quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aumenta a movimentação no Cartório Eleitoral de Piratini



O Brasil vai às urnas em outubro e para garantir o direito do eleitor e a lisura do pleito, a Justiça Eleitoral determinou como data máxima o dia nove de maio para aqueles que desejam ter seu título eleitoral ou ainda  atualizar dados como a troca de nome, requisitar mudança do local de votação ou substituição de domicílio eleitoral. 
As novas informações serão usadas para fechar o Cadastro Nacional de Eleitores que vão a urnas para escolher seus prefeitos e vereadores.
A determinação, como já é de costume em decisões que antecedem pleitos, elevou de forma significativa o movimento nos cartórios em todo o território nacional.
Rodrigo Veber, chefe do órgão em Piratini, destacou a importância não só de se estar atento as datas, mas também para a documentação necessária e que permitem fazer as mudanças.
 - É obrigatória a apresentação do documento de identificação, comprovante de residência onde o mais comum são contas de água ou luz e, no caso de eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos, também o comprovante de alistamento militar- frizou Veber.
 Por falta de informação, pode ocorrer que futuros eleitores ainda residentes com seus pais, procurarem o cartório sem as exigências que comprovam o domicílio. 

Para evitar não poder realizar o procedimento ao procurar o cartório, Rodrigo informa que contas em nome dos pais também são aceitas e ampliou:
- Nessa situação caso o eleitor estiver estudando nas escolas do município é aceito ainda como comprovante de residência o atestado de freqüência fornecido pela instituição- 
Se houver a perda do documento considerado  passaporte para a democracia, não havendo a necessidade de alteração dos dados, a Justiça Eleitoral permite a reimpressão da segunda via até 27 de setembro sem nenhuma espécie de exigência.
  
Em Piratini, o Cartório Eleitoral está situado na Rua Sete de Setembro 490 e até nove de maio funcionará em regime de plantão, inclusive neste fim de semana das 9 h às 19 h.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!