segunda-feira, 21 de maio de 2012

Freqüentadores reclamam do vandalismo na Praça do Palanque



A sugestão de inserir na nossa pauta a situação da Praça Inácia Machado da Silveira ou Palanque, foi dos leitores do Blog Eu Falei, preocupados principalmente com o possível risco de choque elétrico oferecido por pontas de fios desencapados na parte inferior dos postes que sustentam as luminárias do local.
Na sexta-feira flagramos quatro dos cinco postes de concreto com as caixas de distribuição de energia usadas para a passagem dos fios sem a devida proteção e com pontas à mostra a não mais que cinqüenta centímetros do chão, ou seja, de fácil acesso e contato a crianças, que em caso de contato podem ser vítimas se os fios estiverem energizados de um choque de 220 volts, suficiente segundo um eletricista que consultamos para causar queimaduras ou até algo pior, mas já no domingo apenas um deles ainda estava com fios nesta situação.

- Em um dos postes e o fio que encontrei é neutro e não oferece risco, mas se o fio que chamamos de fase também estiver nesta situação e quem tocar unir ambos sem dar-se conta o choque é certo- detecto o profissional que imediatamente providenciou o isolamento simples da fiação.
- Requisitei à imprensa quando tive conhecimento destes fios desencapados. Freqüento a praça aos fins de semana e só percebi o perigo ao impedir minha filha de dois anos de por a mão dentro de uma das caixas que também são usadas para depósito de sobras de cigarro- contou uma das mães.
Nossa reportagem ouviu dos moradores, comerciantes e famílias que tem no local o principal ponto de lazer do centro da cidade uma enormidade de reclamações com relação à ação dos vândalos que impedem que as melhorias realizadas pela prefeitura se mantenham por muito tempo.

As mesas e bancos implantados para melhorar e ampliar as possibilidades de lazer e descanso para a comunidade se tornou os principais alvos e geralmente durante a madrugada sofrem com a ação de alguns baderneiros.
Neste caso as reformas feitas pela administração são freqüentes e semanalmente os assentos ou bases de concreto amanhecem no chão.
As luminárias não fogem a regra. Até ontem, domingo, quatro das oito lâmpadas existentes estavam quebradas e fica fácil detectar que foram destruídas propositalmente.
À noite, a praça fica a meia luz, pois sete das oito lâmpadas ou estão quebradas ou queimadas.
- Eles não perdoam nem mesmo as latas para a coleta do lixo, quebram mesas, danificam a iluminação e como isso ocorre muito tarde, eu ao menos, nunca consegui ver quem são os autores- conta o proprietário de um bar no Palanque.
- Na madrugada é uma baderna. Gritos, música alta, beberagem e vandalismo. Morar aqui principalmente no verão é estressante- reclama uma moradora.
Em contato com a prefeitura fomos informados que a situação da fiação será ainda hoje corrigida com a colocação de tampas nas caixas de distribuição e a iluminação também deve ser reposta.

5 comentários:

  1. Na praça central? e cade os policiais da cidade?
    E a Educação do povo, e a conservação do que os mesmos vão usufruir? Estamos muito bem amparados.

    ResponderExcluir
  2. concerteza nao são pessoas trabalhadora que pagam impostos .pq saberiam o valor do dinheiro que a prefeitura gasta pra recompor os objetos danificados e que poderiam tar usando em outras coisas e não nas mesma que ja estão prontas .sera que essas pessoas tem nessa cabeça depois querem cobrar das autoridades que cidade nao vai pra frente ,,,dou uma ideia ao povo que é honesto começem a filmar e fotografar quando ver suspeitos destruindo o patrimonio publico e levem as autoridades competentes ,façam com que eles que usam a noite para destruir eles te reparar mas na luz do dia para que povo veja quem sao eles(as)

    ResponderExcluir
  3. O que leva um idiota a fazer isso? Pelo amor de Deus, isso é demasiado estúpido...

    ResponderExcluir
  4. Esta semana fotografei um aluno de uma escola estadual de nossa cidade pegando restos de embalagem (isopor) que estavam em uma lixeira, e quebrando em uma árvore.
    Pedi ao mesmo que coloca-se de volta no lixo e fotografei ele fazendo isso.
    Se todos fizessem isso o vandalismo seria menor.

    ResponderExcluir
  5. A educação que a pessoa recebeu dentro de casa se reflete em seus atos na rua. Acho que os pais se esqueceram disso...!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!