terça-feira, 1 de maio de 2012

Vice-diretora fala sobre seu afastamento da Escola Inácia




Após vários contatos e certa insistência da direção da Radio Nativa FM, Gelci Liliane Farias da Rosa, uma das quatro servidoras recentemente afastadas da escola Inácia Machado da Silveira por serem alvos de uma sindicância instaurada pela 5ª Coordenadoria Estadual de Educação que apura irregularidades envolvendo verbas públicas estaduais e federais, aceitou falar sobre o assunto que causou surpresa e impacto na comunidade local.
A entrevista foi ao ar ao vivo na segunda feira, às 09 h e teve como foco a participação e as responsabilidades da entrevistada nos atos diretivos do educandário.
Frisou repetidas vezes que uma vice -diretora não ocupa ou participa de funções fiscal- financeira e sim, apenas pedagógicas como elaboração do calendário escolar, grade, participação no cardápio da merenda oferecida aos alunos e outros.
Baseada nessas atribuições a professora garantiu em momento algum fazer parte de qualquer atividade que envolvesse os recursos destinados e disponíveis nas contas bancárias do colégio, sendo isso segundo ela, uma função da direção geral, neste caso da então diretora Rosangela Almeida Corral e do Conselho Escolar.
- Onde, em que e quando as verbas foram aplicadas eu não tenho conhecimento. Comprar, assinar e emitir cheques cabe à direção e aos membros do Conselho- declarou Gelci, que afirmou ainda não ter conhecimento das irregularidades apontadas como motivo do afastamento.
- Eu não conheço e nem nunca participei de uma prestação de contas na Inácia. Sei que são três contas bancarias que existem e somente quem tem a autorização para movimentá-las é a direção, o Conselho e uma delas também o Circulo de Pais e Mestres, CPM- acrescentou.
 Participação na merenda- Quando questionada quanto sua participação na elaboração do cardápio preparado e servido aos alunos, uma das reclamações mais constantes por parte dos pais, apontando que por muitas oportunidades durante o inverno comidas quentes como sopa foram substituídas por frutas e iogurte, a vice afastada disse que responderia apenas pelo período em que esteve a frente dessa função.
- Respondo por mim e nada mais. Quando assumi esta parte o que vinha como sugestão da CRE para integrar o cardápio foi preparado, servido e isso me rendeu elogios de muitos pais- disse.
Ao ser perguntada se antes de sua interferência a merenda servida não era o ideal, Gélci insistiu que somente falaria sobre sua gestão neste setor, mas admitiu que interferiu  pelo menos uma vez junto a um dos fornecedores e a uma mãe, dizendo que no inverno as crianças iriam ter uma alimentação adequada.
Ambiente escolar- Em entrevista à Nativa FM quando tornou público para a imprensa o afastamento de todo o corpo diretivo da Inácia, o coordenador regional círio Almeida disse que um dos motivos da decisão era resgatar o ambiente escolar e o nome da escola junto à comunidade, o que declarou ele estar muito abalado.
Sobre este ponto, Gélci disse que isso era um exagero, ou seja, não havia uma divisão interna, mas logo após voltou atrás e admitiu que a política foi o maior motivo dos dissabores.
- Havia muita reclamação por parte de alunos dessa ou daquela professora e a  derrota nas últimas eleições há uns três anos parece não ter sido aceita pela outra parte. O processo gerou uma revolta em quem perdeu e havia fofocas na escola- confessou.
Ela negou ter conhecimento de um dos pontos da denúncia feita à coordenadoria e que relata que ocorriam interrogatórios incisivos feitos pela sua colega e vice do turno da tarde, também afastada, Dirce Guastuci , realizados em uma sala com algumas de suas colegas.
- Desconheço, nunca presenciei e não acredito nisso. Causa-me estranheza que uma professora que esteve conosco por quase três anos não foi afastada e continua na Inácia- ampliou, possivelmente se referindo a professora Suami  Soares Ramson que passou a responder pela direção da escola quando Rosangela Curral permaneceu em licença maternidade.
Segundo Gélci, Suami que foi uma das convocadas pela CRE para ocupar uma das vagas de vice diretora, foi destituída no retorno da diretora de fato  que alegou não concordar com decisões tomadas por sua substituta  em sua ausência
Futuro- A professora encerrou lamentando a repercussão que o fato está tendo e disse que vai voltar à escola Inácia Machado da Silveira.
- É minha escola e é pra onde eu vou voltar. Quero agradecer aos meus alunos e seus pais que tem manifestado seu apoio e solidariedade constante-

3 comentários:

  1. ta de parabéns nael a cada dia que passa seu blog cresce mais

    ResponderExcluir
  2. O QUE OCORREU NESTA ESCOLA É POR DEMAIS LAMENTAVEL,POIS SÓ TRAZ PREJUIZO A ALUNOS PAIS PROFESSORESE DEMAIS FUNCIONARIOS DO EDUCANDARIO. SE EXISTE ALGUMA IRREGULARIDADE TEM QUE SER APURADA E OS RESPONSAVEIS PUNIDOS. POLITICA SE FAZ DO LADO DE FORA ALEM DOS MUROS E NAO NO AMBIENTE ESCOLAR DIFERENÇAS SE RESOLVE LA FORA. NAO SENDO ASSIM QUE FORMAÇAO TERAO AS CRIANÇAS QUE LA ESTAO QUE EXEMPLO TERAO...

    ResponderExcluir
  3. Sou talvés um pouco suspeito por ser irmão da Diretora afastada . Mas queria saber onde esta a atuação do CPM - se algo ocorrreu na escola onde quem destina os recursos é a direção e o CPM ... pq eles não foram incluidos no processo ? Notamos que este caso foi estremamente planejado por pessoas que ao invés de se dedicar ao ensino e a educação como um todo, ficam confabulando pelos cantos contra os diregentes - sou estremamente contra essas eleições de escola elas nao reforçaram a democracia nao, apenas incentivaram a disputa politica e a inimizade entre educadores, educandos e pais . Sem fala que se nao fosse a nova legislação em vigor temos ai uma na cidade uma diretora que com apoio esplicito da antiga administração municipal se perpetuaria no poder. Graças as leis que ainda funcionam que na proxima disputa ela nao esta.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!