossas belezas.

2 comentários:

  1. Esta é uma situação crítica. Como usuário de bicicleta, tenho uma preocupação constante com os cães. por várias vezes já passei por situações delicadas para desviar dos cães que vagam pelas ruas. Claro que sou contra a violência e o abandono com os animais, mas infelismente as coisas estão em um ponto que só o sacrificio destes animais pode trazer uma solução para o problema, já que as campanhas de conscientização para os donos de animais não deram nenhum resultado, a solução terá que ser mais contundente.
    Não concordo com o que algumas pessoas fazem, como espalhar comida pelas ruas da cidade. isso não soluciona o problema e sim o agrava. em vez de dar comida, estas pessoas poderiam sim construir um canil e adotar um certo número de animais que pudessem tratar. ao espalhar comida, encorajam para que os cães saiam para as ruas em busca de alimento.
    E fica a dica: SÓ ADOTE UM ANIMAL SE VOCÊ TIVER CONDIÇÕES DE CUIDAR DELE

    ResponderExcluir
  2. Eu que ando de caminhão todos os dias pelas ruas da cidade, muitas vezes tenho que deter o caminhão para não bater nos cães que andam soltos.Também tenho observado que muitas pessoas são atacadas por cães que andam vagueando pelas ruas, principalmente motoqueiros e ciclistas. Esperamos que as autoridades tomem uma providência, para que haja uma conscientização pela população, para que cada proprietário tenha o devido cuidado com os mesmos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!